Sábado (23) tem Feira de Artesanato e Cinema na Concha Acústica

A Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, através da Casa do Artesão realiza mais uma FEIRA DE ARTESANATO neste sábado (23) na Concha Acústica de Serra Talhada.

 

O evento, que acontece desde 2008 reúne os artesãos cadastrados na Casa do Artesão e coloca-os em contato direto com o público consumidor, é uma ótima oportunidade para conhecer a arte local e adquirir artesanato direto com o artista.

 

Juntamente com a Feira de Artesanato acontece mais uma edição do projeto CINEMA EM TODO LUGAR, desta vez exibindo mais uma superprodução, a animação: REINO ESCONDIDO, “garantia de sucesso entre pais e filhos”, garante o presidente da Fundação, Tarcisio Rodrigues.

 

Segundo Rodrigues, a Feira tem a finalidade de promover o artesanato local e o projeto de exibição de filmes de trazer a magia da sétima arte para uma população que se vê sem uma sala de exibição ha mais de 3 décadas.

 

Nesta edição a FEIRA comemora também a Semana da Pessoa com Deficiência, numa parceria com a APAE de Serra talhada que completa este 17 anos, A APAE vai montar barraca com cantina, oficina de costura e de panificação.

 

A FEIRA começa as 18 horas, o filme as 19:30 e logo após sua exibição tem música ao vivo com CHICÃO.

 

“Mais uma vez trazemos lazer de qualidade para toda família, e o mais importante, divulgamos nossa arte”, conclui Tarcisio

CAPS trantornos e Sec. Cultura iniciam oficinas de artesanato

CAPS - CULTURA 19.08 3“Não basta o tratamento diário com medicamentos, temos que procurar novos horizontes de incentivos e assim promover a reinserção dos usuários no mercado de trabalho e no convívio familiar”. Com estas palavras, a coordenadora do CAPS II – Transtornos de Serra Talhada, Natália Epaminondas, abriu nesta terça feira (19) as oficinas de artesanato que serão desenvolvidas na sua Unidade em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Serra Talhada (SECULT).

 

No evento de abertura, participaram o grupo de danças da Centro de Convivência do Mutirão, mantido pela secretaria de Desenvolvimento Social, o secretário de Cultura do Município Anildomá Willans, o secretário adjunto de Cultura, Modesto Lopes, oficineiros, funcionários do CAPS e da SECULT e dos usuários.

 

“De início vamos trabalhar o artesanato de pintura em pedras. As oficinas serão realizadas semanalmente e todo material CAPS - CULTURA 19.08 5produzido será guardado para uma exposição que realizaremos futuramente”, informou Anildomá.

 

A transversalidade de ações entre as secretarias do município é uma determinação do Prefeito Luciano Duque que tem reiterado nas reuniões de secretários a necessidade do trabalho em conjunto de todo Governo, “para assim oferecermos mais e melhor para população”, disse Duque.

 

A chegada das oficinas de artesanato ao CAPS Transtorno foi comemorada por todo equipe, principalmente pelo Grupo de Geração de Rendas, que tem como orientadora a psicóloga Iriane Telma e a assistente Social Perla Pereira. “As oficinas serão ministradas neste grupo e vislumbramos com isso a volta a vida ativa no mercado de trabalho de vários usuários, o que já vem acontecendo, no entanto, esta é mais uma ação que certamente promoverá ainda mais a reinserção deste pessoal na sociedade”, finalizou Natália.

SEMU e SENAC abrem inscrições para curso de Agente Comunitário

Na busca de inserir no mercado de trabalho a mão-de-obra qualificada das mulheres de Serra Talhada, a Secretaria Municipal da Mulher (SEMU) vem fechando parcerias com diversas instituições de qualificação profissional e, agora fechou mais uma importante parceria, desta vez com a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo do Estado, que, em parceria com o SENAC de Serra Talhada e por meio do projeto “Novos Talentos” está oferecendo para mulheres com idade mínima de 18 anos e que tenham o ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série, o curso de Agente Comunitário de Saúde.

O Curso que vai ter carga horária de 400 horas já abriu inscrições que podem ser feitas até o próximo dia 22 (sexta-feira) das 8 às 17 horas na sede da Secretaria da Mulher de Serra Talhada, na Av. Cel. Cornélio Soares (Rua dos Correios), 427, no centro da cidade. Para inscrição é necessário que as candidatas levem os seguintes documentos: comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF e declaração de próprio punho comprovando situação de baixa renda.

“Seguimos as determinações do Prefeito Luciano Duque, que é buscar qualificação para mulheres e assim criar condições de inseri-las no mercado de trabalho, para isso temos nos esforçado em fechar parcerias que tragam tais benefícios”, disse Tatiana Duarte, secretária da Mulher em Serra Talhada.

APAE e Prefeitura de ST comemoram a Semana da Pessoa com Deficiência

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema: “Construindo uma história de igualdade e oportunidades para todos”. As ações referentes as comemorações tiveram início nesta segunda-feira (18) com o lançamento na mídia e vai até o dia 23 (sábado).

A programação envolve diversas atividades, algumas realizadas internamente em sua sede na Av. Cel,.Cornélio Soares, no centro da cidade, e outras itinerantes.

Nesta terça-feira (19), além de oficinas realizadas na sede da Associação, os alunos Apaeanos participaram de panfletagem no centro comercial da cidade chamando atenção para o momento em que vive a instituição.

Na quarta-feira (20), em parceria com a Secretaria de Saúde de Serra Talhada (SMS). das 8 às 10:30 será realizado encontro com alunos, pais e funcionários na Praça Agamenom Magalhães, participarão o CAPS AD, CAPS TRANSTORNO, NASF, MÃE CORUJA e outros.

Dia 21 (Quinta-feira) as ações acontecerão no Ginásio Poliesportivo Egydio Torres de Carvalho das 8 às 11 horas, numa parceria com a Secretaria de Esportes de Serra Talhada.

Sexta-feira (22) Palestra com a Secretaria de Educação do Município, horário e local ainda a ser confirmado.

No sábado (23) vai ter festa para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com deficiência, e a festa acontece numa parceria com a Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada através da FEIRA DE ARTESANATO que abre um espaço todo especial. Na FEIRA a APAE vai colocar barraca com cantina, oficina de costura e barraca de panificação.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais está completando 60 anos no Brasil, na Capital do Xaxado a Associação existe desde 1997 com relevantes serviços prestados à sociedade.

Empresa da Espanha vai certificar o algodão de ST

aLGODÃO - eSPANHA 16.0814“Estamos muito felizes… Quem diria que tão rápido fossemos exportar nosso algodão para o exterior?”. Foi assim que o secretário de Agricultura de Serra Talhada, José Pereira deu a notícia da certificação do algodão orgânico que vem sendo produzido no município dentro de do projeto “Algodão Aroeira”, que teve início em 2013 e já começa a dar os seus resultados.

 

Santi Mallorquí, sócio proprietário da Organic Cotton Colours S.L, esteve na Capital do Xaxado neste sábado (16) e manteve contato com a Secretaria de Agricultura local para tratar da comercialização da produção de algodão do Município, bem como da implantação da cultura do algodão colorido, em particular o marrom e o verde.

 

O projeto do Algodão Aroeira da |prefeitura de Serra Talhada, vem buscando resgatar a cultura do algodão no município e, no primeiro ano, em um plantio experimental de apenas 1 hectare, colheu 800 quilos, desta colheita foi possível expandir já agora Algodão Espanha 16.08em 2014 para mais de 50 hectares, com uma previsão de colheita de até 50 toneladas, “número que só não será atingido devido a pouca chuva, mas que certamente atingiremos pelo menos 30 toneladas”, explica Claudvan Santos, técnico da Secretaria de Agricultura.

 

Esta produção leva a Prefeitura de Serra Talhada apostar no aumento da área plantada, “queremos plantar em todo território do Município”, informa Pereira, o que gera uma expectativa de uma colheita em torno 20 mil toneladas já no próximo ano.

 

Todo algodão produzido na terra de Lampião é feito de forma orgânica, ou seja, sem uso de agrotóxico ou defensivos agrícolas e, é esta condição que atraiu a empresa Espanhola que chegou até aqui através dos contatos da Associação Agroecológica do Pajeú, da qual Claudvan Santos é presidente.

 

Segundo o empresário Espanhol, Santi Mallorqui, somente depois de certificado é que sua empresa poderá começar a comprar o algodão produzido em Serra Talhada e esta certificação, eles mesmos é que providenciarão.

 

“A certificação é um processo que custa caro e a empresa se prontificou em cuidar disso, isso mostra o interesse que estão tendo em nosso algodão”, disse José Pereira.

 

O interesse da Origanic Cotton não pára por aí, existe também o incentivo para que seja plantado o algodão colorido naturalmente, tais espécies tem produção menor em quantidade por hectare, no entanto, o preço também é diferenciado no mercado, o que compensa o produtor.

 

“Trabalhamos somente com produtos extremamente naturais e atuamos em quase toda Europa e também nos Estados Unidos. Produzimos desde o fio, o que é feito em Barcelono-Espanha, como também a malha, aí então negociamos, ou estes produtos ou os produtos finais como, calças, camisas, cuecas, produtos de cama, mesa e banho… tudo com a nossa etiqueta, a Fox Fibre”, explicou Santi.

 

A empresa está entre as 20 mais inovadoras da Espanha e já tem 24 anos no mercado. Chegou em Serra Talhada representada pelo seu proprietário e por Diógenes Fernandes, seu representante no Brasil.

 

Os empresário demonstram-se bastante animados com os negócios que se apresentam para o futuro com o algodão “pajeuzeiro” e, entusiasmados também estavam o secretário de Agricultura e toda sua equipe, “é a certeza de que o nosso projeto deu certo, vamos em definitivo colocar Serra Talhada de volta ao mapa dos produtores de algodão”, comemorou Pereira.

 

O Prefeito Luciano Duque comentou a visita dos empresários Espanhóis e disse acreditar muito no projeto do Algodão, “afinal já fomos o maior produtor de Pernambuco, estamos trilhando o caminho de volta e quem mais vai lucrar são as famílias do campo”, declarou.

SMS e alunos da FIS orientam Terceira Idade

FISIO 2É possível envelhecer de forma saudável? Dá para amenizar ou até exterminar dores na coluna, articulações etc.? Sim, diz a ciência. Alimentação balanceada, peso ideal e prática de exercícios físicos pode ser o segredo da longevidade com saúde mesmo ao passar dos anos.

Na manhã desta segunda-feira (18) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) formou, juntamente com alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), grupos de terceira idade. O propósito é prevenir problemas comuns de saúde nesta faixa etária, assim como orientar sobre cuidados básicos para obter mais qualidade de vida.

A ação aconteceu na UBS Bom Jesus II nesta segunda-feira (18), mas, de acordo com o projeto do Professor Cleyton Feitosa, do curso de Fisioterapia da FIS, acompanhará regularmente os grupos formados, bem como pretende FISIO 3estender a ação por outras UBS’s do Município. “Toda primeira segunda-feira feira do mês nós vamos estar aqui com vocês, discutindo como prevenir quedas, por exemplo, e também debateremos sobre sexualidade na terceira idade, como controlar e prevenir a hipertensão. Nosso intuito é mostrar que com práticas comuns e acessíveis podemos ter qualidade de vida mesmo com o avançar da idade”, reforçou o Professor.

A enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde Bom Jesus II, Andréia Paula, reforçou que “o município já vem realizando orientações valiosas com integrantes de grupos de hipertensos”, lembrou ela, mas defendeu que a parceria tratará de forma mais abrangente as circunstâncias, os métodos e a possibilidade de viver mais e melhor.

Segundo o professor Cleyton Feitosa, os alunos visitarão outras UBS’s e Instituições também. O abrigo Ana Ribeiro será o próximo FISIO 4destino. Mudar os maus hábitos e inserir práticas saudáveis é o objetivo.

“É mais uma parceria da SMS com instituições que somem em benefícios favoráveis para nossa população, dentro da nossa filosofia de humanizar to o nosso atendimento”, comentou Márcia Conrado, secretária de Saúde de Serra Talhada e acrescentou que a Secretaria estará sempre aberta para ações desta natureza.

Ações da Caravana da Cidadania chegam ao Borborema

caravana 11Os serviços itinerantes oferecidos pelo projeto Caravana da Cidadania levam cidadania aos quatro cantos do município de Serra Talhada. Neste sábado (16) o Governo Municipal reuniu mais uma vez todas as secretarias e promoveu uma manhã de diversão, cuidados com saúde, beleza, conscientização sobre o meio ambiente e muito mais.

Das 8 às 12 horas os moradores do Bairro Borborema puderam realizar gratuitamente serviços de saúde, como testes de Sífilis, HIV/Aids, além de cuidados com a saúde da mulher, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Secretaria de Esportes pôs o povo pra se mexer com aulão de ginástica. Teatro e dança, foram levados pela Secretaria de Cultura (SECULT), através dos personagens Virgulino e Maria que orientaram os moradores sobre temas importantes, como a nossa corresponsabilidade quanto a problemas do cotidiano, tipo: esgotos, lixões etc.

caravana 10Alunos da Escola de Frevo da SECULT se apresentaram com o espetáculo “mistura pernambucana”, Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) levou a Unidade Móvel do CadÚnico, onde realizou pesquisas, transferências e alterações cadastrais de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, enquanto equipes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) realizavam pré-inscrições no Cadastro Único, além de prestarem orientação sobre o Programa “Minha Casa, Minha Vida. A SDS ofereceu ainda depilação, corte e escova e orientações sobre higiene e beleza.

Levantando a bandeira da sustentabilidade, a Secretaria de Agricultura distribuiu muda de plantas nativas, lembrando o papel que cada um tem na construção de um futuro melhor, possibilitando a exploração de diversas culturas, sempre em harmonia com o meio ambiente. Teve ainda ações da Secretaria de Educação (SEST), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e todas as demais, caravana 1levando inclusão a todos os moradores do Borborema.

As Caravanas trazem para a comunidade serviços e ações que em sua maioria já são oferecidos na rotina do governo, mas que por motivos diversos nem sempre são utilizados. Desta forma nós nos aproximamos do povo, trazendo para próximo dele o que mais precisa, também aproveitamos para realizar um diagnóstico, somente assim é que compreenderemos o que de fato é necessário e mais urgente, este é um governo feito pelo e para povo”, afirmou o prefeito Luciano Duque.

A “Caravana da Cidadania” nasceu exatamente para isso: aproximar a população do Governo Municipal. Sua primeira edição aconteceu no dia 14 de junho no bairro da Cagep e agora na sua segunda edição aportou no Borborema e foi recebida com entusiasmo pela população do bairro.

caravana 5O secretário de Governo, Josembergues Melo, informou que outras “caravanas” irão acontecer, no entanto, somente depois da avaliação do evento deste sábado, que deverá acontecer na próxima reunião de secretários é que se definirá data e local da próxima “Caravana da Cidadania”.

O projeto não se limita ao dia festivo do evento e sim a toda uma semana que antecede, quando todas as secretarias do Município efetuam uma verdadeira radiografia do bairro onde estará acontecendo o projeto, procurando atuar, principalmente nas carências da população, no final, se reúnem com barracas e tendas numa Mostra de todo trabalho desenvolvido na ação.

O Prefeito Luciano Duque tem acompanhado de perto todo projeto e se disse muito satisfeito, para ele está sendo alcançado o objetivo principal: atender a população e aproximar o governo ainda mais de cada comunidade”.

Secretaria de Saúde desenvolve ação de Prevenção de Acidentes

Sertamol 3A Secretaria de Saúde de Serra Talhada vem procurando cuidar cada vez mais e melhor da saúde da população serratalhadense e para isto não se limita as ações já desenvolvidas dentro das suas unidades de saúde.

 

Esta semana, através da Unidade de Saúde Cohab II realizou trabalho junto a empresa SERTAMOL, revendedora de Motos da cidade que fica dentro da área de atuação do Unidade, levando para os funcionários da empresa serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e principalmente palestras educativas sobre a prevenção de acidentes no trabalho.

 

Segundo informações da Secretaria, a ação foi muito bem recebida pelos trabalhadores, “e muito gratificante para o nosso pessoal. Estaremos identificando outras empresas e repetindo a experiência”, anunciou a secretária Márcia Conrado.

Neste sábado (16) tem CARAVANA DA CIDADANIA no Borborema

A prefeitura de Serra Talhada realiza amanhã (sábado, 16) mais uma CARAVANA DA CIDADANIA, desta vez no bairro do Borborema.

Durante toda a semana as diversas secretarias do município vem desenvolvendo ações no bairro, traçando uma verdadeira radiografia para detectar as principais necessidades da comunidade e amanhã, na culminância da ação estarão reunidas em frente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro.

Barracas e tendas estarão armadas oferecendo diversos serviços das secretarias. A Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo, levará a Unidade Móvel do CADÚNICO para prestar serviço de orientação sobre programas sociais do Governo Federal, como também serviços de corte de cabelo e fornecimento de documentos, entre outros.

Também a Secretaria da Mulher promete está presente com diversas ações para as mulheres daquele bairro, assim como a Secretaria de Saúde que disponibilizará atendimentos médicos e realização de exames.

Está previsto também momentos de diversão e lazer através de ações da Secretaria de Cultura e de Esportes.

Esta é a segunda Caravana realizada pelo Governo Municipal, para o prefeito é uma oportunidade de estar mais próximo de cada comunidade. “Não se resume ao momento festivo da culminância, o principal objetivo são os trabalhos desenvolvidos no decorrer da semana quando procuramos identificar todas as necessidades do bairro e assim, cada secretaria, dentro das suas prerrogativas atuam buscando atender à população”, declarou Duque.

O evento deste sábado começa as 8 horas da manhã e vai até o meio dia, e vai contar com a presença do Prefeito, d Primeira Dama e de toda sua equipe de Governo.

SMS dedicou uma semana à saúde do homem

Homem 3Durante toda esta semana, de 11 a 16 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dedicou atividades específicas para tratar da Saúde do Homem, confirmo informou a Micherlayne Alves, coordenadora de planejamento e comunicação da Secretaria.

 

“Todas as Unidades de Saúde do Município participaram desta campanha e durante uma semana, através das enfermeiras e médicos da cada unidade foi dada uma atenção especial a Saúde dos Homens, inclusive com realização de palestras de conscientização e orientação para eles”, disse Micherllayne.

 

“Vamos procurar desenvolver mais ações como esta. Queremos humanizar nossos serviços e vamos perseguir esta meta”, declarou a nova secretária de Saúde do Município, Márcia Conrado.