IV Conferência Municipal de Saúde – Edital

Na próxima terça-feira (07), a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a IV Conferência Municipal de Saúde, respeitando o que determina o art. 210, da Lei Orgânica c/c § 1º, do art. 1º da Lei Federal nº 8.142/90.

A Conferência de Saúde é o espaço democrático de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde no município.

Edital

IV Conferência Municipal de Saúde de Serra Talhada será realizada no próximo dia 07 de Julho

conferencia-saude-1No próximo dia 07 de Julho, será realizada a IV Conferência Municipal de Saúde de Serra Talhada 2015. A conferência terá início às 08:00h e se estenderá até às 15:00h. Pela manhã a programação seguirá com acolhimento e credenciamento, café da manhã, mesa de abertura com o Prefeito Luciano Duque, a Secretária de Saúde Márcia Conrado, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Socorro Alencar, Dra. Karla Millene Sousa Lima Cantarelli, Gerente da XI GERES e Palestrante, Everaldo de Melo Lima, Presidente do CDL e Agenor de Melo Lima, Presidente da Câmara de Vereadores. Logo após a mesa de abertura, haverá a leitura e aprovação do regimento e uma palestra com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, que será ministrada pela Dra. Karla Millene Sousa Lima Cantarelli. Na sequência, será feita a composição dos grupos de trabalho, que abordarão eixos temáticos. Do meio dia a uma hora da tarde será servido um almoço para os conferencistas. Durante o início da tarde propostas referentes aos eixos temáticos serão apresentadas. logo depois acontecerá a eleição dos delegados e o encerramento do evento com os agradecimentos finais.
A IV Conferência Municipal de Saúde 2015 será realizada na Faculdade de Integração do Sertão – FIS.
Confira Edital Aqui!

 

Secretários debatem planos e projetos para Serra Talhada no SEBRAE

20150702_093009O Secretário de Agricultura Familiar, José Pereira, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Faeca Melo, se reuniram na manhã desta Quinta-feira (02), com o Gerente geral da unidade de Negócios do Sertão Central, do Moxotó, do Pajeú e Itaparica, Pedro Marcos, do SEBRAE, para debaterem projetos e planos para o desenvolvimento econômico e rural de Serra Talhada e dos Distritos. Dentre os temas abordados houve destaque para o projeto de criação de camarões em água salgada, enfatizado pelo Secretário de Agricultura Familiar. Esse projeto conta com a parceria da Universidade Rural de Pernambuco/UAST-Unidade Acadêmica de Serra Talhada junto com o SEBRAE. De acordo com José Pereira, “esse projeto é essencial para que os cidadãos da zona rural sejam beneficiados socialmente e econômicamente”. Outros planos e projetos também foram enfatizados por Faeca Melo e Pedro Marcos, como: a criação de uma associação municipal voltada para a cultura de caprinos e ovinos, revitalização do comércio de Serra Talhada, interação das instituições para o desenvolvimento do município, projeto do condomínio industrial, da zona franca do semi-árido, projeto de economia criativa focado no potencial artístico da cidade, sala móvel do empreendedor para assistir a sede e os distritos, desenvolvimento da caprinocultura de leite do município e a criação da sala fixa do empreendedor. Na reunião, Faeca Melo falou “sobre a importância da parceria do SEBRAE com o município para a elaboração e concretização de planos econômicos bem sucedidos”. Já Pedro Marcos, ressaltou “a importância da sala móvel do empreendedor para a capacitação profissional de setores da população urbana e rural de Serra Talhada”. Na reunião, também estiveram presentes vários integrantes do SEBRAE.

Prefeito de Serra Talhada é o novo Secretário Geral do Conselho Deliberativo da ABM

IMG-20150701-WA0003O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, acabou de ser empossado como Secretário Geral do Conselho Deliberativo da ABM – Associação Brasileira dos Municípios, em Brasília, nesta Quarta (01). O Gestor do Município também marcou presença no Encontro de Municípios com o Ministro Chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Pepe Vargas, o Diretor da Secretaria de Assuntos Federativos, Gilmar Dominici, e o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, onde foi discutido o aprimoramento do Pacto Federativo. Segundo o Prefeito de Serra Talhada, “os debates acerca do aprimoramento do pacto federativo são extremamente importantes para as cidades pernambucanas, principalmente as do sertão, e para os gestores municipais, assim como o empenho para defender os pleitos de interesse do conjunto dos municípios”.

O evento foi realizado para compor a nova diretoria da ABM para o triênio 2015 – 2018.

Prefeito toma posse na Associação Brasileira dos Municípios

ABMToma posse nessa quarta-feira (01), em Brasília, para o triênio 2015 – 2018, a nova diretoria da ABM – Associação Brasileira dos Municípios. O prefeito Luciano Duque, que será empossado como Secretário Geral do Conselho Deliberativo da entidade, viajou à capital federal para participar da solenidade.

Para o prefeito, “participar da diretoria de uma entidade representativa dos municípios brasileiros é muito gratificante, principalmente pelo espaço nos debates que são extremamente importantes para as cidades e para os gestores municipais”.  O Prefeito Luciano Duque assegurou ainda que estará empenhado para defender os pleitos de interesse do conjunto dos municípios, sobretudo, das cidades de Pernambuco, em especial, do sertão.

A solenidade de posse acontecerá às 11h00 no auditório da ABM, localizado na quadra 5, bloco F, Brasília/DF. Na ocasião, a nova diretoria também realizará a primeira reunião de planejamento da nova gestão.

Noite de São Pedro encerrou a programação oficial dos festejos juninos

 A Animação Tomou conta da última noite dos festejos juninos na terra do Xaxado. Na Cagepe e em Bernardo Viera, muita gente aproveitou a noite de São Pedro para se divertir nos polos que encerraram a programação oficial realizada pela Prefeitura Municipal.

Em Bernardo Vieira, a festa ficou por conta de Edilma Januário, que fez uma bonita festa animando a população do Distrito. Já na Cagepe, com apoio da Fundarpe e Empetur, Henrique Brandão abriu os festejos com muita poesia e forró, empolgando a grande quantidade de pessoas que foram prestigiar o evento. Encerrando a noite, a cantora Valquíria Mendes deu um verdadeiro show de animação e musicalidade, levantando ainda mais o astral de todos que estiveram no polo para realizar mais uma tradicional festa de São Pedro.

Além das atrações musicais, quadrilhas juninas abrilhantaram mais uma vez a festa, deixando um desejo de que chegue logo o próximo período junino.

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições para eleição de membros do Conselho Tutelar são prorrogadas

13d55157e0f00e7cc6239136423ccb0eO Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Serra Talhada (COMDICAST) e o Conselho Tutelar de Serra Talhada informam que o prazo para as inscrições de candidatos para preenchimento das vagas de novos membros conselheiros tutelares foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 03 de julho.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por fiscalizar e auxiliar a execução dos direitos das crianças e adolescentes, previstos em lei, através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para ser conselheiro tutelar é necessário idade mínima de 21 anos, residência fixa no município no mínimo há dois anos, ensino médio completo, experiência mínima de dois anos na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, avaliação psicológica e aprovação teórica e prática de informática.

O edital foi publicado no fim do mês de abril, abrindo o processo eleitoral que elegerá a nova composição para o quadriênio 2016/2019. As inscrições, que acontecem até 03 de julho, podem ser realizadas na Secretaria dos Conselhos, localizada na Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, na Rua Manoel Pereira da Silva, 1059, Nossa Senhora da Penha, das 8h às 13h.

Inauguração, certificação e ordem de serviço em Luanda

886016_683852151759690_2129549319970219967_o (1)No último sábado (27) o Distrito de Luanda viveu mais um dia festivo, desta vez pela inauguração da reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família – USF, que homenageou Joaquim Cesário dos Santos, e que vai atender mais de 600 famílias da comunidade, assegurando atendimento médico todos os dias da semana. A unidade conta com salas de observação, de vacina, de procedimento, de arquivo, e uma sala para reuniões com os Agentes Comunitários de Saúde, além de consultórios de odontologia, enfermagem e consultório médico. A nova USF também está munida de uma Farmácia e uma ambulância.

Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Conrado, “com as novas instalações da USF, o Distrito de Luanda vai contar com um atendimento de mais qualidade e a comunidade não vai mais precisar se deslocar até a sede do município para buscar os serviços de atenção básica da saúde.” Ainda de acordo com a secretária, “as ampliações das unidades de saúde nos distritos mostram a movimentação do governo, que tem descentralizado as ações e levado equipamentos de qualidade a toda a população de Serra Talhada”.

Outra ação do governo que movimentou a comunidade foi o ato de certificação da comunidade quilombola Alto de Luanda. Quem fez a entrega foi o representante da Fundação Cultural Palmares, representando o Governo Federal, Igor Prazeres, que reforçou a importância do reconhecimento de mais uma comunidade remanescente de quilombo.

No mesmo ato, o Prefeito de Serra Talhada, assinou a ordem de serviços para a construção de uma praça na comunidade, que homenageará “Mãe Miúda”, uma das mais antigas parteiras de Alto de Luanda. A praça será construída com recursos próprios, e beneficiará diretamente mais de 40 famílias, se entendendo a toda a população do distrito que queira usufruir do equipamento.

Para o prefeito, “as ações representam muito para a comunidade, tanto com a entrega da USF, que vai assegurar mais qualidade no atendimento a saúde da população, quanto à certificação e a construção da praça da comunidade Alto de Luanda, que vão garantir mais dignidade aos cidadãos da localidade”.

A comunidade recebeu o Senador da República, Humberto Costa, que veio prestigiar os eventos e reforçar a parceria que tem com Serra Talhada. Para o Senador, “Serra Talhada vive um momento exitoso, com entregas que tem beneficiado toda a população do município, levando a maioria da população serviços que melhoram a qualidade de vida e dão dignidade aos cidadãos”. Na ocasião, Humberto ratificou o seu empenho para destravar os recursos para a construção do Hospital Regional e do Aeroporto de Serra Talhada, investimentos que vão contribuir para a aceleração do desenvolvimento da região.

CAPS II em ritmo de São João

capsiiO Centro de Atendimento Psicossocial II (CAPS II), e toda a sua equipe “Viva Feliz”, comemorou seu São João de forma bem animada. A festa contou a participação das pessoas assistencializadas pelo CAPS II e com toda a equipe e integrantes do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi). Crianças do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da Escola Nova Geração abrilhantaram a festa com danças  juninas. Na comemoração a presença de um Sanfoneiro garantiu o arrasta pé.

O Prefeito de Serra Talhada e a Secretária Municipal de Saúde estiveram presentes no evento.

Segunda noite de São João tem campanha de saúde e proteção às mulheres

segundanoiteSerra Talhada realizou a segunda noite de São João nesta Segunda (22). No Palco da Estação do Forró, Geraldo Cardoso e Forró do Firma comandaram a animação do público. A Polícia Militar, garantiu a segurança da diversão dos presentes na segunda noite do “São João das Tradições na Terra do Xaxado”.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou sua força tarefa para cumprir o papel da prevenção, com distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além da panfletagem realizada durante o evento. A sala da saúde contou com a presença dos servidores públicos que trabalham para cuidar da prevenção em saúde da população serra-talhadense, com profissionais de fisioterapia, de enfermagem e dos coordenadores responsáveis pela estrutura montada para atender as pessoas que visitavam a Estação do Forró. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Mulher, mobilizou homens por meio de panfletagem, para aderirem a campanha “Eles por Elas”, realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), que trabalha pela conscientização masculina acerca do combate à violência contra a mulher. Durante a apresentação do cantor Geraldo Cardoso, a equipe da Secretaria da Mulher abordou os homens que estavam no pátio da Estação do Forró para preenchimento do formulário de adesão à campanha, adesivando e registrando fotos da adesão de cada um dos homens que foram sensibilizados para contribuir nesta iniciativa. Serra Talhada foi o primeiro município do Brasil a aderir a esta campanha.