Central de regulação do SAMU em fase de acabamento

CENTRAL DO SAMU EM SERRA TALHADA EM FASE DE ACABAMENTO   O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) tem seus dias contatos para começar a funcionar em Serra Talhada e todo sertão, conforme informa o gerente de Vigilância, Atenção e Promoção a Saúde da Secretaria Municipal, Aron Araújo, “neste mês de setembro o SAMU […]

Leia mais…

publicado: 21/08/2013 19h36,
última modificação: 21/08/2013 19h36

CENTRAL DO SAMU EM SERRA TALHADA

EM FASE DE ACABAMENTO

 

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) tem seus dias contatos para começar a funcionar em Serra Talhada e todo sertão, conforme informa o gerente de Vigilância, Atenção e Promoção a Saúde da Secretaria Municipal, Aron Araújo, “neste mês de setembro o SAMU estará instalado, não apenas em Serra Talhada, mas nos 35 municípios que nossa Central dará cobertura”, informa ele.

Nesta quarta-feira (21)), esteve na capital do Xaxado o Sr. Almir Manoel, assessor do SAMU Recife, acompanhado de projetistas para definir o mobiliário da Central  e equipamentos das ambulâncias que servirão a região.

“Serão 29 veículos, sendo cinco ambulâncias equipadas como UTI Móvel e 24 ambulâncias básicas, que ficarão distribuídas nos 35 municípios que fazem parte da Central de Regulação do SAMU em Serra Talhada ”, informou Aron e explicou: “ alguns destes veículos ficaram sediados aqui, outros ficaram fixos nos seus municípios. Os chamados através do número 192 chegarão a central em Serra Talhada e as ambulâncias, em cada município serão liberadas através dos operadores, em tempo real, já com todas as orientações dos médicos reguladores que informaram a cada unidade tudo que for necessário para atender ao chamado”.

A Central de Regulação do SAMU está localizada num amplo prédio que foi construído numa parceria do Município, Estado e Governo Federal e conta com cozinha, refeitório, sala de estar, sala de treinamento, diversas salas de descanso, pátio para ambulância com dique, sala de regulação e outras, tudo procurando dar o conforto e as condições necessárias para o bom desempenho dos profissionais que atuarão em plantões, mantendo o equipamento em funcionamento 24 horas.

O Prefeito Luciano Duque comemora o adiantado das obras e o anuncio do funcionamento do serviço já para este mês de setembro. “É mais uma vitória de toda população de Serra Talhada, e também de toda região, já que o serviço atende a diversos municípios”, declara Duque.

Recentemente a Secretária de Saúde de Serra Talhada abriu vagas para 65 profissionais para atuarem no SAMU, as inscrições continuam abertas, até a próxima sexta-feira (23), e podem ser feitas no Núcleo de Vigilância do Município na Rua Deputado Afrânio Godoy. O edital pode ser retirado no site da Prefeitura de Serra Talhada (www.serratalhada.pe.gov.br). Samu