Secretaria da Mulher capacita equipe do CRAM

IMG_3056A Secretaria da Mulher de Serra Talhada (SEMU) iniciou a capacitação da equipe do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). Composta por Psicóloga, Assistente Social e Advogada. A equipe teve na manhã desta quinta-feira (24) um encontro com Michele Couto, da diretoria de enfrentamento a violência contra a mulher, Secretaria Estadual da Mulher que abordou o tema: “Gênero e violência doméstica e familiar contra as mulheres”, onde as novas integrantes da SEMU puderam desmistificar aquilo que é cultural e o que é natural, as semelhanças e diferenças.

Foi debatido também sobre igualdade de direitos e de acessos, em uma análise sobre os valores atribuídos e o processo de criação da sociedade.

De acordo com Michele “somente conhecendo profundamente os mecanismos é que se pode desconstruir muita coisa”, a submissão, a hierarquia e as desigualdades, segundo ela, criadas pela sociedade.

O CRAM desenvolverá trabalhos multidisciplinares de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico de mulheres em situação de violência, fortalecendo o resgate da sua cidadania. Provisoriamente funciona na sede da SEMU, na Rua Cornélio Soares (Rua dos Correios), centro da cidade, atendendo de segunda a quinta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 e às sextas-feiras das 08:00 as 13:00.

Prefeito Luciano Duque lamenta a morte de Ariano Suassuna

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, lamentou a perda do escritor Paraibano Ariano Suassuna, ocorrida na tarde desta quarta-feira (23).

Perdemos aquele que tinha uma capacidade inigualável de retratar o Nordeste Brasileiro e a verdadeira arte popular. Ariano acima de tudo tinha uma personalidade incrível e sua paixão pelos livros e por suas raízes sempre estiveram muito evidentes. Perdemos o mestre Ariano, ficamos órfãos”, lamentou Luciano Duque.

Para o prefeito Luciano Duque é uma perda nordestina que se reflete em todo país, no entanto, conforme diz ele “enquanto houver alguém que prefira o oxente do que o ok, Ariano continuará vivo”.

Duque envia para aos familiares do escritor votos de pesar pela perda e informa que o povo serra-talhadense compartilha da sua dor.

Amanhã (24) Prefeitura entrega ambulância e inaugura escola em Varzinha

IMG_3027A comunidade do Distrito de Varzinha, que está em festa pela comemorando o seu padroeiro, São Cristóvão, recebem amanhã, quinta-feira (24) mais dois presentes da Prefeitura de Serra Talhada, quando às 16 horas estará sendo inaugurada a reforma e ampliação da Escola Municipal Antônio Firmino de Lima, agora com mais salas, mobiliário novo oferecendo mais conforto para alunos e professores. e em seguida estará sendo entregue uma ambulância nova para o Distrito, encurtando a distância e melhorando o atendimento para população da comunidade.

Conforme expressa o secretário de Educação do Município, Edmar Junior, “esta tem sido uma prática comum no governo do prefeito Luciano Duque, levar os mesmos benefícios oferecidos para população da zona urbana para todo o município”.

O prefeito Luciano Duque não poderá participar do evento devido a ter compromissos agendados em Brasília, no entanto, já se fez presente prestigiando a festa do Padroeiro do Distrito, no ultimo sábado quando inclusive participou a “Roda de São Gonçalo”, IMG_3037juntamente com os populares.

A vice-prefeita Tatiana Duarte representará o governo, e ainda os secretários de saúde e da educação, bem como todos os outros das demais pastas estarão junto com toda população de Varzinha participando deste momento tão importante. “Ficamos muito felizes em poder proporcionar melhoria na qualidade de vida da população e, como já disse inúmeras vezes, estamos atentos para as necessidades de todos, nosso governo atua visando o bem estar daqueles que mais necessitam”, disse o prefeito Luciano Duque”.

SMS inicia campanha para diagnosticar hepatites virais

IMG_2963Começou ontem a Campanha de “Luta contra as hepatites virais” da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS) que vai até o próximo dia 29, comemorando “Dia mundial de luta contra as hepatites virais”.

A Campanha teve início com ações da SMS nesta segunda-feira na Praça Sérgio Magalhães e no Pátio da Feira Livre. Hoje (terça-feira, 22), as ações aconteceram no bairro Vila Bela e Bom Jesus. O objetivo é diagnosticar casos de hepatites A, B e C.

O médico Cubano, Duney Machado, que atende na USF (Unidade de Saúde da Família) do Bairro Vila Bela atenta para a importância de diagnosticar precocemente à doença. “É muito importante que as pessoas realizem o exame, pois as hepatites são doenças silenciosas que não apresentam sintomas, principalmente o tipo B que leva em média 10/15 anos para apresentar os primeiros sintomas, quando na maioria dos casos já não há o que se fazer, pois tem avançado para cirrose hepática ou um Câncer de fígado”, alertou o médico que lembrou que a IMG_2960transmissão se dá por contato sanguíneo ou sexualmente.

Todo o procedimento de testes e coletas é feito pelo CTA-SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviços de Assistência Especializada) do município. O resultado leva em média cinco dias para sair.

Nesta quarta-feira (23), apesar de todas as outras USF’s do município estarem colhendo material para os exames de diagnóstico das hepatites, a campanha estará visitando em especial o bairro da Cohab, pela manhã e, a tarde o IPSEP. Na Cohab, as ações estarão acontecerão na USF Cohab I e USF Cohab II, e no Ipsep, nas USF’s I e II daquele bairro. Na oportunidade serão feitas testagens e distribuição de preservativos.

UBS’s estão sendo construídas em diversos bairros

Das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) anunciadas pelo Governo Municipal que seriam construídas na cidade, 5 já estão em obras e as outras 5 já estão sendo licitadas.

As UBS do bairro do IPSEP, AABB, Vila Bela, Borborema e Centro I estão com suas obras a todo vapor, investimento na ordem de R$ 2.2 milhões do Governo Federal e Municipal e que visa oferecer a população melhores condições no atendimento médico.

20140708_142426As UBS, assim como a que foi inaugurada recentemente no bairro da Cohab/Tancredo Neves, é dotada de infra-estrutura moderna e climatizada, proporcionando conforto para usuários e funcionários.

Além das UBS em construção, também já foram iniciadas as obras dos PSF’s dos Distritos de Caiçarinha da Penha, Santa Rita e Bernardo Vieira, numa demonstração que o Governo de Serra Talhada não foca suas ações apenas na zona urbana, seu olhar se estende para todo território, procurando alcançar principalmente os que mais precisam.

O prefeito Luciano Duque acredita que até o final do ano esteja inaugurando todas estas obras. Para ele, “são obras fundamentais que nos permitirá até o final do nosso mandato está atendendo 100% do território municipal nos serviços básico de saúde”, declara ele.

Recentemente a Prefeitura de Serra Talhada foi comunicada da liberação de mais recursos para construção de UBS’s, elevando de 10 para 16 o número de Unidades que serão construídas no município.

Fazenda Melancia no 5º Distrito ganha escola nova

IMG_2950A educação tem recebido atenção especial no governo Luciano Duque. A prova é que neste domingo (20) o prefeito, depois de entregar laptops a alunos da escola da fazenda Veneza, foi até a Fazenda Melancia, no 5º Distrito e inaugurou as novas acomodações da Escola Municipal Vicente Santino de Siqueira, que antes funcionava de forma precária.

O secretário de Educação, Edmar Júnior, mandou um recado direto para quem faz críticas sistemáticas. “Tem gente que fez questão de falar que o espaço era inadequado, fato que concordamos, agora esperamos que os mesmos deêm o mesmo espaço a este ato de hoje, onde entregamos uma nova escola, construída pelo governo com colaboração desta comunidade”, disse Edmar.

Luciano Duque por sua vez preferiu destacar o compromisso com o povo de Serra Talhada. “As coisas mudaram muito e temos consciência do compromisso com a nossa gente, com o futuro desse povo. Com o apoio devido estamos investindo forte, IMG_2908para que possamos mudar o panorama e esperar um futuro promissor. De mãos dadas realizaremos as transformações que todos almejam”, prometeu Duque.

 

 

Mais laptops chegam para alunos de escola do campo

IMG_2821O prefeito Luciano Duque não para nem mesmo nos dias de descanso. Neste domingo (20) ele, esteve junto com sua equipe de governo na Fazenda Veneza, onde na oportunidade entregou 20 laptops para que mais alunos tenham acesso à informática.

Acompanhado do Secretário de Educação, Edmar Júnior, dos vereadores Jaime Inácio e Manoel Enfermeiro, Luciano reuniu alunos e funcionários da Escola Municipal Ana Teixeira Nunes, e entregou 20 computadores que comporão o laboratório de informática.

Estamos felizes por este momento festivo, pois os nossos alunos estão recebendo as mesmas oportunidades que aqueles da zona urbana. Tenho certeza que utilizaremos bem esta inesgotável fonte de conhecimento”, disse a professora  Laísmere Lucas.

Edmar Júnior destacou a peregrinação que o prefeito Luciano Duque tem feito em Brasília, buscando a aprovação de projetos que beneficiam aqueles que mais precisam. “A dedicação do IMG_2760prefeito em buscar estes projetos e em realizar estes investimentos estão realizando uma mudança significativa na base educacional do município. O próximo passo é instituir um cadastro, onde alunos realizem a maioria dos serviços de forma online, com rapidez e segurança”, afirmou Edmar.

Já o prefeito Luciano Duque fez questão de evidenciar a importância da informática na aprendizagem. “O que fazemos aqui é prestar contas, é suprir as expectativas que surgiram quando nos elegeram, portanto, todos juntos vamos melhorar a educação, para que tenhamos médicos, advogados e tantos outros profissionais que orgulharão a todos nós”, disse Luciano.

Mais 20 laptops estão agendados para serem entregues nesta próxima a semana, será na Antonio Inácio de Medeiros, na Vila São Lourenço.

Prefeito participa dos festejos de S. Cristóvão em Varzinha

IMG_2627A agenda do Prefeito Luciano Duque continua agitada. Neste sábado (19) ele esteve no Distrito de Varzinha, onde participou da tradicional festa de São Cristóvão, padroeiro da comunidade. Luciano acompanhou a novena em homenagem ao santo e dançou com a comunidade a dança de São Gonçalo, fazendo um resgate da antiga dança religiosa.

É muito bonito e gratificante poder participar com as pessoas desta festa e ainda mais ver a juventude envolvida nas tradições religiosas. O nosso governo tem compromisso com as comunidades, suas festas, culturas e tradições”, disse Duque.

Os festejos começaram no último dia 15 e se estenderão até o próximo dia 25.

Confira abaixo programação:

20-07 – Banda Filarmônica e carreata em comemoração a noite IMG_2673dos motoristas.

24-07 – Desfile, entrega de ambulância e inauguração da ampliação da Escola Municipal Antônio Firmino de Lima.

25-07 – Procissão e encerramento

 

Prefeito prestigia a segunda noite da Exposerra

IMG_2532Presente na abertura do evento na última quinta-feira (17), o Prefeito Luciano Duque compareceu novamente na noite desta sexta-feira (18) para prestigiar o maior evento do gênero no interior de Pernambuco e 8um dos maiores do nordeste.

A Prefeitura de Serra Talhada é o principal parceiro da CDL na realização do evento. Para o Prefeito Luciano Duque, a Exposerra além de projetar o nome da cidade em todo nordeste, consolidando sua condição de maior polo comercial do sertão, serve também para atrair futuros investidores. “Temos exemplos concretos de indústrias e empresas que se estabeleceram na cidade atraídos pela Feira”, declarou Luciano e continuou: “é nosso compromisso, o de oferecer melhores condições para que os empresários aqui aportem e montem suas empresas, gerando emprego e renda para nossa gente. Estamos juntos com SEBRAE, CDL e todos os demais parceiros construindo as melhores condições, mostrando as vocações de Serra Talhada para aqueles que vem de fora e provando que é possível obter excelente resultados mesmo numa região de grandes desafios”, concluiu.

O Governo Municipal montou um stand bem no coração da Feira, nele os visitantes ficam sabendo de todas as ações que estão sendo realizadas no Município, bem como todos os seus atrativos turísticos.

A Exposerra termina hoje e mais uma vez bate recorde de público.

Prefeitura vai começar obras com recursos do FEM 2 com contra partida de R$ 250 mil

Praça Ademar Xavier 2 - 18.07.14A Prefeitura de Serra Talhada já licitou as obras que irá efetuar com recursos do FEM2 (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal). Foi destinado para o Município R$ 1.962 mil, a prefeitura da Capital do Xaxado entrará com uma contra partida superior a R$ 250 mil para executar quase 25 mil metros quadrados de pavimentação em diversas ruas da cidade e ainda a construção do Terminal Rodoviário Municipal, para abrigar o transporte alternativo e melhorar a mobilidade urbana, como também recuperação de praças e canteiros “melhorando o visual da cidade para assim aumentar a auto-estima da população”, declara o prefeito Luciano Duque.

Ao todo são 19 ruas que receberão pavimentação, conforme relacionado: Rua Antonio Alves de Oliveira (AABB), Manoel Alves de Carvalho (AABB), Joaquim Alves de Magalhães (AABB), Irineu Alves de Magalhães (AABB), Travessa Irineu Alves de Magalhães (AABB), Avenida Custódio Conrado (AABB), Rua Antonio de Sousa Melo (AABB), Joaquim Alves de Magalhães (AABB) e Vilany Kerhle (AABB). No Bairro Universitário serão pavimentadas as ruas Luiz Idelfonso e Maria Raimundo. Na Malhada quatro ruas serão pavimentadas, a Rua Nove, Travessa Nove, Rua da Aurora e Rua do Sertão e na Cagep as ruas Professor José de Castro, Campo Belo e Quadra B.

Somente na pavimentação das ruas a Prefeitura de Serra Talhada investirá mais de R$ 1.2 milhões. R$ 515 mil estão destinados para construção do Terminal Rodoviário Municipal, “uma obra extremamente necessária para melhorar a mobilidade urbana. Vamos construir um terminal com toda infraestrutura: coberto, com lanchonetes, banheiros… pronto para receber os passageiros dos transportes alternativos e assim poderemos liberar diversas ruas que hoje servem de estacionamento para todo este pessoal”, informa Luciano Duque.

Para reforma dos canteiros e praças a Prefeitura reservou mais de R$ 486 mil e promete melhorar o visual da cidade, a exemplo do que já foi feito no bairro da alto da Conceição nos canteiros e praças da Rua Ademar Xavier.

Ao todo começa a ser investido na infraestrutura da cidade mais de R$ 2.2 milhões. “Nossos esforços não param por aí, diversas outras obras estão em andamento em todo Município, numa prova de que estamos buscando, conseguindo e aplicando todos os recursos que nos são destinados”, declarou o prefeito Duque.