CONSCIÊNCIA NEGRA

Feminismos: lutas e conquistas, roda de capoeira e exposições, no primeiro dia da semana nacional da Consciência Negra

19 de novembro de 2016 | 20:30

Em Serra Talhada, o Coletivo Fuáh realizou nesta sexta-feira (18), o 2° Encontro de Crespas e Cacheadas. A ação está dentro da programação da Semana Nacional da Consciência Negra, em alusão à resistência dos negros escravizados no Brasil, celebrar a liberdade e refletir sobre as lutas ainda travadas pela população negra.

Na mesa de abertura, Paula Santana, professora de sociologia e relações étnico-raciais da UFRPE – Universidade Rural de Pernambuco, trouxe a discussão – Feminismo: lutas e conquistas, mediada por Kecya Freire do ‘Movimento Fuáh’.

“É um movimento importante na cidade, no sentido que a gente reflita sobre as desigualdades raciais que são estruturais no Brasil que existe deste do processo de colonização do Brasil. E é importante que esse debate saia da universidade, chegue as quatro canos da cidade que nasceu com esse nome (Crespas e Cacheadas) a partir das meninas do Fuáh que estudaram na universidade”, frisou Paula.

Ainda dentro da programação, nesta sexta-feira (18), ao público, a prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial ofertou exposição de fotografia, feira de artesanato, exposição de livros, exposição de Ayô, exposição de lojistas, apresentação de culminância dos projetos afros, roda de capoeira e atrações musicais.