Com recicláveis ST prepara o Natal dos Sonhos

cartazTrilhando pelos mesmos caminhos do ano passado, a Prefeitura de Serra Talhada optou por decoração natalina da cidade com recicláveis e já começou a campanha junto a população para realizar o seu projeto de “Natal dos Sonhos”.

 

O Governo de Serra Talhada está convidando a população para participar do “Natal dos Sonhos” e conforme declara a primeira dama Karina Rodrigues, idealizadora do Projeto, “é uma oportunidade de todos juntos participar de um natal especial em Serra Talhada, e isso de maneira simples, apenas doando garrafas pet de dois litros que irão ajudar na decoração da cidade, é um presente para cidade do coração da gente”, diz ela.

 

As doações das garrafas pet de dois litros podem ser feitas em uma rede de postos de coleta que a Prefeitura espalhou pela cidade, confira:

 

Escolas Municipais:

Cônego Torres

Nossa senhora da Penha (Cohab)

Vicente Inácio de Oliveira (Mutirão)

São Pedro (Centro)

Creche São João Batista (IPSEP)

José Rufino Alves (Caxixola)

Batista Guilherme

Tabelião Antonio Alves de Sousa (Malhada)

Tancredo Neves

Pequeno Mandacaru (Bom Jesus)

Antonio Medeiros (Borborema)

e na escola Estadual Antonio Timóteo (Bom Jesus).

 

Também nas escolas da rede particular:

Nova Geração

Francisco Mendes

Santa Isabel;

 

ou ainda nos restaurantes:

Pizzaria Papillon

Arri Égua

San Martin

Panela de Barro.

 

Com os materiais recolhidos a Prefeitura vai decorar ruas, praça e avenidas, dando um colorido e cores especiais a Capital do Xaxado, transformando-a na “Capital do Natal”. A exemplo do que foi feito no natal de 2013. os organizadores prometem muitas surpresas para população.

EM ST DIA DO SERVIDOR PÚBLICO SERÁ COMEMORADO NA SEXTA-FEIRA (31)

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, visando manter uma simetria com o Governo do Estado, transferiu o feriadodo Dia do Servidor Público, do próximo dia 28.10.14 para o dia 31.10.14 (sexta-feira).

 

No dia 29 (quarta-feira) o em comemoração ao dia do Servidor Público o Prefeito toma café com os Garis, às 7 horas. O Ato vai aconteceu no Museu do Cangaço na Estação do Forró.

ST fecha com festa as comemorações do “Outubro Rosa”

Outubro 6O último dia da programação do “Outubro Rosa” em Serra Talhada foi movido à festa e muita prestação de serviço pelo governo municipal. Pela manhã a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou os atendimentos para a Lagoa Maria Timóteo e no final da tarde uma caminhada saindo da Praça Dr. Sérgio Magalhães em direção a Academia das Cidades do Bairro Bom Jesus marcou o encerramento das atividades, que ofereceu na Academia novos testes de HIV, Sífilis e Hepatites de graça para a população e muita malhação. A caminhada contou com parceria das secretarias da Mulher (SEMU), Esportes/ Lazer e Saúde.

Segundo estimativa da SMS, desde o início Outubro 4até esta quarta-feira (22) foram realizados aproximadamente 1.940 testes, distribuídos 15 mil preservativos masculinos e outros 1.000 (hum mil) femininos, além de quase cinco mil gel lubrificantes. Já os exames de mamografia ficaram abaixo do esperado pelo governo, que disponibilizou mais de 400 exames e foram marcados pouco mais de 100.

Ao redor do planeta o Movimento Outubro Rosa buscou despertar nas mulheres a atenção para realizar o exame de mamografia, arma eficaz na detecção precoce, fator preponderante para enfrentar esse vilão que responsável pela morte de milhares de mulheres no mundo.

Outubro 2Na saída da caminhada a Secretária da Mulher e vice-prefeita, Tatiana Duarte falou aos participantes e parabenizou todas que estavam presentes lembrando que as “mulheres da Capital do Xaxado não se omitem, estão sempre presentes, estão sempre ativas em todos os movimentos a seu favor”, disse ela.

HOMEM - Diversas entidades já se movimentam para iniciar no próximo mês o Movimento Novembro Azul, que semelhantemente, foca sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é ainda mais incidente que o de mama.

ST é contemplada com projeto de quase meio milhão de reais

Josenildo 1O secretário de Desenvolvimento Social de Serra Talhada, comemorou o anuncio do resultado feito nesta quarta-feira (22) pela Fundação Itaú Social do Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Depois de concorrer com 348 municípios no país, Serra Talhada ficou entre as 75 cidades contempladas em todo território Nacional e entre as sete no Estado de Pernambuco. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) comemora o êxito que representa o investimento no município de R$ 480. 085,00.

“Droga, um mal a ser enfrentado” é o projeto financiado pela Fundação que terá a coordenação da SMDS. Os recursos serão aplicados em estruturação e melhoria de infraestrutura de aparelhos como CAUD (Centro de Atendimento a Usuários de Drogas), capacitação de profissionais, realizações de oficinas e outras ações que tragam benefícios diretos para a população inclusa nesta problemática.

“Foi com muita alegria que recebemos a informação de que fomos selecionados. Com estes recursos poderemos intensificar as ações de auxilio a dependentes químicos. Estender de fato a mão para tirar estas pessoas do mundo obscuro das drogas”, disse Josenildo André Barboza, Secretário de Desenvolvimento Social, ao mesmo tempo que lembra, que a condição de se está figurando entre as sete cidades agraciadas com o edital, deve-se a um trabalho sério e dedicado, desenvolvido pela secretaria na busca de oferecer apoio e atendimentos, principalmente as crianças e adolescentes com vulnerabilidade.

O edital do Itaú Social tem como objetivo apoiar programas e projetos que visem reduzir ou prevenir violências contra crianças e adolescentes e fortalecer o sistema de atendimentos locais.

Ações do “Outubro Rosa” chegam ao Pátio da Feira

Outubro 5A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS) segue levando as ações do movimento “Outubro Rosa” para os quatro cantos do município. Nesta quarta-feira (22), dia que marca o encerramento da Campanha na Capital do Xaxado, a SMS levou os atendimentos itinerantes para o Pátio da Lagoa Maria Timóteo, onde realizou gratuitamente os seguintes procedimentos: Teste de HIV, Teste de Sífilis, Tipagem Sanguínea e agendamento de mamografia.

Embora o movimento busque instigar o diagnóstico cedo nos casos de câncer de mama em mulheres, pessoas do sexo masculino também tem buscado os atendimentos e as orientações, pois mesmo Outubro 3em proporções menores eles também podem desenvolver a doença.

“Estamos chegando à reta final e muito satisfeitos com os números que alcançamos. O acesso ao conhecimento tem a capacidade de poupar milhares de vidas com o autoexame, por exemplo,” disse Márcia Conrado, Secretária de Saúde. Para ela o “município tem feito sua parte e a população também”,

A secretaria programou para logo mais às 17horas, em parceria com a Secretaria de Esportes do município, uma caminhada para fechar a programação do Movimento Outubro Rosa. A saída será da praça Dr. Outubro 2Sérgio Magalhães, centro, com destino a Academia das Cidades do Bairro Bom Jesus, lá novos atendimentos e testagem serão oferecidos à população.

A secretaria aproveita para convidar toda população e pede que se possível, trajem blusas brancas ou cor de rosa, simbolizado o movimento.

MAIS DE 400 PROFESSORES DE ST VÃO ATUAR NO PROGRAMA PAULO FREIRE

O Programa Paulo Freire é destinado exclusivamente a alfabetização de adultos, principalmente aqueles de idade já avançada e que desejam aprender a ler e escrever.

 

Nesta terça-feira (21) mais de 400 professores se reuniram no auditório da SEST (Secretaria de Educação de Serra Talhada) para assinar o termo de adesão ao programa.

 

Segundo a coordenadora do programa no município, a professora Luíza Rejane Eliodoro, os professores que atuam no programa são “voluntários”, apenas o estado disponibiliza para os mesmos, a título de ajuda de custo uma bolsa de R$ 400,00.

 

O Programa atende alunos a partir dos 15 anos, sem limites de idade máxima e, conforme informa Rejane a grande maioria dos alunos é formada por adultos acima dos 50 anos, por esse motivo, diz ela, “quase todos não continuam os estudos, eles desejam apenas aprender a ler e escrever. Sentem prazer em poder assinar o seu nome”, explica.

 

De acordo com suas informações o aproveitamento do curso, que dura 8 meses é muito bom, “em média 70% do pessoal sai sabendo ler e escrever”, diz ela.

 

Cada professor forma sua turma, que na zona rural pode ser de no mínimo 10 alunos e na zona urbana de 15. As aulas podem ser ministradas em qualquer local. “Podem pedir sala de aula emprestada em alguma escola do bairro ou da comunidade, como também pode ministrar as aulas na sala da própria casa, em garagem, igreja, etc.”, informa a coordenadora.

 

O Programa terá início no próximo dia 20 de novembro e deverá ir até julho do próximo ano, quando então serão abertas matrículas para novas turmas.

 

A Secretaria de Educação do Município é a grande parceira do Estado no Programa, ficando sob sua responsabilidade o acompanhamento de todo processo.

ST se prepara para mais uma ação do “Outubro Rosa”

Nesta quarta-feira (22), a Capital do Xaxado se veste novamente da cor rosa e sai às ruas no encerramento de um mês de atenção especial para as mulheres.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parcerias com outras Secretarias do município, a exemplo da Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Social e da Mulher, durante todo este mês desenvolveram ações em diversos bairros e distritos, procurando levar para as mulheres informações e serviços em favor da sua saúde.

 

Nesta quarta-feira a campanha do “Outubro Rosa”, será encerrada com ações pela manhã na Praça de Alimentação do Pátio da Feira, onde estará sendo oferecido serviços de testagem de HIV, Sífilis, Hepatites e outros e o ponto alto será às 17 horas com uma caminhada que sairá da Praça Sérgio Magalhães, no centro da cidade, indo até a Academia das Cidades no Bom Jesus.

 

Os organizadores do evento convoca a população para participar e sugere o uso de blusas rosa ou branca.

Serra Talhada: um canteiro de obras

OBRAS 1O Governo de Serra Talhada vem transformando a realidade do município com diversas obras estruturadoras, entre elas a construção de creches, UBS’s, reformas de praças e canteiros, escolas, açudes e uma política de levar para comunidades mais necessitadas as ações da Prefeitura municipal.

 

A quadra em construção na malhada já tem suas obras bastante adiantadas e vai trazer lazer para os jovens do bairro e dos bairros vizinhos. Uma obra de mais de R$ 500 mil, construída com recursos do município e do governo Federal através do FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

 

OBRAS 2Ainda no bairro da Malhada já começa a ser preparada as fundações para construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), no valor de R$ 409.625,54. Com esta unidade, o governo do Prefeito Luciano Duque leva para aquela comunidade um atendimento na saúde de qualidade e com conforto para população. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já cobre 90,1% do território municipal no atendimento da saúde básica dos serratalhadenses, a meta do prefeito no entanto é de 100% até o final do seu governo.

 

Próximo destes dois aparelhos, já começa a ser preparado o terreno para construção de uma Escola de 12 salas, um investimento de quase R$ 4 milhões do Governo Federal em parceria com o município. “A escola terá além de 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório, OBRAS 3área de lazer… tudo dentro do padrão do FNDE”, explica o prefeito Luciano Duque.

 

Em outros bairros, como Cagep e São Cristóvão já foram dado início a construção de UBS’s, no valor de R$ 428 mil cada uma e outras como no IPSEP e AABB, no mesmo padrão, já estão com suas obras adiantadas.

 

Outras obras se espalham pelo município, a exemplo da reforma dos canteiros centrais da av. Afonso Magalhães e do trevo da Malhada às margens da BR 232 e construção de açudes e reformas de escolas em toda zona rural.

OBRAS 4

“São obras que indicam novos tempos para Serra Talhada, que muda a face de todo município, obras estruturadoras que trarão benefícios para toda população, principalmente para os que mais precisam. Vamos continuar trilhando neste sentido, de atrair para nossa terra investimentos que ajudem ao nosso desenvolvimento”, disse Duque, lembrando que o seu governo não busca apenas os investimentos públicos, todo um trabalho vem sendo feito para atrair investidos privados, “eles trazem empregos para nossa gente”, concluiu ele.

 

 

OBRAS 5

OBRAS 6

“Pereirão” vai fechar para manutenção

A Secretaria de Esportes de Serra Talhada emitiu comunicando que o Estádio Nildo Pereira de Menezes, “O Pereirão” estará sendo fechado nesta próxima segunda-feira (20) para serviços de manutenção. Segundo a secretária Vânia Melo, serão efetuados trabalhos de recuperação de todo gramado e mais outros estruturais no estádio, acredita a secretária que no prazo máximo de 30 dias estarão concluídos os trabalhos.

 

“Deveremos está abrindo oficialmente para o campeonato pernambucano da primeira divisão que começa agora no início de dezembro”, informa Vânia.

Municípios se reúnem em ST para discutir o “Garantia Safra”

Garantia 2Diversos municípios da região se reuniram nesta quinta-feira (16) no auditório do Hotel São Cristóvão em Serra Talhada para discutirem e receberem capacitação sobre o Seguro Garantia Safra de 2014/2015.

 

O Seguro Garantia Safra de 2013 já está sendo pago aos agricultores de Serra Talhada. Segundo o secretário de Agricultura Familiar do Município, José Pereira, já foi efetuado o pagamento da primeira parcela e ainda este mês de outubro deverá está sendo pago a 2ª parcela, acredita o secretário que até o próximo mês de janeiro/15, já tenha sido pagas pago todas as cinco parcelas do seguro.

Garantia 5

A reunião acontecida nesta quinta-feira foi convocada pela Secretaria de Agricultura Familiar do Estado/MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) e tem como objetivo apresentar as normas que regem o seguro neste ano de 2014. De acordo com Ricardo Jucá, coordenador Estadual do Garantia Safra, as regras são basicamente as mesmas, ou seja, para ter direito ao seguro o agricultor tem que possuir entre 0,6 a 5 hectares, ter uma renda de 1,5 salário mínimo, ter mais de 50% da renda familiar oriunda da agricultura e se confirmar a perda acima de 50% da sua produção.

 

Garantia 3O secretário de Agricultura de Serra Talhada, na abertura da capacitação, disse ser muito importante o Garantia Safra, no entanto, ressaltou, “o melhor mesmo é que não precisássemos disso… O bom é que chovesse suficiente para que não houvessem perdas, esta é a nossa maior garantia”, disse ele.

 

Em Serra Talhada estão inscritos 5.832 famílias no “Garantia Safra” que nesta versão 2014/2014 terão que pagar um pouco mais caro pelo benefício. De acordo com Jucá, a taxa de inscrição de cada agricultor será de R$ 14,90,o equivalente a 1,75% do valor do prêmio, o município tem sua contrapartida com R$ 44,63 (5,25%), o Estado, R$ 89,25 (10,5%) e a União 297,50 (35%), tudo isso garante ao agricultor, no caso de perda da sua safra, um auxílio de R$ 850,00, pagos em cinco parcelas de R$ 170,00.

 

Participaram do encontro entidades como IPA, Sindicatos Rurais, secretários de Agricultura de diversos municípios como: Betânia, Floresta, Calumbi, Flores, Triunfo, Mirandiba, Itacuruba, Carnaubeira e outros, bem como, Associações, representantes de Bancos, Movimentos Sociais, Conselhos de Agricultura, etc.