Prefeitura Inaugura Orçamento Participativo na Zona Rural

Após realizar cinco plenárias do Orçamento Participativo (OP) na zona urbana de Serra Talhada, o governo do prefeito Luciano Duque  inaugurou uma experiência inédita de participação popular na zona rural do município. Cerca de 300 moradores do povoado de Santa Rita fizeram questão de comparecer ao primeiro OP realizado na história da Capital do Xaxado […]

17 de junho de 2013 | 17:15

Após realizar cinco plenárias do Orçamento Participativo (OP) na zona urbana de Serra Talhada, o governo do prefeito Luciano Duque  inaugurou uma experiência inédita de participação popular na zona rural do município. Cerca de 300 moradores do povoado de Santa Rita fizeram questão de comparecer ao primeiro OP realizado na história da Capital do Xaxado em um distrito. Na ocasião, a Secretaria de Saúde levou ao lugarejo um mutirão de saúde realizando centenas de atendimentos clínicos, pediátricos, odontológicos, de vacinação, testes rápidos para identificação de doenças e ações de combate à verminose.

O evento, que aconteceu na escola municipal de Santa Rita, ganhou ares de megaevento social devido à amplitude dos serviços. O OP ofereceu ainda atividades de corte e cabelo, manicure e pedicure aos moradores. Crianças, jovens e adultos adoraram. Representando o prefeito Luciano Duque OP1 no mutirão de cidadania, a vice Tatiana Duarte  foi bastante solicitada pela população. Todos fizeram questão de alertá-la, durante a plenária popular, das principais prioridades de Santa Rita. Além da população, compareceram ao evento vereadores e secretários de governo.

No OP, a população cobrou da gestão ações de combate à seca como perfuração de poços, construção de barragens, cisternas e instalação de dessalinizadores no povoado. Além disso, exigiu urgência na melhoria das estradas vicinais, instalação de antena de telefonia móvel no povoado e construção de uma escola de ensino médio para evitar o deslocamento de estudantes até à cidade.

A população solicitou ainda ônibus escolar para o distrito, melhoria na iluminação pública e reforma do açougue local. Os jovens solicitaram cobertura da quadra poliesportiva, biblioteca pública e praça de esporte e lazer. Atenciosa às solicitações, Tatiana Duarte fez questão de debater com a população e adiantar algumas melhorias. Ao final, garantiu levar todas as solicitações ao prefeito Luciano Duque.

“Para mim é uma alegria voltar a esta comunidade após o período eleitoral e escutá-los depois da campanha. Dizia-se que políticos só passavam aqui de quatro em quatro anos, mas agora a coisa mudou”, disse Tatiana, sob aplausos. Ela deixou claro que as mudanças chegarão paulatinamente a Santa Rita. “Estamos aqui para dialogar com vocês, mas não adianta dizer que vamos resolver tudo de uma só vez, porque não é verdade”.

A agricultora Severina Vicente da Silva, 53 anos, parabenizou o governo pela iniciativa. “Eu gostei, pois ela (Tatiana) conversou frente a frente com a gente e ouviu tudo que nós tínhamos a dizer. Queria que a prefeitura realizasse mais isso, principalmente com esse mutirão de saúde”, disse dona Severina da Silva. Além de cobrar melhorias para o lugar onde nasceu, ela aproveitou o evento para fazer as unhas dos pés e das mãos, medir pressão e taxa de glicose. “Oxe, esse sábado foi bom demais!”, resumiu.