Igualdade Racial tem destaque na administração de ST

  Na ltima quarta-feira (20),foi comemorado o dia Nacional da Consciência Negra. A diretoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Igualdade Racial, a primeira a ser instalada no estado de Pernambuco, não se limitou às comemorações de um único dia e elegeu toda semana para desenvolver ações sobre o tema. Já […]

22 de novembro de 2013 | 18:06

 

Na ltima quarta-feira (20),foi comemorado o dia Nacional da Consciência Negra. A diretoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Igualdade Racial, a primeira a ser instalada no estado de Pernambuco, não se limitou às comemorações de um único dia e elegeu toda semana para desenvolver ações sobre o tema.

Já na segunda-feira (18), a Secretaria promoveu reunião com lideranças de matriz afro indígenas de Serra Talhada para tratar do cadastramento único, obedecendo a orientações do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social, que orienta para que os seus cadastradores incluam no cadastro famílias que fazem parte de comunidades quilombolas.

A reunião aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada e contou com a presença de 30 lideranças de terreiros. Esta é a primeira vez que o Governo de Serra Talhada realiza uma busca ativa da população tradicional de terreiros.

Segundo informações do Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Josenildo André Barboza, os cadastradores e técnicos da sua secretaria estão sendo capacitados para o atendimento específico das comunidades de quilombo.

Dando continuidade as comemorações alusivas ao dia da Consciência Negra, a diretora de Igualdade Racial, Elis Lopes realizou palestra no quarta-feira (20) para o Conselho de Segurança do Município; Na quinta (21) a diretoria esteve na FIS (Faculdade de Integração do Sertão) tratando de quilombos remanescentes no Brasil, nordeste, Pernambuco e sertão do Pajeú. Nesta sexta-feira (22) a palestra foi no auditório do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), desta vez abordando o tema: “saúde da população negra” e foi dirigida para os agentes comunitários de saúde.

“Comemoramos o dia de Zumbi dos Palmares (Dia Nacional da Consciência Negra) com ações continuadas e transversais incluindo a política reparatória e afirmativa de igualdade racial em todas as esferas do Governo Municipal”, afirmou Elis Lopes.IGUALDADE

O prefeito Luciano Duque, parabenizou a Secretaria e sua diretoria de Igualdade Racial pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Lembrou que 15 comunidades de remanescente de quilombos já foram cadastradas no município depois da criação da secretaria, e em menos de 1 ano, já se conseguiu o reconhecimento da comunidade da Ponta da Serra.