Duque reúne prefeitos para debater processamento de lixo

Buscar soluções coletivas para os problemas que são comuns aos municípios, barateando o custo das ações. Com esse objetivo, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, em mais uma reunião com prefeitos do Pajeú, à frente do Cimpajeú (Consórcio de Municípios da Região), do qual é presidente, na última quinta-feira (2), em Afogados da Ingazeira, tratou com […]

4 de maio de 2013 | 19:58

Buscar soluções coletivas para os problemas que são comuns aos municípios, barateando o custo das ações. Com esse objetivo, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, em mais uma reunião com prefeitos do Pajeú, à frente do Cimpajeú (Consórcio de Municípios da Região), do qual é presidente, na última quinta-feira (2), em Afogados da Ingazeira, tratou com prefeitos da região a destinação do lixo dos municípios.

Luciano Duque está convencido de que a solução para o problema deve ser encontrada em conjunto e vem provocando uma série de reuniões, desde o início do ano, entre gestores e empresas especializadas no  assunto. “Pois o prazo estipulado pela Justiça está diminuindo, temos só até agosto do ano que vem para resolvermos a questão do nossos lixões. Todos precisam se organizar”.Duque-1 À frente do Cimpajeú, o prefeito serratalhadense vem liderando o movimento pelo fim dos lixões na região.

Neste sentido, Duque convocou a empresa Ecotrade Engenharia Ambiental, de Recife, para apresentar uma proposta de destinação sustentável de resíduos sólidos produzidos nos municípios. A reunião aconteceu no Instituo Tecnológico Federal de Afogados. Foi debatido além do gerenciamento do lixo, a transformação do chorume  em água (não potável), a produção de adubo orgânico através de compostagem e a formalização da mão de obra dos catadores.