Serra Talhada fecha “Semana do Bebê” com muita diversão

Bebê 1O Governo de Serra Talhada encerrou na noite desta quinta-feira (30) a “Semana do Bebê”. A ação conta com apoio do UNICEF e é uma estratégia de mobilização social com propósito de assegurar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.

A última ação aconteceu na Academia das Cidades no IPSEP e juntou as Secretarias de Bebê 3Educação (SEST), Esportes e Lazer, Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social. Muitas brincadeiras recreativas foram realizadas. Teve o projeto “Baú de Leitura” da SEST, muitas brincadeiras com o Palhaço Bolachinha e a peça teatral “O reizinho da fome”, que encantou a criançada.

A semana marca o compromisso do município com as crianças de 0 a 6 anos, não apenas no aspecto assistencial. Queremos oferecer a ela uma sociedade que oportunize o direito de crescer saudável, com boa alimentação e o direito também a diversão, garantido que terá uma formação cidadã”, disse Vania Melo, Secretária de Esporte e Lazer do Município.

Durante todo o evento teve distribuição de pipoca e algodão doce e ao final o sorteio de uma bicicleta com as crianças que compareceram a academia das cidades.

Bebê 6

Bebê 4Bebê 4

ST vai realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

A Secretaria de Agricultura de Serra Talhada já começa a se movimentar para realizar o cadastramento dos agricultores no CAR (Cadastro Ambiental Rural), e para isso capacitou técnicos da secretaria que realizarão todas as orientações e o cadastro com segurança e rapidez. A capacitação aconteceu durante o período da tarde desta quarta-feira (29), na sede da FETAPE e contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado.

CAR 5

De acordo com Josemário Lucena, gerente estadual de Biodiversidade e Coordenador geral do CAR, “é preciso esclarecer a todos os produtores rurais sobre a importância de realizar o cadastro, uma vez que aqueles que não o fizerem deixarão de se beneficiar com as mais variadas linhas de crédito, como o garantia Safra, por exemplo, e não poderão vender as suas terras”, ressaltou o coordenador. Ainda segundo Josémario o Governo Federal estipulou que até 2017 todos os produtores realizem o cadastro. Depois deste prazo mesmo realizando, o produtor ficará de fora das vantagens ofertadas pelas políticas publicas de incentivo aos produtores rurais.

 

CAR 1O banco de dados será formado por diversas informações, entre elas, números relativos às Áreas de Preservação Permanentes (APPs), como as matas ciliares. Estas informações vão permitir que se saiba com mais com precisão as áreas que devem ser restauradas e indicará se as propriedades CAR 2mantêm os remanescentes da caatinga e da mata atlântica conforme o novo Código Florestal. O Código, em vigor desde maio do ano passado, determina que 20% dos lotes devem ser de vegetação nativa, a chamada reserva legal. Ficam de fora dessa exigência às propriedades com até quatro módulos fiscais. Das 300 mil propriedades rurais do estado, 92% pertencem a agricultores e o restante a comunidades quilombolas e indígenas.

Com o cadastramento o produtor terá muitas vantagens como isenção de alguns impostos e redução em insumos e implementos agrícolas. “O prazo para realizar o cadastramento inicialmente esta previsto para maio de 2015, podendo ser prorrogado para 2016 e tem como prazo máximo 2017, ou seja, depois disso mesmo fazendo o cadastro o produtor deixará de ser beneficiado com qualquer programa de assistência ao produtor rural, por isso o alerta para que todos façam o quanto antes”, reforçou Zé Pereira, Secretário de Agricultura de Serra Talhada.

Previsto para iniciar em Dezembro, o cadastro deve atingir cerca de 300 mil proprietários rurais de Pernambuco que terão de informar como utilizam suas terras. Para isso estão sendo formados em todo Estado aproximadamente 800 técnicos. No encontro realizado nesta quarta na FETAPE em Serra Talhada, 45 foram preparados e estarão aptos a realizar o cadastramento em 7 municípios além de Serra, são eles: Cedro, Serrita, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbí, Betânia e Triunfo.

 

Prefeito toma café com Servidores Publicos

Garis 1O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, reuniu servidores do executivo municipal ligados a Secretaria de Serviços Públicos, para tomar café da manhã em comemoração pelo o dia do servidor público, oficialmente celebrado em 28 de outubro.

Convidei vocês para reconhecer o trabalho que tem sido feito, é justo homenageá-los nesse dia, Garis 3principalmente por que a sociedade reconhece os trabalhos que todos estão realizando, Serra Talhada é vista como uma cidade limpa e isso é resultado do trabalho de vocês” disse o prefeito Luciano Duque, sob olhares atentos de servidores e do Secretário da pasta, Célio Antunes.

O prefeito lembrou que seria impossível realizar um ato daquela natureza Garis 6com todos os servidores municipais, os garis foram escolhidos para representar todos os servidores, “pelo excelente serviço que vem desempenhando“, ratificou Luciano, que na data do servidor emitiu nota agradecendo pelo empenho de todos e informando a transferência do feriado para esta sexta-feira (31).

A confraternização aconteceu no pátio do Museu do Cangaço na antiga Estação Ferroviária as 7h da manhã desta quinta-feira (30). O prefeito foi abraçado e muito prestigiado pelos servidores.

Começou em Serra Talhada a Semana do Bebê

Bebê 5O município de Serra Talhada deu início na manhã desta quarta-feira (29) a estratégia de mobilização social conhecida como “Semana do Bebê”. Com o apoio do UNICEF, a ação busca assegurar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, tornando isso uma prioridade dos municípios. Na Capital do Xaxado o dia 29 de outubro foi instituído por lei para comemorar o evento. Até a próxima Bebê 3seBebê 2xta-feira (31) o município terá atenção especial com a saúde dos bebês.

A solenidade de abertura da Semana do Bebê aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST) e contou com palestras do Dr. George Conrado, ginecologista, que alertou para a importância do pré-natal e a da Drª Patrícia Santana, pediatra, que alertou para os cuidados com a criança. Informações valiosas para a saúde de gestantes e recém-nascidos.

Esta equipe que formamos está trabalhando unida. Não temos hora para comer, nem para dormir. Seguiremos de mãos dadas e vamos superar todos os obstáculos” disse a Drª Márcia Conrado, Secretária de Saúde do Município. Que se mostrou emocionada com a Bebê 1abertura da Semana do Bebê.

A vice-prefeita, Tatiana Duarte, lembrou que no que diz respeito à saúde o município “tem uma realidade de muitos desafios, mas também de incontáveis avanços” e previu que “só teremos um resultado exitoso se cada um cumprir o seu papel”. Tatiana convocou todos, dizendo que “precisamos compartilhar responsabilidades”.

Ao final da solenidade a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) presenteou a dona de casa Maria da Penha Alves dos Santos, mãe do pequeno Alan. Moradora da Fazenda São Lourenço no Distrito de Santa Rita um dos mais distantes de Serra Talhada, Maria da Penha realizou oito exames de pré-natal durante sua gestação. Ela recebeu das mãos da Drª Márcia Conrado um Kit Bebê com enxoval completo e uma sexta básica, oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA NESTE SÁBADO,1º DE NOVEMBRO

Acontece no próximo sábado (1) a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica para Cães e Felinos e a Secretaria Municipal de Saúde, através do seu Núcleo de Vigilância e em parceria com a ONG Animais Felizes, está convidando toda população que possuiu cães e gatos para vacinar seus animais.

A vacina é gratuita e estará sendo aplicada em todos os Postos de Saúde da Cidade e ainda no Batukão, no bairro da várzea.

“É muito importante manter os animais com suas vacinas em dia. A vacina anti-rábica protege contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida a humanos e é fatal”, alerta Aron Lourenço, secretário adjunto da Saúde em Serra Talhada.

Secretaria de Saúde comemora a Semana do Bebê

Em Serra talhada, a secretaria Municipal de Saúde (SMS) está comemorando a Semana do Bebê. A abertura oficial acontecerá amanhã às 9 horas no auditório da Câmara de Vereadores e as comemorações irão até a próxima sexta-feira (31)

 

Durante toda semana diversas atividades nas USF’s com palestra para comunidade. Este ano a SMS está focando a importância do pré-natal para uma gravidez tranquila e saudável, a intenção é levar cuidados para preservar a saúde da mulher e do bebê. “O pré-natal é a primeira e grande prova de amor que q mãe dá ao eu filho”, disse Dra. Márcia Conrado, secretária de Saúde de Serra Talhada.

 

Confira abaixo a programação de atividades da semana do bebê na Capital do Xaxado:

 

  • Dia 29.10 – Abertura oficial da Semana do Bebê às 9 horas na Câmara de Vereadores.
  • 29.10 – As 17 horas, palestras com nas Comunidades com as USF’s
    • Bom Jesus, malhada, Borborema
    • Cohab
    • Ipsep
    • Centro
    • São Cristóvão/Alto da Conceição
    • Cagep
    • Mutirão
    • Caxixola
  • 30.10 – às 18 horas na Academia das Cidades do Bom Jesus
    • Baú de Leitura e noite de brincadeira (leitura dramatizada

e resgate das brincadeiras antigas)

  • 30.10 – 19 horas no Centro Espírita Cícero
    • Chá de fraldas e palestra com grupo de gestantes
  • 31.10 – 18 horas na Academia das Cidades do Ipsep
    • Baú de Leitura e noite de brincadeira (leitura dramatizada

e resgate das brincadeiras antigas)

Prefeitura e Sebrae oferecem curso gratuito a Feirantes

curso 5A gestão do Prefeito Luciano Duque em Serra Talhada continua buscando parceiros para alavancar o desenvolvimento do município. Depois de oferecer gratuitamente no começo do mês o curso de Manipulação de Alimentos, agora junto com o SEBRAE a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) vai capacitar os permissionários dos boxes da feira Livre e Praça de Alimentação na Lagoa Maria Timóteo.

curso 426 feirantes foram cadastrados pela SDE e não pagarão absolutamente nada para fazer o curso de Atendimento ao Cliente que teve início na noite dessa segunda-feira (27). Com duração de 15 horas/aula, o curso vai até o dia 30 (quinta-feira), e abordará técnicas de venda, perfil do cliente, abordagem, merchandising entre outros. A consultora Ana Calazans, que está ministrando o curso, disse que “o objetivo é melhorar esta relação com o cliente, curso 1buscando a fidelização dele”, e analisou ainda que “atualmente os preços estão muito parecidos, o comerciante precisa fisgar o cliente pelo bom atendimento, isso é o diferencial do mercado atualmente”, pontuou ela.

As aulas acontecem na sede do SEBRAE na Praça Barão do Pajeú, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, área central de Serra Talhada. A iniciativa atende o compromisso assumido pelo Governo do Município com o Ministério Púbico (MPPE) e visa melhorar cada vez mais o atendimento no espaço para, conforme diz a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Luciana Magalhães, “torná-lo cada vez mais atrativo para toda população e para os visitantes”, uma das metas da secretaria é consolidar a área como aparelho turístico.

Mensagem do Prefeito Luciano Duque pelo dia do Servidor

Hoje, terça-feira (28) é o dia dedicado ao Servidor Público. Para um alinhamento com o Governo do Estado, através de decreto, transferi o feriado para o próximo dia 31(sexta-feira), no entanto, quero hoje, na data de fato e direito, externar os meus agradecimentos para todos estes que constroem a nossa administração;

 

Quero dar-lhes a certeza da minha admiração por todos, desde o mais humilde servidor ao mais graduado. O sucesso do nosso governo passa por suas mãos. São vocês que no dia a dia fazem com que a máquina pública funcione e assim, leve para toda população os nossos serviços.

 

Quero reconhecer de público a importância e o valor de cada Servidor e deixar-lhes ciente de que são vocês de fato, a locomotiva desde nosso desenvolvimento.

 

Assim, muito obrigado a todos que têm contribuído com dedicação e muito trabalho por esta nossa Serra Talhada que é e será sempre “a cidade do coração da gente”.

SEMU realiza seminário sobre gênero na Educação

semu 5As Secretarias da Mulher (SEMU) e de Educação (SEST) de Serra Talhada realizaram conjuntamente na manhã desta segunda-feira (27), o Seminário o “Gênero na Educação”, ação alusiva ao Dia de Luta por uma Educação não Sexista e sem discriminação, comemorado em 21 de junho e pelo dia do Professor, celebrado em 15 de deste mês.

semu 4O evento aconteceu no Auditório Manoel Andrelino Nogueira na Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST) e reuniu servidores das duas Secretarias, assim como membros da sociedade para discutir uma educação inclusiva e menos discriminatória.

João Renato Nunes, Professor da Escola de Referência Oliveira Lima em São José do Egito foi semu 3o palestrante e apresentou as experiências vividas na cidade que é o berço imortal da poesia. Durante sua fala, o professor discutiu as relações entre homens e mulheres e o papel da escola nestas discussões. “Não podemos nos omitir, pois reconhecidamente vivemos numa sociedade de cultura patriarcal, onde homens e mulheres são tratados de formas distintas, mesmo tendo os dois aptidões semelhantes”, disse o professor em um momento do encontro.

semu 1Em trecho da fala do Secretário de Educação, Edmar Júnior, ele lembrou o zelo e a dedicação da mulher, principalmente na educação, onde segundo ele, é um “universo predominantemente feminino”. “As mulheres quando fazem, fazem bem feito. Quando agarram uma causa se doam de corpo e alma”, disse o secretário que emendou convocando todos “para dizer não ao preconceito e juntos construir uma escola mais inclusiva”.

“Não é fácil assegurar os diretos, quer seja das crianças e adolescentes, que seja das mulheres. Mas continuamos na luta para termos uma educação não sexista e manteremos o empenho para garantir isso”, disse Tatiana Duarte, Vice-prefeita de Serra Talhada e Secretária da Mulher no município.

O encontro contou com presenças importantes do movimento, como Saleta Gonzaga, Coordenadora da Secretaria da Mulher do Estado na Região do Pajeú. Sebastiana Epaminondas, Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Serra Talhada. Mônica Cabral, Presidenta do Conselho Municipal da Mulher e Secretária Executiva da Mulher, além de outras autoridade

SAMU recebe últimos retoques

SAMU 5Está em fase de acabamento a Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgências ) em Serra Talhada. A central vai atender 35 municípios, incluindo Serra Talhada e uma população de mais de 800 mil pessoas. Para isto já estão disponíveis 27 ambulâncias, sendo 24 de suporte básico e 3 de suporte avançado.

 

SAMU 1Os trabalhos na finalização do prédio do SAMU não param e segundo informou o secretário executivo da Saúde em Serra Talhada, Aron Lourenço, até a próxima sexta-feira (31), estarão concluídos. “A parte do município vai está totalmente concluída, passamos então a depender do Ministério da Saúde”, informa Aron que disse também que, o Ministério, juntamente com o Governo do Estado, pretendem inaugurar a Unidade até o final do SAMU 4próximo mês de Novembro.

 

Nos próximos dias 10,11 e 12 de novembro, 25 profissionais da Central de Regulação estarão participando de um curso de capacitação em Caruaru.

 

“Sabemos das despesas que gera um serviço desta natureza, mas, o SAMU 3Governo Luciano Duque vê tudo isso como um investimento, e, um investimento em algo que não tem valor nominal, que é a vida. Quantas e quantas vidas não serão salvas por este serviço?”, pergunta Aron e ele mesmo responde: “centenas… milhares. Vidas de homens, mulheres, jovens e crianças que contribuem e contribuirão com o desenvolvimento da nossa região. É por este prisma que enxergamos, e é por isso que atendendo determinações do prefeito, procuramos agilizar e concluir em definitivo a Central”., disse ele.

 

Dormitórios, refeitório, sala de rádio-operadores, sala de reuniões, jardins, tudo vem recebendo uma atenção especial. Um prédio moderno e confortável, em muito breve estará abrigando o tão sonhado Serviço de Atendimento Médico de Urgências da região.