Medidas socioeducativas promovem inclusão social

Ação levou jovens acompanhados pelo núcleo para museu […]

Leia mais…

publicado: 30/07/2015 15h04,
última modificação: 30/07/2015 15h04
Equipe do Núcleo
Equipe do Núcleo

(Texto: Rochany Rocha – ASCOM)

Com objetivo de promover atenção socioassistencial e o acompanhamento de adolescentes e jovens, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente, o Núcleo de Medidas Socioeducativas em meio aberto de Serra Talhada, vem desenvolvendo diversas atividades para contribuir com o acesso aos direitos e à ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

Uma dessas ações foi a visita monitorada ao Museu do Cangaço, que teve como finalidade despertar nos adolescentes o interesse pela cultura local e ampliar a visão sobre o mundo e outras possibilidades para além daquelas vivenciadas no cotidiano.

Na ocasião houve uma exposição histórico-cultural da vida de Lampião através de fotos e objetos orientada pela guia do museu. Os adolescentes foram acompanhados pela equipe técnica do núcleo.

A outra ação, foi um encontro com a gestão e docentes da escola Solidônio Leite, para consolidar parcerias, bem como apresentar o trabalho desenvolvido pelo núcleo no atendimento socioeducativo aos adolescentes em conflito com a lei.

A ideia é manter uma interlocução permanente com as escolas e desenvolver um trabalho integrado, visando a inclusão e permanência desses adolescentes na rede de ensino e garantir o direito à educação, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.