Eleições 2015

Serra Talhada conhece os novos conselheiros tutelares […]

Leia mais…

publicado: 04/10/2015 21h09,
última modificação: 04/10/2015 21h09

DSC_0202

(Fotos: Thiago Santos/Texto: Rochany Rocha)
Esta noite (04), Serra Talhada conhece os mais novos conselheiros tutelares que vão zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em seu artigo 136.

Com 670 votos, Edvan foi o primeiro candidato eleito, em seguida veio Cristina com 516 votos, Márcia com 503, Antônio com 334 e Sônia com 232. Ao todo, nove candidatos concorreram a 5 vagas.

“Todos os candidatos passaram por várias etapas para que pudessem chegar a eleição, como: processo seletivo e análise de documento, Com certeza, todos os 9 candidatos estavam aptos a assumirem o cargo, ficando nas mãos dos serra-talhadenses a escolha democrática através da eleição”, explica o Secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial.

Durante todo o dia, mais de 3 mil pessoas exerceram a cidadania e ajudaram a eleger os responsáveis pelos cuidados das crianças e adolescentes de Serra Talhada, como fez a doméstica, Francisca Lima, que chegou minutos antes do fechamento dos portões.

“Eu pedi para sair mais cedo do trabalho para votar. É importante escolhermos com seriedade as pessoas que vão defender as crianças. Tive um caso na família e sei o quanto é importante ter profissionais competentes e que, acima de tudo, pensam no melhor para as crianças”, justifica Francisca.

As eleições aconteceram na Aeset e todo o processo ocorreu de forma tranquila e organizada. “Não tivemos nenhum problema, e apesar da votação ser através da chapa, a contagem dos votos foi em tempo recorde”, afirma o secretário.

O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. Ele não substitui outros serviços públicos e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente.

O artigo 132 do ECA determina em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de três anos.