(Fotos: Thiago / Texto: Rochany Rocha – ASCOM)
Acontece, nesta manhã (31), a I Oficina Municipal de Tuberculose na Atenção Básica, na Câmara de Vereadores de Serra Talhada. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Tuberculose e Hanseníase e tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para detectar, orientar e tratar pacientes com sintomas da doença a fim de controlar os avanços da tuberculose, tanto na zona rural quanto na zona urbana.
Quem iniciou a oficina foi o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço, que falou sobre as doenças relacionadas à tuberculose, como o HIV, e a importância de se tratar e encaminha a pessoa suspeita de ter a doença para exames mais amplos.
“Com o mapeamento, podemos trabalhar com mais planejamento, e solicitar que outros exames sejam feitos, junto ao e tuberculose, pois algumas doenças, como a AIDS, que diminui a imunidade das pessoas, podem estar associadas”, pontua Aron.
A tuberculose é uma doença milenar, que tem cura e o tratamento, gratuito na rede pública, tem duração de seis meses.
A oficina ainda terá a participação do Médico do programa municipal de controle da tuberculose, Dr. Maurício Pinheiro, que vai falar sobre Tuberculose: Análise Clínica e o Biomédico, coordenador do Laboratório Municipal José Paulo Terto, Rickson Anderson de Sousa, que vai falar sobre o Controle Laboratorial.