Secretaria de Educação capacita professores do Campo e da Cidade

Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria de Educação de Serra Talhada, visando sempre o aprimoramento da educação no município, realizou formação continuada para professores, tanto da cidade como da zona rural. As movimentações contaram com as presenças do secretário de Educação, Edmar Júnior, da diretora de ensino Delaine Moura, além de todo corpo docente […]

Leia mais…

publicado: 12/03/2014 19h56,
última modificação: 12/03/2014 19h56

PROPAC (1)Na manhã desta quarta-feira (12), a Secretaria de Educação de Serra Talhada, visando sempre o aprimoramento da educação no município, realizou formação continuada para professores, tanto da cidade como da zona rural. As movimentações contaram com as presenças do secretário de Educação, Edmar Júnior, da diretora de ensino Delaine Moura, além de todo corpo docente da secretaria.

As ações aconteceram simultaneamente nesta manhã na Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada (CMST), centro da cidade, e nas Escolas PROPAC e Nossa Senhora da Penha, nos Bairros São Cristóvão e COHAB, respectivamente.

Na CMST o público alvo foi os educadores do campo, o tema: Políticas Públicas para Educação no Campo, com palestra do professor Edson Lima, representando à editora FTD. Ele falou sobre o material didático-pedagógico, vivencias ensino e aprendizagem. Mais de 90 professores oriundos de Escolas Municipais no Campo estiveram presentes.

COHAB (1)As coordenadoras pedagógicas Ericlécia Carlos, Lucy Campos, Penha Carlos e Edvânia Ferreira falaram dos desafios da educação na zona rural, entre eles a característica multi-seriada, onde alunos de séries diferentes dividem a mesma classe, tornando ainda mais complexa à didática de ensino.

Na Escola Propac, Bairro São Cristóvão, o “Qualiescola”, projeto desenvolvido pelo IQE (Instituto Qualidade no Ensino), adquirido pela Secretaria de Educação do município, aconteceu à capacitação de profissionais nas áreas de Português e Matemática nos anos finais (do 4º ao 5º), educação física e educação infantil. Formadoras do “Qualiescola” Recife estiveram na unidade de ensino acompanhando todo processo.

Já na Escola Nossa Senhora da Penha no Bairro da COHAB, a capacitação foi voltada para os educadores do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O instituto ALFA e BETO  que promove capacitação para alfabetização de crianças até o 1º ano, em parceria com o município, estendeu o benefício para alunos também do 2º e 3º ano. Foi realizada ainda na escola, formação para História e Geografia do 6º ao 9º ano e Educação Especial, voltada para educadores que ensinam a crianças com deficiência.

“Procuramos sempre CAPACITAR nossos professores, dando-lhes ferramentas que estimulem e melhore cada vez mais o aprendizado dos alunos”, disse o secretário Edmar Júnior no final do encontro.