Em ST, Começa a funcionar nesta 2ª o primeiro hospital veterinário de PE

Animal 3O clima é de euforia no Centro de Zoonoses de Serra Talhada. Embora ainda não tenha sido inaugurado oficialmente, já começa a funcionar, a partir desta segunda-feira (22) o Hospital Veterinário de Serra Talhada, em verdade, o primeiro hospital veterinário Público do estado de Pernambuco.

 

“uma grande vitória”, comemora Ivan Rui Rodrigues (Neguinho) Presidente da ONG “Animal Feliz”, Animal 5que recebeu um espaço no complexo do zoonose e pode acompanhar de perto todo trabalho que está sob o comando do veterinário, Dr. Jackson Tenório.

 

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada, através do Núcleo de Vigilância em Saúde do município, vem dispensando um olhar especial para o Centro, e o resultado começa a aparecer. O espaço, totalmente reformado acolhe animais e presta atendimento Animal 7para toda população.

 

“Já estão montados todo centro cirúrgico, laboratório e sala de pós-operação”, informou Aron Lourenço, secretário adjunto da Saúde e adiantou: “em alguns pontos do Centro estamos finalizando alguns retoques e pintura, certamente em breve estaremos informando a inauguração oficial do espaço, no entanto, já começamos a funcionar de fato neste segunda-feira”.

Animal 2

“A Ong “Animal Feliz” está montando uma sala pós-parto para os animais e estamos buscando doações e parceiros que possam contribuir, é só nos procurar aqui na nossa sede, no Centro de Zoonoses”, informou Daniela Karla, da ONG.

 

De acordo com informações do veterinário, Dr. Jackson, todo um trabalho de testagem de animais sobre a Animal 1Leishmaniose já foi efetuado, “isso nos cães domiciliados, agora vamos começar as testagens nos cães vadios. Já estamos com trabalho de “fumacê” nas áreas onde foram detectados um maior número de animais infectados e vamos estender essas ações para onde se fizer necessário”, disse ele.

 

O Hospital Veterinário funciona também como uma clínica, das 8 às 13 horas, lá, os profissionais do Animal 10município atendem toda população com consultas, vacinas, testagens e agora com cirurgias. “É só nos procurar, o serviço é totalmente gratuito”, informa o Dr. Jackson.

 

No centro de Zoonose, animais recolhidos e filhotes ficam a disposição de quem quiser adotar, tudo sob a vigilância da ONG, que acompanha de perto todo trabalho do município.

 

Com isso, Serra Talhada que é Polo Médico da região, destaca-se agora como a primeira cidade a possuir um Hospital Veterinário Público em todo Estado.

Prefeitura de Serra Talhada cumpre anunciado e entrega prédio do SAMU

Samu 1Esta pronta a Central de Regulação do SAMU. A Prefeitura de Serra Talhada, cumpre o anunciado e entrega totalmente pronto e equipado a Central do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que atenderá a 35 municípios que integram a 3ª Macro Regional de Saúde, da qual Serra Talhada é a sede.

 

Samu 5“Conforme anunciamos, está aqui, pronta a Central do SAMU, e é bom que se frise, a melhor e mais bem equipada de todo Nordeste, construída atendendo todos os parâmetros do Ministério”, disse a Dra. Márcia Conrado, nesta sexta-feira (19).

 

O prédio, que recebe alguns últimos retoques de pintura, já está totalmente equipado, com computadores, rádio, alojamento, sala de espera, copa, Samu 2cozinha, etc.

 

A Prefeitura de Serra Talhada teve todo cuidado de ajardinar todo espaço e de construir a via de acesso do mesmo até a BR 232. “Agora é só funcionar, isto agora depende do Estado, da União e dos municípios se adequarem para operar no sistema”, informa Aron Lourenço, secretário adjunto da Saúde em Serra Talhada.

Samu 3

De acordo com as informações de Aron, a grande maioria dos municípios não estão preparados, faltando instalarem a central de rádio-comunicação.

 

“É preciso que todos os municípios tenham funcionando os rádios operadores, são eles que fazem o contato com a Central e vice versa”, disse Aron e exemplificou: “quando o cidadão ligar para o número 192, a ligação cairá na Central, aqui em Serra Talhada, daqui então a regulação aciona a unidade móvel mais próximo, e é aí que entra a central de rádio, é preciso que os municípios estejam com tudo funcionando para que a Central possa fazer o contato e autorizar deslocamento da ambulância, enquanto não estiverem prontos, não vamos poder fazer nada”, alerta Aron.

 

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, informa que irá providenciar a inauguração oficial do espaço, no entanto, o mesmo já está pronto para uso, tão logo os demais municípios satélites estejam operacionais,

 

“Todo pessoal já está capacitado e esperando, assim que os outros municípios estejam prontos, vamos convocá-los para fazer a Central funcionar, mais uma vez ratifico, estamos entregando o aparelho conforme estipulamos, o município não poupou esforços e cumpriu a sua parte, agora ficamos dependendo dos parceiros”, finalizou a secretária, Dra. Márcia Conrado.

Prefeito e primeira dama prestigiam colação de grau da AESET

Formatura 6A AESET (Autarquia Educacional de Serra Talhada) realizou a segunda e última noite de colação de grau da instituição, a solenidade aconteceu novamente na Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST) nessa quinta-feira (18) e 88 novos bacharéis se formaram nos cursos de Psicologia e Serviço Social, das Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST) e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada (FACHUST), Formatura 2respectivamente.

Entre muitas personalidades da sociedade serratalhadense, o prefeito Luciano Duque e a primeira dama do município, Karina Rodrigues, prestigiaram o evento. O auditório da Câmara novamente ficou pequeno para acomodar formandos e seus parentes e amigos.

Luciano Duque disse estar orgulhoso de participar de um momento tão importante: “é com muito orgulho que participo desta solenidade onde formamos a primeira turma de psicólogos do sertão do Pajeú. Nós acreditamos que a única ferramenta capaz de mudar a vida das pessoas é realmente a educação. Agradeço pelo convite de poder participar de um momento tão importante na vida de tantas pessoas. Sigam em frente, se Deus colocou desafios nas nossas vidas é por que enxergou que temos capacidades suficientes para superá-los”, discursou o prefeito.

Formatura 2

Formatura 3

Formatura 7

PREFEITURA DE ST PAGA 13º A TODOS OS SEUS SERVIDORES

A secretaria de Finanças da Prefeitura de Serra Talhada anunciou o pagamento do 13º salário de todos os Servidores do município. Segundo Cibeli Alves, secretária de Finanças, o Prefeito Luciano Duque autorizou o pagamento, nesta sexta-feira (19) a todos os servidores, inclusive os inativos.

 

Está sendo liberado o pagamento referente a 50% do valor do 13º salário de cada servidor, já que, os outros 50% já foi pago a cada servidor no mês do seu aniversário.

 

A notícia é recebida com entusiasmo pelos servidores municipais e o Prefeito Luciano Duque, a despeito de especulações em alguns setores da imprensa, demonstra sua sensibilidade e respeito pelo funcionalismo público, ao mesmo tempo que promove com esta medida o aquecimento das vendas no comércio local.

Prefeitura já começa a identificar boxes “abandonados” no Pátio da Feira

Dando cumprimento a tudo que foi acordado na última reunião com Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Associação de Comerciantes do Pátio da Feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, já começou o trabalho de identificação dos espaços, fechados e abandonados, que, conforme disse o Chefe de Gabinete do Prefeito Luciano Duque, Rafael Oliveira, respondendo também pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, “muitos servindo apenas para depósito de objetos imprestáveis”.

 

A prefeitura está tentando localizar os proprietários para definir-se quanto ao uso dos espaços, no caso dos mesmos não serem localizados, o espaço será desocupado pela Prefeitura e colocado a disposição para alocar comerciantes que estão negociando na área interna do Pátio.

 

“Já começamos a desocupar alguns e a ação vai continuar até mais ou menos o dia 20 de janeiro. Até lá queremos já está com tudo definido para então cadastrarmos e levar-mos para dentro do pátio todo comércio que se pratica no seu entorno, acabando em definitivo esta concorrência desleal, conforme nos solicitaram”, declarou Rafael.

 

De acordo com o Chefe de Gabinete, são cerca de 100 comerciantes que estão irregulares fora do Pátio, “alguns já possuem espaço na área interna, estes terão que voltar ou perdem o espaço, outros não tem, vamos disponibilizar para eles os espaços que existem e que estão irregulares”, explicou ele.

 

Todos aqueles que possuem boxes no Pátio da Feira e que não estão fazendo uso dos mesmos devem procurar a Secretaria o quanto antes, para fazerem o recadastramento e pagarem as taxas que estão em atraso e providenciarem sua ocupação.

 

Também, informa Rafael Oliveira, já entrou em vigor a proibição de estacionamento e circulação de motos e bicicletas dentro do Pátio, tal medida também ficou acordado com o MPPE e visa evitar acidentes e também dar mais mobilidade aos usuários do espaço, o não cumprimento da determinação poderá acarretar em multas e até mesmo na apreensão do veículo, acredita o Chefe de Gabinete que a qualquer momento o Detran, juntamente com o STTRANS estarão efetuando blitz no local.

 

“A finalidade de todas estas ações é proporcionar um ambiente mais favorável tanto para os permissionários como para os usuários, e estamos procurando atender suas reivindicações na retirada do comércio externo, pois consideramos válida a reclamação, é assim que acreditamos que as coisas devam acontecer, em via de mão dupla, com participação do Governo Municipal e da população”, finalizou Rafael.

Planejamento para 2015 já começou nas Secretarias municipais

Planejamento 3A palavra de ordem na gestão do prefeito de Serra Talhada Luciano Duque é: Planejamento. Durante todo dia desta quinta-feira (18) a Secretaria de Desenvolvimento Social reuniu seus cerca de 120 colaboradores, nas dependências da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), para elaborar planejamento estratégico para o próximo ano.

Planejamento 5De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Josenildo André Barboza, “o olhar não vai estar desatento de tudo que foi construído em 2014, mas no próximo ano certamente focaremos a família, por que enxergamos na família a base de tudo e o caminho por onde atenuar ou mesmo solucionar os problemas, principalmente na violação dos direitos dos idosos, por exemplo,”.

Planejamento 2Em 2014 a SDS foi um dos destaques da gestão de Luciano Duque, tendo conseguido alocar recursos através de múltiplos projetos como o do CAUD, onde o município foi escolhido em edital da Fundação Itaú Social, só naquela oportunidade a SDS conseguiu quase meio milhão de reais.

“Existem recursos, mas para que venham de fato é preciso nos adequar as normativas, criar ou equalizar equipamentos, e isso é planejamento. Cada um faz a sua parte e transversalmente caminhamos juntos rumo às realizações” disse Josenildo.

Um dos principais focos de atuação da SMDS (secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial), para este ano de 2015 será sem dúvida a implantação do CRI (Centro de |Apoio ao Idoso), uma iniciativa que conforme informa o secretário. Ainda segundo suas informações todas as estratégias e planos já estão prontas para serem colocadas em prática, o que acontecerá neste ano de 2015.

“Hoje aqui, reunimos os técnicos e coordenadores da Secretaria para alinharmos nossas ações. Estaremos trabalhando em conjunto, todos os aparelhos, seja CRAS, CREAS, CAUD, todos integrados e, como destaquei anteriormente com foco na família, pois é nela que poderemos atuar em seus recortes específicos, seja na política em favor do idoso, seja na política em favor da criança e do adolescente”, finalizou Josenildo André.

CAPS Transtornos realiza Natal e Confraternização

NATAL 4O Centro de Atenção Psicossocial Transtornos em Serra Talhada realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma grande festa de Natal, com direito a sorteio de prêmios entre os usuários do centro, e claro, com a presença do Papai Noel.

Animada, a primeira dama Karina Rodrigues esteve presente e abraçou todos, posou para fotos e ajudou na realização do sorteio. “É com muita alegria que venho aqui passar este momento com cada um de NATAL 3vocês. Represento neste instante o prefeito Luciano Duque que não pôde comparecer, mas que enviou também um grande abraço e me pediu para dizer a vocês que cuidar das pessoas será sempre a marca dessa gestão”, disse a primeira dama. Karina e aproveitou a oportunidade para desejar a todos um ano novo cheio de paz e saúde.

NATAL 5A Secretária de Saúde de Serra Talhada, Drª. Márcia Conrado, também compareceu e participou da festa. “É muito gratificante ver o trabalho que diariamente é realizado aqui. Não poderia deixar de vir abraçar as pessoas e desejar a todos um novo ano cheio de muita paz e de muita saúde e dizer que nós continuaremos firmes na busca de um serviço de excelência. Este é um desejo do prefeito e é uma prática nossa, trabalhar NATAL 1igualitariamente para todos, sem fazer distinção”, disse a secretária.

Ao todo cerca de 100 pessoas participaram das comemorações e tiraram muitas fotos com o Papai Noel, acompanharam as apresentações do Grupo de Flauta Doce e do Pastoril do Colégio Municipal Cônego Torres e ainda, em um coral formado pelos usuários, entoaram alegremente canções natalinas.

Hoje está sendo um dia especial para eles (usuários), pois a maioria tem dentro si o coração de criança e o “espírito do natal” continua presente. Os olhos deles brilharam ao avistarem o Papai Noel entrar no Centro, isso é realmente indescritível”, confessou Helaine Santana, Terapeuta Ocupacional.

A Coordenadora do Centro, Nathália Epaminondas, de licença médica, não compareceu ao evento mas fez questão de dizer que “me sinto presente e me confraternizo com todos eles, usuários e equipe de trabalho, afinal estamos juntos todos os dias do ano, é uma pena que não tive condições de poder compartilhar um momento tão especial”.

AESET promove Colação de Grau de Formandos

Formatura 3Durante a colação de grau dos cursos de licenciatura em Matemática, Letras, História, Ciências Biológicas e Educação Física, da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), ocorrida na noite dessa quarta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, o Governo Municipal se fez presente na pessoa do Secretário de Administração, o Dr. Renato Godoy, que representou o prefeito Luciano Duque que se encontrava em Formatura 1viagem oficial. O secretário de Educação do Município, Edmar Júnior, também compareceu e foi o patrono de todas as turmas.

O auditório da CMST ficou pequeno para acomodar parentes e amigos dos 80 formandos que compareceram a solenidade. “É uma satisfação nossa e uma realização deles. Todos chegaram aqui com o sentimento de cumprir uma etapa na vida, de ter galgado mais um degrauFormatura 2afirmou Eliane Cordeiro, Presidente da AESET.

A educação é a base para que a gente tenha uma sociedade melhor. Melhor qualificação profissional, mais conscientização de modo geral, faz sem dúvidas parte da construção de uma sociedade mais justa e participativa” afirmou o secretário Renato Godoy.

Formatura 5Para Edmar Júnior “é muito positivo estarmos aqui nesta noite especial na vida não só daqueles que se formam, mas de seus familiares, e nossa presença é uma afirmação de que a gestão do prefeito Luciano Duque está disposta a colaborar para que cada vez mais as pessoas tenham oportunidade, pois oportunidade é o combustível dos sonhos” filosofou o secretário.

Funcionários da Prefeitura presenteiam crianças da Baixa Renda

Baixa renda 1A Primeira Dama do município, Karina Rodrigues, acompanhada do Papai Noel fizeram a alegria das crianças acolhidas na Casa da Família, no bairro Baixa Renda.

 

Mais de 100 crianças que são assistidas naquela instituição, receberam com muita alegria os presentes doados pelos funcionários da Prefeitura de Serra Talhada.

 

A Campanha que foi encabeçada Baixa renda 2pela Primeira Dama, recebeu adesão total dos funcionários municipais e assim, trouxe para toda aquelas crianças, muitas sem condições de poder contar com a visita do “bom velhinho”, a magia do espírito natalino.

 

A Casa da Família, que é uma extensão da Casa da Cidadania, no Borborema, acolhe as crianças oferecendo educação e lazer, e nesta quinta-feira (18) enfeitou-se para receber os presentes das mães de Papai Noel e de Karina Rodrigues.

Baixa renda 3

“É muito gratificante poder participar da alegria de todos eles. De poder compartilhar com eles toda esta inocência que é na verdade o que mantém acessa a chama do espírito natalino”, disse Karina e continuou, “É necessário que tenhamos esta atitude não apenas agora no Natal, mas durante todo o ano. A prefeitura tem buscado apoiar o trabalho deste pessoal que se doa, muitos até voluntariamente, numa prova de que temos que repartir o que possuímos com os que mais precisam, faz bem”, finalizou.

Secretaria de Esportes realiza últimas atividades de 2014

Academia 3A Prefeitura de Serra Talhada, através da sua Secretaria de Esportes tem desenvolvido nos bairros da cidade atividades de ginástica e educação física, reunindo a população para através da prática de exercícios físicos, promover melhor qualidade de vida para todos.

 

O Projeto “Academia Para Todos”, tocado pela secretária Vânia Melo caiu no gosto popular e centenas de serratalhadenses já se habituaram, em diversos bairros da cidade, como Cohab, Bom Jesus, Centro, IPSEP, Vila Ferroviária, etc., participam ativamente do movimento, que tem incluído até mesmos as crianças.

 

Academia 4Na noite desta quarta-feira (17) a Secretaria realizou na Academia das Cidades, no IPSEP e no Bom Jesus, dois grandes momentos. “É nossa ultima atividade do ano, agora os professores e instrutores entram em recesso, mas estaremos de volta com muitas novidades , agora, logo no início de 2015″, declarou Vânia Melo.

 

Para secretária este foi um momento muito gratificante, com a participação popular muito ativa, onde, participantes da “Academia Para Todos”, aproveitaram para agradecer aos professores e todos que fazem o projeto acontecer.

Academia