Localizada no centro da cidade, a praça Agamenon Magalhães, mais conhecida como “Concha Acústica” é o Marco Zero de Serra Talhada. Foi lá que na segunda metade do século XVIII, o capitão Agostinho Nunes de Magalhães instalou a sede de sua fazenda de criar gado dando início a povoação que hoje é a maior cidade do sertão central pernambucano.
O local é sem dúvida um dos principais cartões postais da cidade, onde fica localizado a Casa do Artesão, ateliê de artes e o principal patrimônio arquitetônico do município, a Igreja do Rosário, construída por escravos em 1790.
A Prefeitura Municipal atenta a importância turística e histórica do local, através da sua Secretaria de Serviços Urbanos está dando uma “repaginada” na praça, conforme declara o Secretário Célio Antunes.
“É uma praça de valor histórico imenso, além de ser um verdadeiro pulmão no centro da cidade, por sua arborização privilegiada. Queremos torná-la ainda mais agradável e atrativa para todos.”, declarou Célio.
A equipe da Secretaria, responsável por praças e jardins tem se dedicado com afinco na recuperação dos espaços bem como no paisagismo, melhorando o aspecto do sitio histórico.
Dentro de pouco tempo a população estará recebendo mais um espaço de lazer, e a cidade mais um ponto turístico.