O Governo de Serra Talhada celebrou nesta segunda-feira (10), em dois momentos, o início das obras para construção do Campus do IF Sertão (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano). O primeiro ato aconteceu no canteiro de obras do Instituto, às margens da PE-320, exatamente onde serão erguidas as instalações do IF Sertão com o lançamento da “Pedra Fundamental”, simbolizando o efetivo início das obras.
Estavam presentes no evento, o prefeito Luciano Duque, o reitor Ivaldo José da Silva, diversos pro – reitores, o futuro diretor do Campus em Serra Talhada, professor Erbs Cintra de Souza Gomes, todo secretariado municipal, vereadores, professores, empresários, o deputado federal Pedro Eugênio e um grande público.
Num breve pronunciamento no local, o prefeito Luciano Duque ressaltou a importância do Campus do Instituto em Serra Talhada, para ele, a “consolidação definitiva do município como um dos principais pólos de educação do sertão”.
O ato da chegada do IF Sertão à Capital do Xaxado continuou num segundo momento na Câmara de Vereadores, que completamente lotada assistiu a assinatura da Ordem de Serviço pelo reitor Ivaldo José da Silva e entregue ao empresário Franklin Malta, representante da construtora Plínio Cavalcanti, responsável pelas obras. Na mesma oportunidade foi também assinado o termo de seção do espaço da AESET (Autarquia Educacional de Serra Talhada), pela sua diretora, a professora Eliane Cordeiro, o que possibilitará que os cursos oferecidos pelo IF-Sertão em Serra Talhada não esperem a conclusão das obras, mas comecem no espaço da autarquia enquanto é aguardada a conclusão e entrega do prédio do Instituto. Também houve a assinatura, pelo reitor Ivaldo José da Silva e o prefeito Luciano Duque, do chamado protocolo de cooperação.
O futuro Diretor do IF-Sertão, Campus Serra Talhada, Erbs Cintra, que é natural do município, proporcionou o momento de maior emoção do evento quando falou da sua volta a sua terra natal depois de 30 anos e fez questão de falar da satisfação em voltar justamente como colaborador da criação do Instituto. Erbs disse que “a educação do país tem um marco histórico e este se consolida com o desejo de pessoas que querem vencer”. Numa direta referência a sua trajetória, o futuro diretor lembrou que “se há alguns anos atrás era necessário sair dessa cidade para buscar conhecimento lá fora, hoje já não é mais”. Ao encerrar seu discurso disse que “Serra Talhada celebra (com a chegada do Instituto), um momento ímpar da sua história, pois o município produzirá conhecimento”.
Nas palavras do reitor Ivaldo José da Silva, “a chegada do IF-Sertão a Serra Talhada é um projeto fantástico, de resposta à sociedade que há quinhentos anos tem uma demanda reprimida”. Ele foi enfático ao dizer que “esse país há quinhentos anos devia ter implantado este projeto de interiorização da educação”, e lembrou que a chegada do Instituto à Capital do Xaxado representa, em sua opinião, uma grande mudança, “pois não se está mais investindo nos grandes centros, mas no interior”. E fez questão de lembrar aos jovens serra-talhadenses que “não precisarão mais buscar nas capitais, por que aqui será ofertada pelo Governo Federal educação com qualidade em todos os níveis”.
Fizeram uso da palavra também o secretário de educação Edmar Júnior, o presidente da Câmara de vereadores, José Raimundo e o deputado federal, Pedro Eugênio, todos ressaltando a importância da chegada do Instituto à Serra Talhada.
O Prefeito Luciano Duque, em sua fala comemorou o início da construção do IF e, relembrou, se dirigindo ao ex-prefeito Carlos Evandro que fazia parte da mesa, os esforços do município para tornar viável “este sonho”. “Dia após dia esperávamos ansiosos por este momento que agora se transforma em realidade. Este é um momento que certamente será lembrado como o início de um novo tempo”, disse.
A obra do Instituto Federal está orçada em R$ 9.8 milhões e tem previsão de ser entregue daqui a exatos 12 meses, no dia 11 de Fevereiro de 2015.