Serra Talhada discute desenvolvimento rural e urbano

O prefeito Luciano Duque recebeu em Serra Talhada, na última quarta-feira (31), o coordenador da bancada do Nordeste no Congresso Nacional, o deputado federal Pedro Eugênio. O parlamentar visitou a cidade com a missão de palestrar para microempresários e lideranças rurais do município. Na quarta à noite, detalhou o seu trabalho em Brasília na coordenação […]

2 de agosto de 2013 | 21:21

O prefeito Luciano Duque recebeu em Serra Talhada, na última quarta-feira (31), o coordenador da bancada do Nordeste no Congresso Nacional, o deputado federal Pedro Eugênio. O parlamentar visitou a cidade com a missão de palestrar para microempresários e lideranças rurais do município. Na quarta à noite, detalhou o seu trabalho em Brasília na coordenação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. O evento contou com representantes da CDL local e sindicato lojista. Na quinta, pela manhã, Pedro Eugênio teve encontro de trabalho com lideranças rurais, na Câmara dos Vereadores de Serra Talhada.

Este evento foi promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), com apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais do EReunião 1stado de Pernambuco (Fetape). Na ocasião, representantes de agricultores e agricultoras dos Polos Sertão São Francisco, Sertão Araripe, Sertão Central, Submédio São Francisco e Sertão Pajeú tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes e esclarecer dúvidas sobre o Plano Safra Semiárido, as linhas de crédito do Pronaf e Agroamigo e sobre os instrumentos legais para regularização de dívidas facilitados pelo Banco do Nordeste.

Se fazendo presente nos dois momentos, o prefeito Luciano Duque classificou como excelente a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos sobre financiamento rural para as famílias do município e de debater maneiras para fortalecer a classe de microempresários da cidade. Durante sua  explanação no debate promovido pelo BNB, o prefeito foi taxativo: “Precisamos desenvolver cada vez mais iniciativas para fortalecer o homem do campo, porque sem uma zona rural capacitada e produtiva, a cidade acaba sofrendo”. Já o deputado Pedro Eugênio ressaltou a importância de associar o crédito à assistência técnica.

“De acordo com a Lei Geral da Assistência Técnica, da qual fui relator, as empresas prestadoras de serviços devem ter contratos específicos com os produtores rurais. Vamos ao ministério atuar para que a realidade de cada agricultor seja contemplada e fazer valer a lei. A assistência técnica deve ser efetiva, permanente e em sintonia com a diversidade de culturas e demandas”, argumentou.

Também estiveram presentes no evento o superintendente do BNB em Pernambuco, João Nilton Martins, o presidente da Fetape Doriel Barros, o deputado estadual Manoel Santos (PT), o presidente da Câmara dos Vereadores de Serra Talhada, José Raimundo Filho (PTB) e o secretario de agricultura, José Pereira (PT).

Uma agenda de compromissos para acompanhamento das demandas pós-evento foi elaborada pelos gestores do BNB presentes no encontro. De acordo com a assessoria do banco, ainda em agosto, reuniões semelhantes acontecerão em Garanhuns, no dia 12, e em Carpina, no dia 23.