OP chega ao Mutirão e é aprovado pela população

A iniciativa da Prefeitura de Serra Talhada em criar a plenária popular do Orçamento Participativo (OP) está sendo bastante elogiada pela população. Na segunda edição do projeto, que chegou ao bairro Mutirão nesse sábado (18), um dos mais carentes da cidade, os moradores fizeram questão de agradecer ao prefeito Luciano Duque pela ideia. Cerca de […]

20 de maio de 2013 | 18:44

OP 1A iniciativa da Prefeitura de Serra Talhada em criar a plenária popular do Orçamento Participativo (OP) está sendo bastante elogiada pela população. Na segunda edição do projeto, que chegou ao bairro Mutirão nesse sábado (18), um dos mais carentes da cidade, os moradores fizeram questão de agradecer ao prefeito Luciano Duque pela ideia. Cerca de 250 pessoas participaram ativamente das discussões, propondo melhorias e indicando ao governo onde priorizar investimentos. Durante os debates, Duque foi cobrado para executar, principalmente, melhorias em infraestrutura.

A população exigiu realização de obras de calçamento e saneamento de ruas; implantação de escola em tempo integral no bairro; conclusão de uma quadra poliesportiva e construção de uma praça para a prática de atividades físicas e de recreação. Antes da dinâmica de apresentação de propostas e reivindicações, foram criados cinco grupos de discussão unindo duas gerações, a de jovens e idosos, que se uniram para debater melhorias para o Mutirão.

O prefeito Luciano Duque aproveitou o momento para firmar compromisso com os moradores em começar a construção de uma praça no bairro já nos próximos meses. “Estou feliz em ver a população participando, cobrando, exigindo, porque esse é o momento de dizer diretamente como e onde devemos investir”, comentou.

Durante o evento foi eleita uma comissão de 15 delegados, formada entre os próprios moradores, com a missão acompanhar as ações do governo e com poder de falar em nome de toda a comunidade. A próxima plenária do orçamento participativo de Serra Talhada vai acontecer no bairro Borborema. OP 1

Ao todo, o Mutirão elencou 25 prioridades que deverão ser trabalhadas com mais urgência pela gestão petista. Além do prefeito e da comunidade, compareceram à plenária popular no bairro o deputado estadual Manoel Santos (PT), a vice Tatiana Duarte (PSC), secretários de governo e vereadores da situação e oposição. A primeira edição do OP serratalhadense aconteceu no bairro Ipsep, em abril.