Plano Municipal da Primeira Infância

Plano é lançado no encerramento da Semana do Bebê em Serra Talhada […]

Leia mais…

publicado: 30/10/2015 08h32,
última modificação: 30/10/2015 08h32

semana bebe

(Fotos: Orlando Telles / Texto: Rochany Rocha)

Na tarde de ontem (29), aconteceu o encerramento da IV Semana do Bebê, na Praça Manoel Pereira Lins. A Semana é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo selo Unicef, e teve como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios.

Com o tema Ser Criança: Direito ao Brincar e Fortalecimento de Laços Afetivos, o evento realizado pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde, Educação, Mulher e Desenvolvimento Social , desenvolveu várias atividades educativas com as crianças, gestantes e mães ao longo da Semana.

Durante a solenidade de encerramento, foi apresentado o Plano Municipal da Primeira Infância, que tem o objetivo de melhorar a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade no Semiárido do Nordeste Brasileiro.

Para o representante do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), a quem coube oferecer suporte técnico-formativo em todo processo de elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância, José Ricardo, Serra Talhada está de parabéns por ser um dos primeiros municípios brasileiros a elabora um Plano Municipal da Primeira Infância.

“A priorização da primeira infância, em detrimento a outras demandas, é uma estratégia inteligente para obtenção de sucesso social, cultural e econômico superior a qualquer outro investimento. No entanto, para as crianças nessa faixa etária, mais importante de que preparar o futuro é atuar no presente. Elas precisam viver o agora e da forma mais justa, plena e feliz”, disse Ricardo.

Segundo o Prefeito Luciano Duque, esse plano tem uma importância fundamental por ser um instrumento construído a várias mãos e mentes, envolvendo sujeitos do Governo e da Sociedade Civil, crianças e adolescentes, que atuaram com a expectativa de garantir a ampliação e o cumprimento das políticas públicas voltadas para demanda municipal de crianças de zero (0) a seis (6) anos de idade.

“Todos esses sujeitos tiveram como foco a execução de ações que proporcionem o gozo pleno de seus direitos no tocante à educação, a cultura, a saúde, ao desenvolvimento social e ao meio ambiente, entre outras políticas públicas direcionadas ao público infantil, e nesse sentido, propondo e estabelecendo objetivos, metas e ações que devem atender as necessidades apresentadas para esse segmento no nosso município”, completa Luciano.

Ainda no encerramento, aconteceu a final do Concurso Fantasia e as crianças aproveitaram para se divertir com o parquinho e se deliciaram com as guloseimas distribuídas.