Hospital Regional do Sertão será realidade em Serra Talhada

Hospital-RegionalA Prefeitura de Serra Talhada comemora mais uma conquista que trará grandes benefícios para a população sertaneja. Através de uma emenda da bancada de Pernambuco, o tão sonhado Hospital Regional do Sertão será uma realidade. Foram destinados mais de 150 milhões de reais a partir de esforços dos parlamentares pernambucanos, que compreendem a importância da construção de um equipamento dessa magnitude para atender a população com mais qualidade e eficiência. Nesse processo a participação do Senador Humberto Costa foi decisiva. “Humberto tem sido um grande parceiro para Serra Talhada. Além da emenda para a construção do Hospital Regional, Humberto destinou, ainda, uma emenda de 1 milhão de reais para a elaboração do projeto tecnico. O recurso já está disponível no orçamento da União para a Secretaria Estadual de Saúde. Somos testemunhas da luta que o Senador tem travado para trazer mais investimentos para nosso município. E nesse caso específico,  çãodagente Mais Informações: www.serratalhada.pe.gov.brA Prefeitura de Serra Talhada comemora mais uma conquista que trará grandes benefícios para a população sertaneja. Através de uma emenda da bancada de Pernambuco, o Hospital Regional do Sertão será uma realidade.

Foram destinados mais de 150 milhões de reais, a partir de esforços dos parlamentares pernambucanos que compreendem a importância da construção de um equipamento dessa magnitude para atender a população com mais qualidade e eficiência.

A Prefeitura Municipal tem buscado, incansavelmente, novos investimentos, para fazer a cidade avançar cada vez mais, e oferecer para a população serviços cada vez melhor.

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA Nº. 002/2015 – RETIFICAÇÃO

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÕES POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO – SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

 

edital de retificação

Mais Água: em parceria com Codevasf e Dnocs, Prefeitura inaugura poços artesianos

poçosNa manhã desta quarta-feira(28), a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e em parceria com a Codevasf e Dnocs, realizou a inauguração de 5 poços artesianos na comunidade de São João dos Gaias, dos 60 que o município irá entregar para a população .

O evento, que contou com a presença de representantes da Codevasf, representantes do governo municipal, vereadores e moradores da região, aconteceu na Escola Municipal Antônio Gaia. Na ocasião, o prefeito Luciano Duque falou da importância da iniciativa de implantar poços na região e acrescentou que a meta é chegar a 200 poços.

poços2“Nossa meta é promover a universalização do acesso e uso da água em áreas rurais para consumo humano. Além de fortalecer a produção agrícola e alimentar, a fim de conquistarmos o pleno desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social”, informa Luciano.

A metodologia utilizada pela prefeitura é a de buscar parceiros e projetos que colaborem com a instalação de cisternas individuais e produtivas, perfuração e recuperação de poços, pequenas barragens, sistemas simplificados de abastecimento de água e kits de irrigação. Tudo isso para atender, principalmente, a população de baixa renda.

poços1João Bosco, superintendente da Codevasf, acredita que esse é o único caminho a seguir. “Essas são ações simples que muda e dá qualidade de vida para as pessoas. E muda para sempre. Queremos continuar com o projeto Água para todos nessa região por entendermos a necessidade desse olhar”, finaliza João.

Pescadores se alegram com a chegada de 30 mil alevinos

peixes5A manhã de hoje (28) começou com euforia por parte dos ribeirinhos que vivem às margens da Barragem Cachoeiro II. É que a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Agricultura Familiar, conseguiu 100 mil alevinos para repovoar os mananciais de Serra Talhada.

A ação é uma parceria com a Codevasf, órgão que fez a doação de 30 mil desses alevinos, nessa primeira etapa. De acordo com o Superintendente da Codevasf, João Bosco, a entrega por etapas se dá por conta da superpopulação. “Se colocarmos todos os alevinos de uma só vez, teremos uma super população, e logo que a atividade de pesca for liberada, vamos voltar a não ter peixes, além do que mais, esses peixes precisam de água das chuvas. Então trouxemos 30 mil agora, para dar início a atividade de pesca, e em outro momento, traremos mais uma quantidade expressiva. Assim, o pescador terá mais tempo de pesca e mais alimento na mesa”.

peixe3Com o repovoamento das barragens, mais de 400 famílias serão beneficiadas diretamente com a pesca. Para o Secretário de Agricultura, José Pereira, é visível a alegria do povo de Serra Talhada com a chegada dos alevinos. “Os pescadores estão em festa. Nesses 3 anos de seca perdemos a nossa pesca, e o sustento de muitas famílias. Hoje, estamos dando o primeiro passo para que nossa região volte a ter uma população significativa de peixes para nosso povo”.

Durante seu discurso, o Prefeito Luciano Duque focou a importância desse grande ato de repovoamento, citando a merenda escolar. “Peixe é um alimento saudável, limpo e vamos colocar na merenda escolar esse elemento tão rico. Com essas ações podemos garantir a fixação do homem no campo. Estamos buscando soluções para o problema da seca e dando condições para que as pessoas vivam com dignidade em seus locais de origem. Aqui o povo planta, colhe e sobrevive de seu trabalho. E a cada dia trabalhamos para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida do povo da nossa terra”.

peixe4“Durante esses 32 anos que vivo da pesca, nunca vi uma ação desse jeito. Isso é uma alegria e uma riqueza enorme para o pescador. Hoje tenho certeza que no próximo ano as coisas vão melhorar, porque eu estou vendo a quantidade de peixinhos que estão na água. Esses peixes vão crescer e vão nos alimentar, tanto de sua carne, quanto da renda que vai nos trazer. É uma felicidade ver esse momento”, finaliza emocionado o pescador João Cosme.

Secretaria da Mulher faz roda de diálogo com associações rurais e urbanas

encontro de mulherNa manhã desta segunda-feira, 26, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria da Mulher, realizou, no auditório da Secretaria de Educação, uma Roda de Diálogo com 20 representantes de associações urbanas e rurais.

Durante o evento, foram debatidos diversos temas e anseios das comunidades. De acordo com a Secretária executiva, Mônica Cabral, “esse foi o primeiro encontro de mulheres, dentre tantos que planejamos para 2015, no intuito de escutar essas mulheres e tentar identificar como estão com relação a saúde e geração de renda, por exemplo. E traçando metodologia de trabalho de grupo, onde elas vão nos apresentar as necessidades da comunidade”.

Já para a Vice-Prefeita e Secretaria da Mulher, Tatiana Duarte, a ideia é que essas representantes consigam ser um elo de ligação entre prefeitura e associação. “Estamos nos reunindo com esses distritos para saber a necessidade das comunidades de quem está no dia a dia, vivenciando a realidade dos distritos, além de fortalecer e empoderar essas  mulheres, para que a partir de suas demandas possamos planejar nossa estratégia para 2015″.

“Pela primeira vez participo desse encontro. Foi muito valioso, pois abriu nossas mentes e vou levar esse evento para o distrito, a fim de fortalecer e organizar a nossa comunidade, além de conscientizar os homens de que todos somos iguais, todos temos os mesmos direitos, homens e mulheres”, finalizou Maria do Socorro, presidente da associação Fazenda Serra Grande.

Prefeitura reforçará luta pela ampliação do HOSPAM

A Prefeitura de Serra Talhada parabeniza o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, pela iniciativa de buscar apoio junto ao Governo Federal em prol da saúde do município.

Na visita que fez ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Governador reivindicou recursos para a instalação da UTI neonatal no HOSPAM, ação que melhorará a oferta de serviços à população.

O gesto do Governador engrandece a parceria entre os governos. O Governo Municipal não medirá esforços para viabilizar mais essa conquista para a população serratalhadense, e buscará junto ao Senador Humberto Costa, reforçar essa luta de todos.

Saúde realiza Introdutório para melhorar atendimento na Atenção Básica

saudePensando em agilizar e melhorar o atendimento às pessoas acompanhadas pela atenção básica, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, durante toda essa semana, o Introdutório sobre Saúde, no Núcleo de Vigilância.

O Introdutório visa a capacitação de todos os profissionais da Atenção Básica e tem por objetivo instruir todos esses funcionários sobre o fluxo da secretaria, bem como todos os programas, o sistema de marcação, como trabalhar no posto de saúde, entre outros.

De acordo com a Secretária, conhecer os programas é de fundamental importância, para que nossos profissionais indiquem o melhor procedimento e dê as orientações corretas para o povo, além de entender de toda a parte administrativa e social.

“Nós cuidamos das pessoas, em todos os aspectos. Cuidamos da saúde mas, mais que isso, cuidamos da alma. Quando estamos doentes estamos frágeis, debilitados e nossa estima também fica abalada. É nesse contexto que a cada dia buscamos nos qualificar ainda mais para cuidar, buscar a melhora da saúde, mas também acarinhar a alma das pessoas. Por isso, estamos capacitando nossos profissionais, não só no conhecimento técnico e administrativo, como também no emocional”, finaliza a Secretária.

Serra Talhada pode ser pioneira em produzir energia renovável

reuniTransformar resíduos em energia. Esse é o objetivo da Prefeitura Municipal de Serra Talhada para os próximos anos. Pensando nisso, na última sexta-feira, 23, o Prefeito Luciano Duque, recebeu na sala de reuniões do centro de Zoonoses, os representantes da empresa italiana Sebigás, Giorgio Gerra e Pianigiani Lorenzo, para discutir toda a logística para a implantação da usina de energia no município.

De acordo com a tendência mundial, focada no desenvolvimento de fontes renováveis, a produção de biogás reduz a emissão de CO2, ao mesmo tempo que colhe frutos econômicos e benefícios ecológicos. É um processo simples e acontece através da fermentação bacteriana anaeróbica de derivados da cadeia de suprimentos agroindustriais, da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, resíduos de origem animal e matérias-primas agrícolas que representa uma fonte de energia renovável. Essa fonte pode ser aproveitada para a produção de eletricidade e calor. Além disso, os resíduos produzidos a partir do processo de digestão anaeróbica, podem ser usados como fertilizantes orgânicos estáveis e inodoros, que contém os elementos nutritivos necessários para o crescimento das plantas, conduzindo para a eliminação parcial ou total dos adubos químicos sintéticos.

Para o prefeito, a ideia principal é fortalecer o sistema e os catadores, além de gerar mais emprego com a separação do lixo. Depois, a parte orgânica que vai passar pelo tratamento produzirá energia elétrica, gerando duplo ganho para o município.

“Aterro é custo para o município e lixo é riqueza. Essa tecnologia é correta. Não é sujo. Tem aproveitamento de tudo, e estamos animados com a possibilidade de implantação da empresa em Serra Talhada. Temos condições de ter a usina. É um avanço importante. Vamos gerar emprego e renda para nosso povo, bem como cuidar das questões ambientais. Estamos na expectativa de sermos os pioneiros e resolver a questão do lixão no município”, disse Luciano.

Para lorenzo, o município tem todos os aspectos favoráveis para a implantação da usina. “Por possuírem a Agência do Meio Ambiente, facilita a parte burocrática, e o município está pronto. Tem área para instalar, vontade de implantar e localização demográfica privilegiada. Fechando alguns detalhes,  Serra Talhada será a primeira no Brasil a implantar uma usina de digestão anaeróbica, natural e biológica, otimizada para produzir energia elétrica”. Finaliza Lorenzo.

Prefeito visita obras no Hospital Veterinário

 

visitaSerra Talhada está na contagem regressiva para receber o Primeiro Hospital Veterinário Municipal do Estado. A inauguração, que acontece na próxima sexta, dia 30, no centro de Zoonoses, terá na programação uma visita a todas as dependências do hospital.

Nesta sexta, 23, o prefeito Luciano Duque visitou a reforma do prédio que vai atender todos os tipos de animais de Serra Talhada. “Somos os primeiros no Estado a ter um olhar especial para esses seres tão importantes para muitas famílias. Por muito tempo, o centro de Zoonoses carregou uma imagem de maltratar os animais e matá-los sem nenhuma piedade. Mas nós estamos mudando isso. Os animais também precisam de cuidado e carinho. E aqui eles terão. Temos uma ONG instalada no prédio, o que vai nos ajudar bastante para que nossos animais tenham cuidados especiais, e os casos de sacrifício também terão um cuidado diferenciado a fim de que o animal não sofra de forma alguma”, afirma Luciano.

De acordo com Aron, secretário executivo, as primeiras ações do município será o cuidado com os cães vadios. Estes serão medicados, vermifugados, castrados e encaminhados para adoção. “No hospital serão oferecidos serviços, desde a consulta, até a cirurgia. Em breve estamos recebendo mais equipamentos como aparelho de Raio-X e ultrassonografia, além do laboratório de pesquisas. Com esse laboratório vamos agilizar os resultados dos exames e poder tratar os animais com mais velocidade”, informa Aron.

Prefeitura de Serra Talhada prioriza formação permanente de trabalhadores



02
Com objetivo de consolidar-se como referencia regional e estadual na gestão da Política de Assistência Social até 2016, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, estabeleceu diversos mecanismos para fortalecer a Política de Assistência Social local.

Dentre as metas estabelecidas pela secretaria, a fim de melhorar a qualidade de vida da população em situação de risco e vulnerabilidade social, estão: a realização de Concurso Público, a elaboração de diversos Planos de Serviços socioassistenciais, o Reordenamento dos Equipamentos, Cursos de qualificação profissional e Inclusão produtiva, Programa de habitação popular, Construções, Novos serviços e implantação de Núcleo de Vigilância Social.

É neste contexto que destacamos o Plano de Formação Continuada da Secretaria, construído coletivamente ao longo de 2014 a partir das necessidades reais e vivenciadas pela gestão, trabalhadores e usuários da Assistência Social.

Para dar início a essas metas estabelecidas, aconteceu, nos dias 22 e 23 de janeiro, no Auditório da AESET,a capacitação “A política de assistência social e o SUAS com foco nas proteções sociais”, ministrada pela assessora Lúcia Lira, da Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação de Pernambuco.

O plano contempla uma série de ações formativas que vão acontecerão longo de 2015, com a finalidade de ampliar o conhecimento e habilidades das equipes de referências dos nossos serviços, programas e projetos sociais. “Nossa próxima ação de qualificação profissional acontecerá em parceria com o Poder Judiciário através do Curso de Aperfeiçoamento para Atores dos Serviços de Acolhimento, entre os meses de fevereiro a setembro do corrente ano”, explica Cícero, Secretário Executivo.

Para o prefeito Luciano Duque, é necessário buscarmos um olhar mais humano e todas as vertentes que envolve a Assistência no município. “A própria complexidade de demandas da Assistência Social hoje requer uma atuação profissional crítico-reflexiva, o que se alcança por meio da formação dos trabalhadores de forma continuada e sistemática. É nesta perspectiva que damos início a uma série de capacitações que se concretizarão ao longo de 2015 em vista do fortalecimento da Política Pública de Assistência Social em Serra Talhada”.