Leishmaniose: Prefeitura vai distribuir 5 mil coleiras

Ação vai começar no IPSEP e AABB […]

Leia mais…

publicado: 27/07/2015 14h07,
última modificação: 27/07/2015 14h07
Foto Ilusrativa-Internet
Foto Ilusrativa-Internet

Serra Talhada sai na frente mais uma vez, quando se fala em saúde. É que o Projeto de Educação em Saúde: Prevenção e Controle de Leishmaniose Visceral, desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde, foi aprovado e vai garantir 5 mil coleiras, impregnadas com deltametrina (um componente químico que atua como repelente do mosquito transmissor da leishmaniose), para o encoleiramento de cães domiciliados, cujos quais, os resultados para a doença forem negativos.

Inicialmente, a distribuição vai acontecer nos bairros AABB e IPSEP. De acordo com o Secretário Executivo, Aron Lourenço, a escolha dos bairros se dá por conta dos altos números de casos registrados nos bairros. “Há 10 anos esses dois bairros não estavam tão povoados como agora. Essa explosão de construções, invadindo o habitat natural dos insetos, teve como consequencia algumas oriundas desses animais”, afirma Aron Loureço.

Ainda segundo Aron, esse projeto visa fortalecer as ações de educação em saúde no controle da leishmaniose visceral no município. “Considerando a importância da sustentabilidade das ações educativas em saúde e da experiência/mobilização social obtida nas ações de prevenção e controle da Leishmaniose Visceral realizadas em 2014, torna-se necessário intensificar a participação social e o empoderamento dos sujeitos sociais, visando contribuir na redução dos surtos da doença em localidades de maior risco”, pontua.

As equipes vão visitar todos os domicílios, fazendo cadastramento, a fim de que 100% dos animais sejam beneficiados com a coleira. A ideia é expandir o projeto para os demais bairros, seguindo os critérios de maior incidência de casos.