Serra Talhada terá Comunidades Quilombolas reconhecidas

  Serra Talhada será uma das primeiras cidades do Sertão do Pajeú a ter comunidades quilombolas reconhecidas oficialmente. Na próxima semana, o município receberá representantes da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura (Minc), com a missão de certificar a comunidade Ponta da Serra, na zona rural do município. Será o primeiro passo para que […]

16 de setembro de 2013 | 14:40

Quilombola

 

Serra Talhada será uma das primeiras cidades do Sertão do Pajeú a ter comunidades quilombolas reconhecidas oficialmente. Na próxima semana, o município receberá representantes da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura (Minc), com a missão de certificar a comunidade Ponta da Serra, na zona rural do município. Será o primeiro passo para que centenas de famílias sertanejas descendentes de escravos africanos ganhem o direito de possuir terras garantidas naturalmente através dos ancestrais.

Atualmente, Serra Talhada possui 15 comunidades quilombolas, mas ainda não reconhecidas. A luta da Secretaria de Igualdade Racial do município é que cada uma seja certificada pelo governo federal e, posteriormente, ganhe a titularidade das propriedades onde nasceram e cresceram.

A prefeitura promete realizar um grande evento – com apresentação de grupos de batuqueiros, maracatu, maculelê e samba de coco – para comemorar, junto com os moradores da Ponta da Serra, o reconhecimento das terras.

O evento contará com a presença do prefeito Luciano Duque e toda a equipe de governo. “Será um momento de festa em que todos irão comemorar a garantia de direitos históricos”, comentou o gestor.