Trânsito: alterações começaram hoje, (24)

DSC_0336Começam a funcionar, a partir de hoje (24), as alterações no trânsito de Serra Talhada. Todos os novos Semáforos já estão funcionando, os giros à esquerda já não existem mais e algumas ruas passam a ser mão única.

A ação da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Superintendência de Trânsito conta com o apoio de educadores de trânsito, orientando e indicando as mudanças aos condutores e pedestres, e o Detran está reforçando a ação, fiscalizando e multando os infratores.

DSC_0322A Prefeitura tomou todos os cuidados antes de colocar em prática as alterações, como: a contratação de uma empresa especializada em engenharia de trânsito, a Sinal Vida, que que fez um levantamento minucioso apontando algumas soluções para os pontos de conflito em toda a cidade.

Com isso, o Município optou pelos equipamento mais adequados, com objetivo de proporcionar mais segurança, mobilidade e fluidez no trânsito, como a troca de todas as lâmpadas dos semáforos já existentes, por lâmpadas de led, e os novos semáforos instalados na cidade já possuem lâmpadas de led.

A opção pelas lâmpadas de led se dá pela quantidade de benefícios, por exemplo: o baixo consumo de energia, resultando em ganhos de redução da ordem de 80 a 90%, quando comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes de mesma intensidade luminosa; a luz emitida é monocromática, não sendo necessários filtros para se obter uma determinada cor; a vida útil de um LED é de aproximadamente 100.000 horas e a queima de alguns LED’s não compromete totalmente a indicação luminosa, pois vai restar uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos.

Além dos semáforos, placas regulamentares estão sendo instaladas por todo o trecho da cidade que terá alteração. As faixas de pedestre também ganharam um reforço, a partir, de agora, todas as faixas serão termoplásticas, por possuir maior visibilidade e  durabilidade, podendo chegar a uma vida útil de 5 anos.

Para o Prefeito Luciano Duque, ” com o crescimento do município, o trânsito também precisa de melhorias, principalmente para garantir a segurança, tanto dos condutores, quanto para os pedestres”.

Mais de 350 mil reais de recursos próprios foram investido nesta primeira etapa do projeto, a próxima etapa será a  municipalização do trânsito e implantação da zona azul.

Serra Talhada tem espaço garantido no Conselho Regional de Administração do Pajeú e Moxotó

 

diretoria-660x330Na manhã de ontem (23), o Secretário de Administração, Renato Godoy, foi eleito 1º vice-presidente do Conselho Regional de Secretários de Administração do Pajeú e Moxotó, durante uma reunião que aconteceu em Tabira.

Durante a reunião, foi discutido o estatuto do Conselho, além do agendamento com o TCE e a Escola de Contas Públicas para cursos e capacitações, e agendada a próxima reunião para o dia 12 de maio em Afogados da Ingazeira.

Segundo o Secretário Renato Godoy, “fazer parte do conselho é muito importante para o município, pois é mais um espaço conquistado para os discursos políticos em prol das pessoas de Serra Talhada”.

 

Membros do Conselho

Presidente Flávio Marques (Tabira)

1º vice-presidente: Renato Godoy (Serra Talhada)

2º vice-presidente: Álvaro Gois (Sertânia)

Secretária Geral: Flaviana Rosa (Afogados da Ingazeira)

1ª secretária: Shirley Coelho (Iguaraci)

 

Prestação de Contas 2013 é aprovada pelo TCE

SERRA-TALHADA-PEA Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou na manhã desta quinta (22) e aprovou com ressalvas as contas de 2013 do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

O Tribunal emitiu Parecer Prévio à Câmara de Vereadores daquela cidade recomendando a aprovação com ressalvas das contas do prefeito.

O processo de número 14500498, teve como relator, o Conselheiro Carlos Porto.

Julgamento:

À unanimidade, a Primeira Câmara deste Tribunal, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Serra Talhada a aprovação, com ressalvas, das contas do Prefeito, Sr. Luciano Duque de Godoy Sousa, relativas ao exercício financeiro de 2013”.

Trânsito: Mudanças começam amanhã (24). Confira o mapa!

IMG-20150423-WA0018A partir desta sexta (24), o trânsito de Serra Talhada vai amanhecer diferente. É que começam a funcionar as novas alterações, executadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, com objetivo de dar mais mobilidade e organização na área urbana.

Para as mudanças, a prefeitura realizou um processo de licitação, sendo ganhadora a Empresa Sinal Vida, responsável pela engenharia de trânsito, e que fez um levantamento minucioso apontando algumas soluções para os pontos de conflito em toda a cidade. Diante deste levantamento, todas as lâmpadas dos semáforos já existentes, foram substituídas por lâmpadas de led. E os novos semáforos instalados na cidade já possuem lâmpadas e led.

A opção pelas lâmpadas de led se dá pela quantidade de benefícios, por exemplo: o baixo consumo de energia, resultando em ganhos de redução da ordem de 80 a 90%, quando comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes de mesma intensidade luminosa; a luz emitida é monocromática, não sendo necessários filtros para se obter uma determinada cor; a vida útil de um LED é de aproximadamente 100.000 horas e a queima de alguns LED’s não compromete totalmente a indicação luminosa, pois vai restar uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos.

IMG-20150420-WA0004Além dos semáforos, placas regulamentares estão sendo instaladas por todo o trecho da cidade que terá alteração, e as faixas de pedestre ganharam um reforço. Todas as faixas serão termoplásticas, que possui como maior e principal vantagem a sua durabilidade, podendo chegar a 5 anos.

A partir de amanhã (24), várias ruas da cidade mudam o sentido, alguns giros à esquerda passam a não existir e algumas ruas deixam de ser mão dupla e passam a ser mão única.

Para essa mudança, a prefeitura montou uma equipe de educadores de trânsito que ficarão nas ruas indicando e orientando a toda população sobre as mudanças. “Amanhã (24), será o dia “D”, para o início da campanha educativa das novas mudanças no trânsito e o dia em que todos os semáforos e sinalizações regulamentares passam a dar novos sentidos para principais vias e ruas da cidade”, informa o Superintendente de Trânsito de Serra Talhada.

De acordo com o prefeito Luciano Duque, essa ação já vem sendo trabalhada desde o início de seu governo. “Está saindo do papel um trabalho que estamos desenvolvendo desde o início da gestão. Nosso principal objetivo é dar mobilidade e fluidez ao trânsito, e mais do que isso, dar segurança aos condutores e pedestres”, afirma o prefeito.

Semáforo-com-LEDsAinda segundo Luciano, “foram investidos mais de 350 mil reais, com recursos próprios, nessas mudanças, por entendermos a necessidade e importância de se organizar o trânsito do município em favor da população serra-talhadense”, conclui o prefeito.

Após o processo de adaptação às novas mudanças no trânsito, a próxima etapa é a municipalização do trânsito e implantação da zona azul.

Prefeitura realiza IV Conferência do Idoso

DSCN1024A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, realizou, nesta manhã (23), a IV Conferência do Idoso: Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por uma Serra Talhada de todas as idades, no Centro Tecnológico do Pajeú.

O evento começou com uma belíssima apresentação do grupo Folhas Outonais. Em seguida, Marluce Simões ministrou a palestra que deu origem ao tema da conferência, Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por uma Serra Talhada de todas as idades, dirigindo os participantes para os grupos de trabalho, divididos em: gestão, financiamento e participação.

DSCN1031Ainda durante a Conferência, houve uma plenária, onde foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Recife, e consequentemente, serão escolhidos os delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional.

Amanhã (24), às 16h, acontece a inauguração do Centro de Referência do Idosos, na Estação do Forró.

Prefeituras assumem a iluminação pública a partir de 22 de junho

DSC04278Agora está confirmado. A Prefeitura Municipal de Serra Talhada vai assumir a iluminação pública do município a partir do dia 22 de junho.

O acordo foi assinado pelos prefeitos de Pernambuco e a Celpe, na manhã de ontem (22), na sede da Amupe, em Recife.

Segundo o acordo firmado entre Celpe, Aneel, Ministério Público e a Amupe, que representa todos os municípios de Pernambuco, a Celpe vai realizar todos os procedimentos necessários para corrigir as irregularidades, como a recuperação de todo acervo de cada município, de acordo com as normas, para então, repassar, de fato, a iluminação pública para os municípios.

O município de Serra Talhada já está preparado para assumir a iluminação pública, toda a equipe já está sendo treinada e capacitada para trabalhar e um veículo, já está totalmente adequado para a atividade.

Serra Talhada apresenta ZOEMI, em festival de Cinema no Interior

ZEOMI, SERRA TALHADA 9Após um intenso trabalho de articulações, oficinas e produção de cinco curtas-metragens, que rendeu quase três meses de trabalhos ininterruptos, a Mont Serrat Filmes, em conjunto com os parceiros municipais, trabalharam na preparação da quinta edição do Festival de Cinema no Interior, que aconteceu no último dia 19.

Delegações dos municípios de Belém do São Francisco, São José do Belmonte, Cabrobó, Serra Talhada e da própria cidade de Afogados da Ingazeira – todas localizadas nos Sertões de Pernambuco, se reuniram nos espaços do monumental Cinema São José, na cidade de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú para conferir a première dos filmes produzidos em cada uma destas cidades. Trata-se de mais um capítulo muito importante para a história e para o processo de formação e produção audiovisual do cinema interiorano no estado de Pernambuco.

O evento contou com expressiva participação das comunidades dos cinco municípios envolvidos. Mais de 200 pessoas participaram da mostra, destacando os próprios atores dos filmes, roteiristas, produtores, artistas locais, secretários de municípios, prefeitos e demais autoridades locais.

Na mesma noite houve premiação aos destaques, eleito por um júri técnico presidido por André Dib e Milena Evangelista, e pelo júri especial composto por integrantes dos filmes exibidos.

Serra Talhada se fez presente com a apresentação de ZEOMI, um curta de 18 minutos, com poema audiovisual composto em torno de ideais de beleza, repressão, dor, prazer, natureza e liberdade.

DECRETO Nº 1.896, 20 DE ABRIL DE 2015

Prefeito decreta luto oficial de 3 dias.

Decreto n 1.896.2015 – Luto Oficial

SDSIR apresenta diagnóstico do Idoso e inaugura Centro de Referência do Idoso. Veja!

IMG-20150413-WA0041A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, em parceria com o Conselho do Idoso, realizam hoje (22), a Devolutiva do Diagnóstico do Idoso, às 19h, no Centro Tecnológico.

O evento tem como objetivo apresentar o diagnóstico com relação aos problemas que atingem a população idosa, que hoje, detém uma população de 8.621 pessoas com sessenta anos ou mais, de acordo com o IBGE censo 2010.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Josenildo André, o diagnóstico revela as principais violências e violações contra a população idosa em várias áreas.

“Os resultados a serem apresentados partem de um levantamento de informações feito dentro de um panorama geral sobre as condições de vida da população idosa, nas mais diferentes áreas, como: saúde, educação, assistência social, acessibilidade, transporte, cultura, lazer, esporte, habitação, justiça, defesa dos direitos e segurança pública”, informa Josenildo.

Após a devolutiva, vai acontecer, no dia 23, às 8h, a IV Conferência do Idoso, no Centro Tecnológico do Pajeú, e no dia 24, às 16h, acontece a inauguração do Centro de Referência do Idoso – CRI, na Estação do Forró.

“Dentro da nossa gestão temos um olhar voltado para todos os públicos, desde do recém-nascido ao idoso, e dentro dessa perspectiva, estamos buscando, cada vez mais, cuidar dos nossos serra-talhadenses que construíram, com seu trabalho, sua história, seu amor e dedicação para o crescimento do nosso município”, conclui o Prefeito Luciano Duque.

Prefeito emite nota de pesar sobre falecimento de Pedro Eugênio

IMG-20150420-WA0032Prefeito Luciano Duque emite nota de pesar sobre falecimento do ex-deputado Pedro Eugênio e decreta luto de 3 dias.

Serra Talhada permanece de luto!

Foi com imensa consternação que recebi a triste notícia do falecimento de mais um grande companheiro, o eterno deputado, Pedro Eugenio. 

Pedro foi um militante aguerrido que sempre defendeu, de forma intransigente, o direito à dignidade humana, que lutou incansavelmente por Justiça Social e por um mundo melhor. 

Serra Talhada perde mais um guerreiro que muito lutou e trouxe significativos investimentos para o município. Pernambuco perde um filho ilustre. 

O seu legado seguirá vivo na luta do povo, e haveremos de suportar a saudade para seguir lutando e trabalhando todos os dias, assim como fez o nosso companheiro. 

Estendo a minha solidariedade aos familiares e amigos, e peço que Deus conforte a todos nesse momento de profunda dor.

Luciano Duque – Prefeito Municipal de Serra Talhada.