Prefeitura lança projeto que fortalece relação entre Governo e sociedade

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada lançou o projeto “Cuidar e Humanizar: uma atitude de responsabilização com o outro”. A iniciativa tem o objetivo de promover a qualidade do contato humano e a construção coletiva de valores entre os atores do governo e a sociedade. O trabalho está em andamento em todos os […]

Leia mais…

publicado: 05/08/2013 18h10,
última modificação: 05/08/2013 18h10

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada lançou o projeto “Cuidar e Humanizar: uma atitude de responsabilização com o outro”. A iniciativa tem o objetivo de promover a qualidade do contato humano e a construção coletiva de valores entre os atores do governo e a sociedade. O trabalho está em andamento em todos os equipamentos da Assistência Social de Serra Talhada e sua criação segue determinação do prefeito Luciano Duque.

Nesta primeira etapa do projeto, os trabalhos acontecem apenas com os servidores de cada equipamento de assistência. E, nos anos seguintes, começaCicero 1rá a interagir com outras instâncias da sociedade, como associações urbanas e rurais. Segundo o coordenador da iniciativa, Cícero Lopes, o projeto vem dando centralidade ético-política à temática do cuidado e da humanização.

“Estamos trabalhando a fim de tornar as relações interpessoais mais saudáveis. É preciso construir uma nova  cultura do  encontro, da solidariedade e do respeito às demandas do outro. Novas atitudes, novas éticas e uma gestão de cuidado podem contribuir para padrões de relacionamento mais humanos entre gestores, técnicos e usuários”, detalhou.

METODOLOGIA – O trabalho está dividido em três momentos principais de estudos, debates, convivência e elaboração de iniciativas de abrangência social. No primeiro momento estão sendo abordados os conceitos teórico-filosóficos da humanização.

Na segunda etapa, a sua relação com as políticas públicas. E, por fim, se discute a construção de um plano de assistência para ser trabalhado de 2014 até 2017 nas comunidades mais carentes da cidade.