IV Conferência Municipal de Saúde

Com quase 600 pessoas, evento supera expectativas.

7 de julho de 2015 | 17:33

publico conferencia de saúdeHoje (07), Serra Talhada está tendo uma grande oportunidade de vivenciar um importante processo democrático e participativo para a Saúde do Brasil, com a IV Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, no auditório da Faculdade de Integração do Sertão – FIS.

A Conferência traz o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. De acordo com o Secretário Executivo, Aron Lourenço, esta é uma das etapas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília.

“Este é um rico momento de diálogo e debate sobre o destino do SUS. Esta etapa não pode ser vista apenas como um em si mesmo, mas como um processo contínuo que envolva de forma ampla todos os brasileiros”, pontua Aron.

Durante a abertura oficial do evento, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Serra Talhada, Maria do Socorro Alencar fez a leitura do Regimento para esta 4ª edição da Conferência Municipal e alertou para a importância do debate à cerca da melhoria em saúde.

“Tal documento tem caráter norteador e esclarecedor diante do tema apresentado, e visa destacar a importância de se promover discussões qualificadas com cidadãos e cidadãs sobre os rumos da saúde, defender os princípios e diretrizes constitucionais deste direito, e fortalecer o papel protagonista do gestor municipal na construção do Plano Estadual e Nacional de Saúde”, afirma Maria.

Estiveram presentes no evento quase 600 pessoas, entre profissionais e alunos da área da saúde, empresários, presidentes dos conselhos municipais, membros do governo municipal e sociedade civil.

prefeito na conferencia de saudeA Gerente da XI Geres, Karla Milene, questionou aos presentes, “O que nós queremos com a saúde do nosso município? Como esperamos que a saúde do nosso Brasil seja daqui a 10 anos?”, em seguida, Karla ministrou a palestra: Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro.

Para o prefeito Luciano Duque, esse é um momento importante para discutir e formatar um novo modelo de saúde para o município e levar para uma instancia maior as propostas e ideias que possam melhorar sobremaneira a saúde do nosso Brasil.

“A participação de cada um de vocês, com as ideias e as sugestões para a melhoria da saúde, vai contribuir para chegarmos a uma saúde mais eficaz e com mais qualidade no atendimento”, ressaltou o prefeito.