Todos pela Educação

Projeto Pedagógico da Secretária de Educação promove integração entre família e escola. […]

Leia mais…

publicado: 25/11/2015 18h43,
última modificação: 25/11/2015 18h43

10 - IMG-20151124-WA0062Buscando estabelecer espaços e práticas interativas que envolvam a família e a comunidade, num processo de responsabilização pela melhoria da Educação de nossas crianças e jovens, o Projeto Pedagógico “Eu, Você, Todos pela Educação” (2015-2016) entra em seu segundo mês já com impactos positivos envolvendo as famílias da comunidade e despertando o interesse das crianças e jovens pela aprendizagem e o conhecimento, como já preconizam as leis brasileiras (Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente).

O secretário executivo de Educação, Cícero Lopes, afirmou que “já temos resultados importantes com este projeto, mas ainda devemos avançar na ampliação da participação das famílias na vida escolar, não apenas da ação pedagógica, mas no planejamento e até na gestão administrativa. É esta participação ativa que ajudará os pais a exercerem suas responsabilidades sobre a educação de seus filhos”.

“O Brasil tem hoje 49,7 milhões de estudantes na Educação básica, e seu maior desafio é a alfabetização na idade certa. Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2015 apresentam que mais de 50% dos alunos do Ensino Fundamental terminam o 3º ano analfabetos na rede pública de ensino do país, o que evidencia dimensão do desafio histórico da Educação no Brasil. Precisamos modificar a Educação, melhorar o currículo, trabalhar a intersetorialidade, estabelecer um novo pacto federativo para um financiamento eficiente e aproximar a família da escola. Demos passos importantes nos últimos anos, mas a ação do governo sozinho não será suficiente, precisamos do engajamento e da cooperação de todos pela Educação”, disse o secretário executivo.