Município comemora certificação quilombola neste sábado

A Prefeitura de Serra Talhada se prepara para comemorar o reconhecimento da primeira comunidade quilombola do município. Um grande evento está programado para acontecer neste sábado (26), às 19h, no povoado Ponta da Serra, na zona rural. A festa vai contar com a presença do prefeito Luciano Duque, além de representantes ligados aos governos federal, […]

25 de outubro de 2013 | 22:57

A Prefeitura de Serra Talhada se prepara para comemorar o reconhecimento da primeira comunidade quilombola do município. Um grande evento está programado para acontecer neste sábado (26), às 19h, no povoado Ponta da Serra, na zona rural.

A festa vai contar com a presença do prefeito Luciano Duque, além de representantes ligados aos governos federal, estadual; ao movimento negro de Serra Talhada e de outros municípios.  A certificação da vila Ponta da Serra, no distrito de Tauapiranga, foi publicada no início deste mês no Diário Oficial da União (DOU).

Atualmente, Serra Talhada possui 15 comunidades quilombolas. A expectativa do prefeito é certificar os demais povoados com o reconhecimento até o primeiro semestre de 2014. Quilombola 1

Com a certificação, os povoados passam a receber incentivos federais por meio de políticas públicas, tais como cestas básicas, prioridade no Bolsa Família, titulação de terras, posto de saúde, escola, formação profissional e preferência no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).