Prefeitura reabre Casa da Cultura e apresenta projeto de revitalização da Praça Sérgio Magalhães

Os equipamentos são dois dos principais cartões postais da cidade

6 de maio de 2017 | 18:29

Na noite de sexta-feira (05), a Prefeitura de Serra Talhada presentou a população do município com a reabertura da Casa da Cultura, que é mantida pela Fundação Cultural de Serra Talhada, e com a apresentação do projeto de revitalização da Praça Sérgio Magalhães, dois importantes cartões postais da Capital do Xaxado.

Fundada há trinta anos, a Casa da Cultura abriga o museu da cidade, onde é contada boa parte da história do município e de seus personagens principais, como o Rei do Cangaço, Lampião. O espaço foi reformado e entregue ao público numa noite de muita alegria. “Esse espaço representa uma aproximação com a história de Serra Talhada, capítulos e olhares de nossa cultura e dos personagens que fizeram história. Esperamos que todas as pessoas que passem por aqui encontrem um pedaço da história de suas famílias e de seus antepassados”, disse o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Anildomá  Souza.

Na oportunidade foi apresentado também o projeto de reforma da Praça Sérgio Magalhães, uma demanda antiga da população. A ordem de serviço está prevista para o mês de setembro, após a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha, graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Kaio Maniçoba, representado na solenidade por sua mãe e ex-prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba.

O prefeito Luciano Duque destacou a importância da Casa da Cultura e da Praça Sérgio Magalhães para o povo de Serra Talhada. “O projeto de reforma da praça é uma releitura da história de Serra Talhada e será um dos maiores cartões postais de Pernambuco, juntamente com a nova Casa da Cultura que reabre suas portas hoje. Nossa cidade tem muita história e cultura, e vamos incentivar cada vez mais as mudanças e as transformações dessa terra”, disse Luciano, que agradeceu em público ao deputado federal Kaio Maniçoba pelos recursos para a reforma da praça.

O público que compareceu ao evento pode prestigiar as apresentações culturais do Grupo de Hip Hop Resistência das Ruas, Grupo Sertão Frevo, Grupo de Xaxado As Belas da Vila, cantor lírico Igor Alves e Filarmônica Municipal Vilabelense. Foi lançado ainda o livro De Volta à Minha Terra, de Adelmo Santos. Estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Karina Rodrigues, o deputado Augusto César, a prefeita de Calumbi, Sandra Magalhães, o cantor Assisão (aniversariante da noite), secretários municipais, vereadores e a população em geral que aprecia e valoriza a cultura de nossa terra.

A noite foi encerrada com uma grande festa com Fábio Diniz, Forrozão 100 Medida e Forrozão 1.000, com participação de Kennedy Brazzil, Leya Emanuelly e Rogger Olimpio, reunindo um grande público na Estação do Forró.