A Prefeitura de Serra Talhada, através da sua Secretaria de Agricultura realizou nesta terça-feira (18) mais uma pré-conferência, desta vez o tema foi Educação no Campo. Estiveram presentes, o secretário e Agricultura do município, José Pereira, representantes da Secretaria de Educação (SEST), alunos da ETE (Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira) e ADRS (Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável) do Banco do Brasil, como também entidades ligadas ao movimento no campo; Sintraf, Fetape, Secor, Sindicato de Trabalhadores Rurais, além da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica Serra Talhada (UAST) e profissionais de Educação.
O diretor de planejamento da secretaria de Educação de Serra Talhada, Joaquim Alves defendeu ainda mais investimentos nas escolas do campo que mesmo funcionando algumas vezes de forma precária, têm alcançado índices superiores aos de muitas escolas da zona urbana.
Usando como exemplo de comprometimento e competência citou futuro diretor do Instituto Federal de Educação (IF Sertão), campus de Serra Talhada, Erbs Cintra. Cintra é serra-talhadense e estudou na comunidade de Lagoa da Pedra, uma das escolas rurais do município.
Ana Maria, Diretora de apoio ao aluno, lamentou que devido aos entraves políticos a merenda do município tenha perdido qualidade e lembrou-se das experiências vivenciadas em outros municípios, como no caso do filé de peixe. Ela contou que enquanto Serra Talhada já introduzia na merenda escolar o filé de Tilápia, oriundo da Fazenda Saco IPA, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), havia municípios ainda aprendendo o manejo para produção do filé. A diretora lembrou também do papel socioeconômico que o PAA representa, gerando subsídio para a permanência das famílias no campo, impedindo assim o êxodo rural.
O Secretário de Agricultura, José Pereira, assumiu o compromisso de ampliar o projeto de perfuração de poços artesianos em escolas da zona rural, acabando de uma vez por todas com as dificuldades enfrentadas por estes educandários, principalmente no tocante a implantação do projeto Mais Educação, quando a escassez de água impossibilita o cultivo de hortas. Pereira lembrou que sua secretaria já auxilia os agricultores com o projeto de hortas orgânicas.
No próximo dia 25 Serra Talhada promoverá a pré-conferência sobre cadeias produtivas e recursos hídricos e no dia 13/03 a Conferencia Municipal, que reunirá todos os temas debatidos nas pré-conferências.