Crianças em situação de risco recebem formação cidadã

““Luz, câmara, ação: hoje é dia de Proerd”. Esse foi o lema mais entoado por cerca 150 crianças e jovens que participaram do fechamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Serra Talhada. O evento, que contou com a entrega de certificados e premiação das melhores redações sobre combate às drogas, aconteceu nesta […]

4 de outubro de 2013 | 17:25

proerd 1“Luz, câmara, ação: hoje é dia de Proerd”. Esse foi o lema mais entoado por cerca 150 crianças e jovens que participaram do fechamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Serra Talhada. O evento, que contou com a entrega de certificados e premiação das melhores redações sobre combate às drogas, aconteceu nesta sexta-feira (4), no auditório da Câmara Municipal.

O Proerd, de responsabilidade da Polícia Militar de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social, conta com a parceria da Prefeitura da Capital do Xaxado para funcionar. Durante o evento, o secretário de Educação Edmar Júnior garantiu ampliar o número de estudantes nas próximas edições do projeto e parabenizou a PMPE pela iniciativa.

“Com esse programa, a polícia está formando multiplicadores sociais da paz, vigilantes contra as drogas e à violência. A Secretaria de Educação só tem a agradecer à Polícia Militar por isso”, disse. Na opinião de uma das estudantes premiadas na competição de redação, Taís Maiara, a experiência do Proerd vai ficar para o resto da vida. Aqui eu aprendi a grande lição de que é possível ser feliz sem precisar usar drogas”, relatou.

Ao final do programa, todos os estudantes receberam certificados de participação. Em sua fala, um dos instrutores do Proed, Sargento J. Coelho, destacou a necessidade de se cultivar a semente plantada durante o curso. “Cabe agora, junto com a família, vocês cultivarem, protegerem a si mesmos e os coleguinhas com o aprendizado adquirido e continuarem firmes e fortes na luta contra as drogas”, ressaltou.

Em Pernambuco, o Programa Educacional de Resistência às Drogas atua junto às escolas do Estado há mais de dez anos e volta a formar crianças e jovens em situação de risco em Serra Talhada no início do próximo ano, preparando mais uma nova turma para a vida. Nesta edição, a PM trabalhou conceitos como cidadania, autoconfiança e responsabilidade com alunos da rede municipal dos bairros da Caxixola, Mutirão e Malhada.

Na solenidade que aconteceu pela manhã participaram da formação 152 alunos do 5º ano do ensino fundamental. À tarde, será a vez de premiar 245 alunos do 5º e 7º anos da rede estadual de ensino. Desde 2011, o Proerd formou 1.117 alunos em 13 escolas municipais de Serra Talhada.

O fechamento de mais um ciclo do Proerd na cidade contou com as presenças do coordenador pedagógico do projeto no Sertão Central, Capitão Fábio, da vice-prefeita Tatiana Duarte, do presidente da Câmara Municipal, José Raimundo Filho, de secretários de governo, representantes do Corpo de Bombeiros, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e de pais e professores de estudantes.-