Prefeitura de ST investe na conscientização de adolescentes

A Prefeitura de Serra Talhada, através do Núcleo de Medidas Socioeduacativas em Meio Aberto, continua fortalecendo o trabalho de conscientização junto a adolescentes e jovens do município. Na manhã dessa quarta-feira (13), dezenas de estudantes do colégio estadual Methódio Godoy, participaram de atividade de conscientização com a equipe de assistência social do Núcleo de Liberdade […]

13 de novembro de 2013 | 20:54

A Prefeitura de Serra Talhada, através do Núcleo de Medidas Socioeduacativas em Meio Aberto, continua fortalecendo o trabalho de conscientização junto a adolescentes e jovens do município. Na manhã dessa quarta-feira (13), dezenas de estudantes do colégio estadual Methódio Godoy, participaram de atividade de conscientização com a equipe de assistência social do Núcleo de Liberdade Assistida, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Na ocasião, foram apresentadores vídeos para provocar a reflexão crítica sobre a temática do ato infracional, que vem sendo um dos principais problemas registrados pelas famílias serratalhadenses. De acordo com as assistentes sociais Joselita Maria e Josane Valéria, orientadoras dos jovens no projeto, cerca de 30 adolescentes de vários bairros da cidade estão sendo atendidos pelo Núcleo, atualmente, por obrigação da Justiça.

“Estamos tendo muitos casos em que os adolescentes são encaminhados para a delegacia e depois à Justiça para cumprir medidas socioeducativas por conta, principalmente, de infrações de trânsito, agressões físicas e furto. Por isso a ideia é levar conscientização para esses jovens atuando em parcerias com as escolas do município”, explicou Josane Valéria.

Além do Methódio Godoy, a equipe do Núcleo de Medidas Socioeduacativas em Meio Aberto de Serra Talhada vem trabalhando com adolescentes do colégio Cornélio Soares. “Nós precisamos expandir esse projeto e queremos contar com a parceria das escolas que nos convidem para prestar esse trabalho de orientação, pois é importantíssimo para ajudarmos na prevenção dos jovens”, alertou Joselita Maria.Methodio 1

Para as escolas interessadas em convocar os trabalhos da equipe de Núcleo, os telefones são: (87) 3831-3248/(87) 9626-0848. Desde que foi inaugurado, em 2009, o Núcleo de Medidas Socioeduacativas em Meio Aberto conseguiu reduzir o número de adolescentes serratalhadenses internos em unidade como a Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo). Em 2009, a Capital do Xaxado tinha 45 internos, em 2013, esse número é de apenas dois.