A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Vigilância em Saúde registrou um aumento considerável no número de casos de diarréia no município, o que chamou atenção para decretar alerta em toda sua equipe.
De acordo com Aron Lourenço, coordenador do Núcleo, somente nas três últimas semanas foram registrados 298 casos de diarréia, o que levou a Vigilância Sanitária a tomarem mediadas de prevenção a fim de evitar um surto.
“Na prevenção à diarréia a higiene é fundamental”, informa Aron que lembra que nestes meses que antecedem as chuvas na região, é natural o aparecimento de moscas e elas são transmissoras de bactérias responsáveis pela doença. O inseto transporta em suas patas o microorganismo, e assim pousando em diversos lugares acaba por contaminar alimentos que são ingeridos pelo ser humano.
“É necessário um cuidado especial no acondicionamento dos alimentos, procurando sempre mantê-los cobertos, longe das moscas e também lavar bem frutas e verduras antes de consumi-las”, orienta Lourenço.
As equipe do Núcleo orientam também para dispensarem uma atenção especial as águas, é preciso que se conheça a origem da água que consome e, mesmo a água fornecida pela Compesa deve ser tratada, de preferência consumida depois de fervida ou filtrada.
O Núcleo de Vigilância está fazendo busca ativa em todos os carros que transportam água para consumo humano no município, orientando e exigindo o tratamento adequado a fim de evitar que a população se contamine.
Caso alguém em casa apresente sintomas de diarréia, o Núcleo orienta para que a pessoa seja hidradata com soro caseiro e levada de imediato para o Posto de Saúde mais próximo. “A Diarréia pode levar a óbito”, esclarece Aron Lourenço.