Educação: Secretaria foca alfabetizar crianças de 0 a 8 anos

Capacitações e metodologia diferenciada garantem alfabetismo das crianças […]

Leia mais…

publicado: 13/08/2015 08h30,
última modificação: 13/08/2015 08h30

edmar-junior

(Texto: Rochany Rocha – ASCOM)

Com objetivo de minimizar o analfabetismo em Serra Talhada, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, está trabalhando de forma diferenciada nas escolas de ensino fundamental I , usando uma metodologia dentro de sala de aula, voltada para crianças de 0 a 8 anos, para que estas crianças sejam alfabetizadas dentro das escolas municipal.

De acordo com o Secretário de Educação, Edmar Júnior, essa nova metodologia acontece desde 2013. “Em 2016 fechamos um ciclo, utilizando essa metodologia, que, cada vez mais  busca melhorar os indicies educacionais de Serra Talhada para que todas as crianças de 0 a 8 anos estejam alfabetizadas, lendo e escrevendo melhor”.

Ainda segundo o secretário, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, é um compromisso formal assumido pelos governos municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas, e estar alfabetizado não é apenas saber ler e escrever.

“Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos”, explica Edmar.

Já o Prefeito Luciano Duque, acredita que um dos grandes passos para se erradicar o analfabetismo é com investimentos na Educação Infantil de qualidade e acessível, iniciando um trabalho de socialização e aprendizado no período de 0 a 5 anos.

“Estamos investindo em Educação Infantil, para que as crianças já saiam das creches com um grau de aprendizado amplo, e não se prejudique na frente. Porém, não podemos esquecer das crianças que já passaram da idade de frequentar uma creche e que também precisam desse olhar diferenciado”, afirma Luciano Duque.