PMST capacita mais de 400 professores e gestores da educação

Mais 400 professores e gestores escolares da rede municipal de ensino em Serra Talhada participaram de capacitações neste mês de maio. A iniciativa do prefeito Luciano Duque  em oferecer aperfeiçoamento para o corpo educacional visa atingir a meta de alfabetizar todas as crianças com até 6 anos de idade em três anos. Para isso, o […]

Leia mais…

publicado: 27/05/2013 17h18,
última modificação: 27/05/2013 17h18

Mais 400 professores e gestores escolares da rede municipal de ensino em Serra Talhada participaram de capacitações neste mês de maio. A iniciativa do prefeito Luciano Duque  em oferecer aperfeiçoamento para o corpo educacional visa atingir a meta de alfabetizar todas as crianças com até 6 anos de idade em três anos. Para isso, o prefeito fechou convênio, no início do ano, com os institutos Alfa & Beto (IAB) e Qualidade de Ensino (IQE) para o triênio 2013-2015 com o objetivo de aprimorar o modelo de ensino-aprendizagem na Capital do Xaxado. Duque encarou a missão de elevar os índices educacionais do município e, durante este período, investirá R$ 1,5 milhão só em educação.

Ao mesmo tempo, a gestão petista vem agindo em outra frente para fortalecer o setor, agora, firmando convênio com o Governo Federal por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa chega a Capital do Xaxado através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) prevendo, como meta nacional, que nenhuma criança deixe de ser alfabetizada até os 8 anos. As capacitações começaram desde dia 11 com a formação de 162 professores.

Entre 16 e 18 de maio, 245 docentes da pré-escola ao 2º ano do Fundamental participaram de capacitações oferecidas, agora, pelo instituto IAB. Após as oficinas, todos receberam material de suporte pedagógico que irão ajudá-los a melhorar seus desempenhos em sala de aula. Entre os dias 20 e 23 deste mês, foi a vez do IQE oferecer aperfeiçoamento para professores e gestores de Serra Talhada e de outras cidades.

No total, a iniciativa preparou 35 pessoas credenciando 21 formadores da Capital do Xaxado mais 14 dos municípios de Arcoverde e Águas Belas para atuarem como monitores pedagógicos. Todos irão fortalecer ações dentro das salas aulas em suas respectivas cidades visando atender alunos do 3º ao 9º ano do ensino Fundamental. “Garanti à população que a educação seria a principal bandeira da minha gestão. E é isso que estamos fazendo. Essas parcerias irão fortalecer o aprendizado nas nossas escolas. E vamos virar destaque em excelência de ensino no estado”, avalia o prefeito Luciano Duque.