Quadra será inaugurada no domingo (07) e homenageia “Zé Patú”

quadraNo próximo domingo (07), Serra Talhada vai amanhecer em festa e muita alegria por parte das famílias serra-talhadenses. A razão para tanta animação se dá pela inauguração da nova quadra do Centro Luiza Kehrle, que homenageia “Zé Patú”. A cerimônia de inauguração vai contar com um jogo da 1ª turma de basquete da Prefeitura municipal e a Copa Fraldinha.

Quem foi  “Zé Patú”

ze patúJosé Patú, mais conhecido por “Zé Patú”, é um dos responsáveis por manter vivo o futebol amador em Serra Talhada, alem de ter projetado grandes futebolistas da cidade e região, com o antigo Ferroviário Esporte Clube, mais conhecido como o Ferroviário da Estação.

“Zé Patú” também ficou conhecido pelo belíssimo trabalho desenvolvido junto às crianças carentes na periferia de Serra Talhada.

CAPS Infantil já se prepara para inauguração na próxima terça, 03

DSC_0286No próximo dia 03 de Junho, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, vai inaugurar o CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, localizada na rua José Dantas do Nascimento, nº 522, no Bairro AABB.

O Centro vai disponibilizar assistência psiquiátrica, assistência social, terapias ocupacionais, educação física, fisioterapia, atendimento clínico e atendimento psicológico às crianças e adolescentes do município.

Atividades em grupo e individuais, além de hidroterapia também farão parte dos trabalhos no equipamento. De acordo com a Gerente de Regulação e Especialidades do CAPSi, Bruna Godoy, o objetivo principal do novo centro é ” promover a inclusão e a reabilitação pessoal e social das crianças e adolescentes da cidade”.

DSC_0278Bruna frisou ainda que o centro de atenção psicossocial infanto-juvenil será o primeiro da região, e que “durante a inauguração, haverá muita festa e brincadeira paras as crianças presentes com o palhaço bolachinhas e muito mais.

EDITAL04/2015

PRORROGAÇÃO DO PERIODO DE INSCRIÇÃO E ALTERAÇÃO DO CALENDÁRIO

Edital

 

 

Minha Casa Rural e entrega de mais 500 casas no bairro Vila Bela foi pauta de reunião na Secretaria Nacional de Habitação

O prefeito LIMG_3903uciano Duque esteve na Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, reunido com o chefe de gabinete da secretaria, Tarcísio Cunha, para tratar de investimentos relativos ao programa Minha Casa Rural, e sobre a entrega de mais 500 casas no Bairro Vila Bela.

Na conversa com o chefe de gabinete, que representou a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, o prefeito apresentou a demanda do município para atender também os trabalhadores rurais e os agricultores familiares, através do programa habitacional, que foi criado no âmbito do Minha Casa Minha Vida.

Na ocasião, também foi tratado da entrega de mais quinhentas casas no bairro Vila Bela, solenidade que deve ser marcada para o inicio do segundo semestre. Através da parceria com o Governo Federal, já foram entregues mais de mil casas populares, e outras quase três mil estão em fase de construção, perfazendo um dos maiores programas habitacionais do nordeste, com a 4 mil habitações.

Curso para Agente de Gestão de Resíduos Sólidos chega ao Distrito de Santa Rita

DSC_0078 (1)Na tarde desta Terça, dia 26, o distrito de Santa Rita foi contemplado com o curso para agente de resíduos sólidos. O curso foi aberto com uma aula inaugural e funcionará na escola municipal Enock Ignácio de Oliveira com cerca de trinta alunos matriculados. Com formação inicial e continuada e entrega de certificado ao final. Os estudos serão ministrados por três professores do Instituto Federal do Sertão em parceria com a Secretaria da Mulher de Serra Talhada, que dará apoio ao módulo de ética e cidadania incluindo ética da mulher. Serão abrangidos os núcleos fundamental, com as matérias de português, matemática e libras; o articulador com informática, ética e cidadania e o tecnológico com introdução à gestão de resíduos sólidos, metodologias alternativas, sistemas de classificação de resíduos e educação ambiental integrando a sociedade, a saúde e o meio ambiente. Ainda no núcleo tecnológico os estudantes terão acesso aos planos de gerenciamento de resíduos. Durante a aula inaugural, a secretária da mulher de Serra Talhada, Mônica Cabral, ressaltou a importância do curso para a localidade e o potencial de participação da mulher neste projeto como forma de abertura para o desenvolvimento de mais políticas públicas voltadas para as mulheres da região. Estiveram presentes na inauguração o diretor de ensino do Instituto Federal do Sertão, Pedro Noronha, e professores; a gestora da escola municipal Enock Ignácio de Oliveira, Alcione Maria da Silva Barbosa junto a coordenadora Jackcelene Vanderlei Inácio de Souza e a chefe de gabinete do Vereador Jaime Inácio. O objetivo do projeto é garantir a capacitação e o desenvolvimento social e profissional de cada aluno.

Mais Água: Recursos hídricos foi pauta da reunião com o Ministro da Integração Nacional

IMG_3899Em Brasília, o prefeito Luciano Duque participou de uma reunião, junto de outros prefeitos do Pajeú, com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar de políticas de convivência com a seca.

A pauta principal do encontro tratou dos recursos hídricos da região, principalmente do fortalecimento dos programas que viabilizam a instalação dos sistemas de abastecimento e da operação carro pipa, que têm sido políticas fundamentais para a convivência com a estiagem atípica pela qual passa a região nos últimos anos.

A prefeitura de Serra Talhada lançou, no início de 2015, o programa Mais Água, através do qual perfurou mais de 100 poços artesianos e instalou mais de 60 sistemas de abastecimentos, contando com a parceria da Codevasf e do Dnocs. Além dessas intervenções, a construção de barragens, açudes e a operação carro pipa, complementam o conjunto de ações realizadas pela prefeitura municipal, amenizando a escassez de água, sobretudo, na área rural.

Creche do IPSEP inova com Sala de Recursos Multifuncionais

DSC_0273No próximo dia 20 de junho, a Creche São João Batista, localizada no bairro IPSEP, vai comemorar 1 ano que foi inaugurada pela Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Educação, em novas instalações.

Com uma infra-estrutura que proporciona mais conforto e qualidade de ensino/aprendizagem para professores e alunos, a creche é composta por refeitório, berçário, salas de aulas, área de recreação, anfiteatro, parque e muito mais. “Toda a obra segue os padrões do MEC e foi feito com muito carinho para essas crianças”, disse o Secretário de Obras, Cristiano Menezes.

DSC_0195Mas não para por aí. Os cuidados e o carinho da equipe se estendem à metodologia educacional, como afirma a professora Flávia Mendes, “melhoramos o espaço, a estrutura e consequentemente a educação melhora. E isso também é visível no reconhecimento e elogio dos pais, e no carinho das crianças”.

Atualmente a creche atende quase 300 crianças, e há duas semanas deu um passo importante e pioneiro na educação do Município, com a implantação da Sala de Recursos Multifuncionais, que tem como objetivo apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

DSC_0178“Essa é a única sala de recurso funcionando no município. É uma ação pioneira que já está dando resultados e que não se limita às paredes da escola”, informa a Psicopedagoga, Elisie Carmen.

De acordo com a Psicopedagoga, atualmente, a creche atende 15 crianças, 12 da creche e 3 da comunidade. “Trabalhamos crianças autistas, com Transtorno do déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH e Distúrbio do déficit de atenção – TDA.  Tudo isso foi possível diagnosticar aqui na sala, mas alguns casos encaminhamos para o Neurologista fazer o diagnóstico médico”.

DSC_0231Ainda segundo Elisie, sua inserção na psicopedagogia se deu por conta de um filho com TDAH, o que despertou a curiosidade em entender o problema e buscar caminhos para ajudar seu filho, daí sentiu a necessidade em ajudar mães que não tem orientação adequada para os cuidados com crianças especiais.

“A gente começa com o lúdico e com os testes voltados para cada tipo de criança. A criança só se solta brincando. A gente passa um tempo brincando para a criança ter confiança e começa a fazer a entrevista, além do uso de desenhos, que é onde ela mostra o que esta acontecendo com ela. Aqui nós cuidamos, amamos e ensinamos a criança a sobreviver e ser independente”, finaliza Elisie.

Prefeito e secretários participam da XVIII Marcha dos Prefeitos

IMG_3879A XVIII Marcha dos Prefeitos que acontece em Brasília dos dias 25 a 28 de Maio, apresenta debates entorno de um pacto federativo mais amplo e da importância dos municípios como entes federados.

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, está presente na marcha acompanhado do secretário de desenvolvimento social e Igualdade Racial, Josenildo Barboza, e da secretária de saúde, Marcia Conrado. A comitiva estava acompanhada por  Isabel Burgos, consultora.

Para o prefeito, “a expectativa é de um bom retorno do debate, onde a partir das discussões realizadas pelo conjunto dos prefeitos presentes na XVIII Marcha, possam surgir novas perspectivas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios”.

Primeiro Município do Brasil a aderir à campanha da ONU Mulheres: Eles por Elas ( He for She )

Serra TIMG_3882alhada é destaque mais uma vez em um evento nacional. Novamente as políticas voltadas para o fortalecimento da mulher desenvolvidas pelo município, recebem o reconhecimento de entidades nacionais e internacionais.

A cidade de Serra Talhada foi consagrada por ser o primeiro município brasileiro a aderir à campanha ONU Mulheres: Eles por Elas (He for She). A adesão pioneira deu-se, sobretudo, pelo reconhecimento dos avanços que as políticas públicas de gênero do município tiveram nos últimos dois anos.

Recentemente, a Prefeitura de Serra Talhada recebeu o prêmio concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e pela secretaria da Mulher de Pernambuco, de Prefeitura Amiga da Mulher. O Município também sedia um dos dois polos, em todo Brasil, participantes do projeto Mulheres Seguras, da Confederação Nacional de Municípios em parceria com a União Europeia.

Esses resultados foram determinantes para que, mais uma vez, Serra Talhada, através do prefeito Luciano Duque, se destacasse nacionalmente, e novamente com parcerias que envolvem entidades internacionais.

Além do sistemático enfrentamento a violência contra a mulher, o Governo de Serra Talhada apresenta resultados significativos também em outras áreas: como na formação profissional, investimentos na saúde, educação, geração de trabalho e renda, atenção à mulher da zona rural, entre outras importantes ações que tem proporcionado um novo patamar na vida das mulheres serratalhadenses.

O Prefeito Luciano DuqueIMG_3887 não escondeu a sua satisfação e a alegria ao ter sido convidado para ser o primeiro prefeito a aderir à campanha. Para o prefeito, “a adesão pioneira se deve ao trabalho que o município vem realizando no fortalecimento das políticas voltadas para a mulher, e que o reconhecimento de entidades de relevância mundial, como a ONU Mulheres, respalda ainda mais o trabalho que vem sendo realizado”.

A Campanha da ONU Mulheres é um movimento de solidariedade que visa envolver novos agentes na luta contra todas as formas de discriminação, no enfrentamento à violência contra a mulher, na defesa da igualdade de gênero e pelos direitos humanos das mulheres.

Projeto Fênix: Empresa apresenta projeto para usina de resíduos sólidos

DSC_0422Nesta manhã, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Educação, Planejamento e Gestão, e Governo, reuniram-se com Celso Luís, representante da empresa Clínica de Engenharia, para tratar da instalação de uma usina de resíduos sólidos no município.

O encontro teve como objetivo apresentar o Projeto Fênix, que visa a solução definitiva para os resíduos sólidos urbanos e reutilização 100%. Na oportunidade, Celso falou sobre o gerenciamento dos resíduos, que começa pela educação ambiental, a partir da coleta seletiva do lixo seco e úmido, e destinação adequada e definitiva dos resíduos.

“A ideia é a instalar a empresa em Serra Talhada, mas atender a toda região, para atender a uma quantidade mínima de 100 tonelada de resíduos por dia”, afirma Celso.