Multidão vai às ruas e se emociona no encerramento da Festa da Padroeira em ST

Um mar de fiéis tomou as principais ruas e avenidas de Serra Talhada neste domingo (8) no encerramento da 223ª edição da Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. O festejo teve início no dia 29 de agosto e contou com dois polos de atrações por onde passaram grandes artistas, companhias de dança […]

Leia mais…

publicado: 10/09/2013 00h28,
última modificação: 10/09/2013 00h28

Um mar de fiéis tomou as principais ruas e avenidas de Serra Talhada neste domingo (8) no encerramento da 223ª edição da Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. O festejo teve início no dia 29 de agosto e contou com dois polos de atrações por onde passaram grandes artistas, companhias de dança e grupos teatrais. A tradicional procissão abriu o rito religioso do último dia do festejo, atraindo milhares de pessoas. Todas foram às ruas demonstrar sua fé na virgem da Penha.

O ato, marcado por grande comoção popular, foi o momento em que muitos aproveitaram para fazer promessas e agradecer graças alcançadas. O prefeito Luciano Duque e a primeira dama Carina Rodrigues também acompanharam o cortejo, que terminou no início da noite com uma missa rezada pelo bispo diocesano dom Egídio Bisol. A programação religiosa chegou ao fim com o show de forró pé de serra do padre Luizinho, no polo Cultura Viva, na praça Sérgio Magalhães.

Os festejos deste ano homenagearam a maestrina Rosa Pau Ferro, personalidade que deixou um legado valioso para a cultura local. Nomes como Garota Safada, Marina Elali, Léo Magalhães, Limão com Mel, Musa, D Gritos, Gabriel Diniz fizeram parte da programação profana da festa. Além disso, o polo cultural recebeu diversas expressões artísticas como teatro de bonecos e companhias de dança, entre elas, o Balé Popular do Recife.

Uma das novidades deste ano foi a colocação de um dos palcos no canteiro interno da Praça Sérgio Magalhães. A intenção foi garantir – durante os 11 dias – maior mobilidade ao fluxo de veículos. Nos anos anteriores, a local ficava interditado. Outra novidade desta 223ª edição da Festa da Padroeira foi a inclusão de mostras de cinema na grade do evento. A inovação foi avaliada positivamente pela população, principalmente, pelo turistas de fora do estado que puderam conhecer não só expressões artísticas próprias da cidade, mas de todo o Pernambuco.

Discursando ao final do evento, o prefeito Luciano Duque parabenizou a população e os parceiros por acreditarem na Festa de Setembro 2013. “Parabenizo e agradeço a todos pela parceria. De fato, este ano, conseguimos resgatar o verdadeiro espírito da festa da nossa padroeira”, disse o gestor. O padre Gilvan, responsável pela matriz da Penha, também falou encerrando a última noite do festejo e parabenizou a todos pela realização do evento considerado um dos maiores do interior do estado.Procissão 1