Campanha da Sífilis chega ao Mutirão e São Cristóvao

Na manhã desta quarta-feira (23), segundo dia da Campanha contra a sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou equipes do CTA/SAE para realizar os testes no Bairro do Mutirão e São Cristóvão. No Mutirão os moradores amanheceram o dia na Unidade de Saúde do Bairro para realizar o teste. De acordo com a enfermeira […]

Leia mais…

publicado: 23/04/2014 20h40,
última modificação: 23/04/2014 20h40

IMG_5672Na manhã desta quarta-feira (23), segundo dia da Campanha contra a sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou equipes do CTA/SAE para realizar os testes no Bairro do Mutirão e São Cristóvão.

No Mutirão os moradores amanheceram o dia na Unidade de Saúde do Bairro para realizar o teste. De acordo com a enfermeira chefe, Denise Campos, “a demanda no Mutirão é muito boa e a campanha é extremamente importante, pois em relação ao HIV não existe tanta divulgação sobre as complicações da sífilis, que vale lembrar pode estar na corrente sanguínea da pessoa por muito tempo sem que seja percebida de imediato, só nos estágios mais avançados com o aparecimento de manchas é que pode-se sugerir que a pessoa esteja acometida pela doença”, afirmou Denise.

No Bairro do São Cristóvão todas as quartas-feiras são realizados os exames citológicos e como nesta coincidiu com a campanha da sífilis as mulheres foram orientadas e a maioria fez a testagem.

IMG_5643Ficamos contentes com a procura, hoje já foram realizados vários testes, num sinal de que as pessoas estão atendendo ao nosso chamado. Já na primeira hora de atendimento realizamos a testagens em várias pessoas e este é o objetivo atingir o máximo possível de moradores aqui do Bairro”, disse a enfermeira chefe da USF do São Cristóvão Alexsandra Novaes.

Queremos identificar e tratar qualquer tipo, mas não podemos deixar de dar ênfase aos casos de sífilis congênita, quando a mãe poderá transmitir ao filho durante a gestação. Portanto se a mulher está grávida e ainda não realizou o teste para esta doença, fique atenta ao calendário e não perca o atendimento no posto de saúde da sua comunidade”, alertou o Dr. Luiz Aureliano, Secretário de Saúde do Município.

A testagem da sífilis se encerrará no próximo sábado (26), até lá todos os postos de saúde terão oferecido de forma gratuita o teste rápido para diagnóstico da doença.

Programação:

Dia 24 (Quinta-Feira)

Manhã – USF Cohab I e II e USF AABB (Várzea)

Tarde – USF do Alto da Conceição

Dia 25 (Sexta-Feira)

Cadeia Pública

Dia 26 (Sábado)

Encerramento da Campanha pela Manhã na Praça de Alimentação do Pátio da Feira.