A secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, realizou nesta segunda (17) reunião com os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) da zona rural. A finalidade específica da reunião foi a intensificação do enfrentamento as Doenças Diarréicas Agudas (DDA).
Segundo Aron Lourenço, coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde do Município, vem sendo tomadas medidas a fim de se evitar um surto de diarréia, tais medidas começaram a ser colocadas em práticas com mais intensidade depois do registro de vários casos.
Atualmente 32 caminhões pipas abastecem a zona rural com água “são 209 comunidades atendidas pelos caminhões pipas, orientamos nossos agentes para intensificarem suas ações e suas orientações à população, a fim de evitar a diarréia, que sabemos, pode ser grave”, disse Aron.
Todos os caminhões que fornecem água no município, não apenas os caminhões pipas, estão sendo abordados para inspeção dos ACS. A SMS informa que é necessário que toda água fornecida para população seja devidamente “clorada”, ou seja, tratada com cloro.