ST sedia Fórum regional de Gestores Culturais

           Aconteceu nesta quarta-feira(8) em Serra Talhada o Fórum Regional de Gestores Culturais, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e a Fundarpe.             O evento, conforme informa Lula Gonzaga, diretor de Formação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, tem como principal finalidade traçar uma radiografia cultural do Estado. “Estamos percorrendo todos os municípios para fazer […]

Leia mais…

publicado: 08/05/2013 19h35,
última modificação: 08/05/2013 19h35

           cULTURA 1Aconteceu nesta quarta-feira(8) em Serra Talhada o Fórum Regional de Gestores Culturais, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e a Fundarpe.

            O evento, conforme informa Lula Gonzaga, diretor de Formação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, tem como principal finalidade traçar uma radiografia cultural do Estado. “Estamos percorrendo todos os municípios para fazer um levantamento do potencial cultural de cada um”, disse Gonzaga.

            De acordo com o diretor da Secult (Secretaria de Cultura), o sertão foi dividido em dois pólos, sendo uma sede em Salgueiro e outra em Serra Talhada.

            25 municípios participaram do Fórum realizado na Capital do Xaxado e todos se comprometeram em preencher o cadastro cultural, ferramenta fundamental para o SNC (Sistema Nacional de Cultura) ao qual o Estado pretende de engajar até o final do ano. Atualmente apenas três estado da federação não fazem parte do SNC e Pernambuco é um deles.

            “Estamos fazendo todo este levantamento exatamente para isto”, informou Lula Gonzaga lembrando que até o final do ano estará acontecendo a Conferência Nacional de Cultura. “Chegaremos lá prontos, com todos os dados levantados, aí então poderemos integrar o SNC”, afirmou ele.

            O prefeito Luciano Duque que em viagem à Brasília declarou sua adesão ao SNC quando de encontro com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou do fórum  e ressaltou a importância dessa ferramenta para o fazer cultural de todo país.

            “Este fórum, além de fazer o levantamento das potencialidades de cada município serve também para mostrar a todos a importância da cultura de raiz e de como com ela podemos gerar divisas para os municípios através dos seus artistas”, declarou Duque