Entre os dia 02 e 04 deste mês, todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, irão participar de um treinamento especial. Trata-se do Introdutório da Atenção Básica, que tem como foco principal a Humanização dos atendimentos.
Segundo a Psicóloga Katarina Rodrigues, o acelerado processo de desenvolvimento tecnológico na área da Saúde, a singularidade do paciente — emoções, crenças e valores — passaram a ser segundo plano por alguns profissionais, seja na rede pública ou privada.
“É essa realidade que buscamos mudar em Serra Talhada”, explica a psicóloga, que completa: “É sabido que muitos problemas dos pacientes podem ser resolvidos, ou atenuados, quando se sentem compreendidos e respeitados pelos profissionais. Quando há uma falta de acolhimento e de continência a seus aspectos emocionais, o paciente pode conduzir ao abandono ou à rejeição ao tratamento”, explica Katarina.
Concordando com as explicações da psicóloga. A Secretaria de Saúde, Márcia Conrado, completou dizendo que ” a relação profissional-paciente tem especial importância no processo de adesão ao tratamento”.
“A humanização é um processo amplo, demorado e complexo, ao qual se oferecem resistências, pois envolve mudanças de comportamento, que sempre despertam receio e medo. Por isso estamos cuidando de quem cuida. Capacitando-os para melhor atender e a população serratalhadense é quem ganha”, conclui Márcia.
“A humanização é um processo amplo, demorado e complexo, ao qual se oferecem resistências, pois envolve mudanças de comportamento, que sempre despertam receio e medo. Por isso estamos cuidando de quem cuida. Capacitando-os para melhor atender e a população serra-talhadense é quem ganha”, conclui Márcia.