Serra Talhada se une no combate à violência contra Mulher

Serra Talhada busca se fortalecer nas ações de combate à violência contra a mulher. Na manhã dessa segunda-feira (21), centenas de pessoas foram às ruas com cartazes, faixas, adesivos e panfletos informativos sobre a Lei Maria da Penha no sentido de alertar a sociedade para o avanço nos casos de agressões no município. A campanha […]

Leia mais…

publicado: 21/10/2013 16h47,
última modificação: 21/10/2013 16h47

Mulher1Serra Talhada busca se fortalecer nas ações de combate à violência contra a mulher. Na manhã dessa segunda-feira (21), centenas de pessoas foram às ruas com cartazes, faixas, adesivos e panfletos informativos sobre a Lei Maria da Penha no sentido de alertar a sociedade para o avanço nos casos de agressões no município.

A campanha chega às ruas mediante parceria entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Secretaria Municipal da Mulher, com o apoio do Conselho Municipal da Mulher e Segurança Pública. E representa uma ação preparatória para uma audiência pública sobre o tema que ocorre nesta terça-feira (22), à 9h, na Câmara Municipal.

No início da manhã, estudantes, promotores, secretários de governo e profissionais que atuam na rede de proteção feminina, se reuniram na sede do MPPE, no Centro, para realizar uma caminhada de cerca de 2 km pela Avenida a Enock Inácio de Oliveira, até o pátio da Feira Livre, também na região central da Capital do Xaxado.

Na ação, foram entregues adesivos e panfletos a pedestres, motoristas e nos estabelecimentos comerciais ao longo do percurso. Na ocasião, o MPPE inaugurou a campanha institucional “Bem Me Quer”, como instrumento de conscientização e de incentivo à denúncia contra a violência, com o mote: “Você conhece alguma vítima de violência doméstica? Denuncie! Você pode mudar esse história”.

No final da caminhada, já no Pátio da Feira, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Tatiana Duarte, e o promotor Fabiano Pessoa, realizaram um chamamento à sociedade para debater políticas de combate à violência contra a mulher em audiência pública na Câmara Municipal de Serra Talhada nesta terça-feira (22).

O tema  da discussão será “A situação da violência contra a mulher no município de Serra Talhada”, e vem compor as ações de uma outra campanha, agora, lançada pela Secretaria Municipal da Mulher, chamada “Violência Contra a Mulher, comigo não!”. “O objetivo é o enfrentamento a toda a forma de violência contra a mulher. Estamos lançando guerra contra essa atitude abominável em Serra Talhada”, disse Tatiana Duarte.

“Queremos romper esse ciclo de opressão”, disse o promotor Fabiano Pessoa, afirmando que os registros de agressões domésticas tem crescido nos últimos anos do município. “Estamos chegando a quase 500 notificações este ano”. Ainda. segundo Pessoa, apesar da alta nos registros, o número de denúncias também cresceu. “O que atesta um crescimento também  no grau de conscientização”. A caminhada também serviu para comemorar os sete anos de vigência da Lei Maria da Penha, comemorado no dia 22 de setembro.