ministro garante UPA 24 horas em Serra Talhada

 Uma ótima notícia anima o prefeito Luciano Duque  e toda a população da Capital do Xaxado. Durante audiência em Brasília com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, nessa terça-feira (4), o prefeito teve a garantia de que Serra Talhada vai mesmo ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h). A reunião com o […]

5 de junho de 2013 | 20:22

 Uma ótima notícia anima o prefeito Luciano Duque  e toda a população da Capital do Xaxado. Durante audiência em Brasília com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, nessa terça-feira (4), o prefeito teve a garantia de que Serra Talhada vai mesmo ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h). A reunião com o Governo Federal foi mediada pelo senador Humberto Costa (PT), um dos principais entusiastas pela implantação de um centro de saúde com esta finalidade no município.

Padilha justificou a importância de instalar uma UPA 24h em Serra Talhada alegando que o município tem mais de 80 mil habitantes, é polo regional e sede do Samu. “Ou seja, fecha todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para as Upas 24 horas”, analisou. Além de Duque e Humberto, participaram da audiência com Padilha a secretária municipal de Saúde, Socorro Brito, e o presidente da Câmara serratalhadense, José Raimundo Filho (PTB)sAÚDE.

A garantia da UPA 24h na terra do xaxado acaba sepultando de vez boatos infrutíferos em torno do assunto, dando conta que o município poderia perder o equipamento. Padilha ressaltou a necessidade de o prefeito Luciano Duque cumprir a sua parte requerendo, oficialmente, a UPA junto ao ministério. Depois, fica a cargo apenas do Governo Federal resolver quando e onde será instalada a unidade de saúde na Capital do Xaxado.

“Nessa audiência, tratamos sobre a importância de Serra Talhada ter uma UPA 24h. Ficou claro que a prefeitura vai solicitar formalmente esse pedido direto ao Ministério da Saúde. Nós vamos analisar como que podemos resolver, mas desde já posso dizer que nós vamos garantir uma UPA 24h no município de Serra Talhada”, garantiu Alexandre Padilha ao prefeito petista.

Dizendo-se satisfeito em lutar pelos interesses do povo da cidade que ama e governa, Duque comemorou com euforia a garantia da UPA 24h. “Estou contentíssimo e agradeço o empenho do senador Humberto Costa nestas solicitações”, frisou. Luciano está em Brasília desde o começo da semana. Em sua agenda, ainda estão marcadas audiências junto aos ministérios da Cultura e Meio Ambiente.

As UPAs do Governo Federal funcionam sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências ajudando a diminuir filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova oferecendo estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

ENCONTRO COM INOCÊNCIO

Após a audiência com Padilha, o prefeito de Serra Talhada visitou, como prometido, o gabinete do deputado Inocêncio Oliveira (PR). Na bagagem para a conversa com o parlamentar, levou os projetos do anel viário e da ampliação do aeroporto municipal, que ajudarão Serra Talhada a dar um salto em seu desenvolvimento. Apesar da investida, Inocêncio não se encontrava no gabinete. Duque tentará novo contato nesta quarta-feira (5).