ST se destaca na implantação da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas

A Prefeitura de Serra Talhada vem se destacando em todo estado pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, ocupa atualmente o 12º lugar no Ranking do Estado e, conforme informou Bartolomeu Pereira Dantas, diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, esta posição deverá ser alterada nos próximos dias, “provavelmente deveremos ficar no 2º ou 3º lugar”, disse ele, isso graças a implantação de Licitações Exclusivas para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que aconteceu nesta quarta-feira (17).

 

A notícia foi comemorada pela secretária Luciana Magalhães que tem dedicado uma atenção especial para Lei Geral e para e para formalização dos Microempreendedores Individuais.

 

“Temos formalizado um grande número de microempreendedores individuais, e este foi nosso grande diferencial. Nos destacamos em quase todos os quesitos da Lei Geral, faltava apenas a implementação das licitações, a notícia que recebemos da Prefeitura nos deixou muito contentes e, com certeza daremos um salto ainda maior no ranking estadual”, disse Luciana comemorando.

 

Na prática, a implementação da Lei Geral, através de licitações exclusivas para os MEIs, ME e EPP, representa a oportunidades destes empreendedores em participar de licitações exclusivas para prestação de serviços ou fornecimento para o Governo Municipal, isto em concorrência de até R$ 80 mil.

 

“É a maneira mais justa de se dar oportunidade a estes empreendedores, ficava difícil para eles em concorrer com os grandes, agora fica mais fácil, serão abertas licitações exclusivas para eles”, comentou o prefeito Luciano Duque.

 

A Lei Geral é o novo Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte. Foi instituída pela lei complementar nº 123 e estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e ser dispensado as ME e EPP.

Prefeitura vai transformar a Praça de Alimentação em atrativo turístico

Pátio6Em entrevista a Rádio “A Voz do Sertão AM”, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, Luciana Magalhães, disse que as novas medidas que estão sendo implementadas na praça de alimentação do Pátio da Feira, em parceria com o MPPE (Ministério Público de Pernambuco) trarão resultados favoráveis, “vai ser bom para todo mundo. Para sociedade como um todo, que poderá ter mais um espaço de lazer para família, como para os permissionários, que terão um movimento maior no seu comércio”, disse Luciana.

 

Recentemente o MPPE enviou recomendação para Prefeitura de Serra Talhada para se proibir a venda de bebidas alcoólicas no Pátio da Feira, na Praça de Alimentação e no Mercado Público, a medida gerou um verdadeiro alvoroço entre os permissionários que enxergavam nisso uma queda brusca no seu faturamento.

Pátio1

“No mercado público já não comercializa bebida de tipo nenhum”, garantiu Luciana Magalhães e adiantou que está sendo negociado com os permissionários e com o próprio MPPE uma saída para o impasse.

 

Nesta quarta-feira (17), representantes dos permissionários, o promotor Dr. Vandeci Sousa Leite, a secretária Luciana Magalhães, o vereador e presidente da Câmara José Raimundo Filho e outros interessados no assunto se reuniram na sede do Ministério Público e traçaram regras para o cumprimento da recomendação.

 

Segundo o MPPE, a medida se dá devido a questões de segurança e abusos no cumprimento das leis, como venda de bebidas para menores e consumo de drogas.

Pátio5

Ficou acertado que serão confeccionados TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) individuais que serão formalizados entre os proprietários dos estabelecimentos com o próprio MPPE e neles, um conjunto de regras, apresentadas pela Prefeitura, terão que serem seguidas, sob pena da cassação do Alvará de Funcionamento daquele que insistir em não cumprir as determinações.

 

“Aquilo ali é um espaço público e temos que seguir regras”, alertou Luciana. As regras são simples e conforme ela informa, diversas delas já começaram a serem posta em prática.

 

Trata-se de regras de convivência, entre elas a boa apresentação dos funcionários dos estabelecimentos que comercializam no local, a proibição de venda de bebidas destiladas em lata ou garrafa, estas só poderão serem comercializadas em dose, número determinado de mesas para cada estabelecimento, acomodação adequada Pátio4do lixo, limpeza e higiene no ambiente de trabalho e outras, que segundo a secretária serão divulgadas para população no tempo necessário.

 

Algumas datas foram estipuladas. Até o próximo dia 20 todos os permissionários e seus funcionários deverão estar devidamente fardados. Até o dia 29 do corrente mês todos deverão apresentar à Secretaria o termo de permissão de uso do espaço e até o dia 31 todos devem estar totalmente adequados as normas estabelecidas para assinarem o TAC.

 

A prefeitura por sua vez se compromete até o final do próximo mês realizar treinamento através de curso de atendimento e manipulação de alimentos.

 

“Queremos dar uma nova cara ao espaço e mostrar para sociedade que ali é um bom lugar para levar a família. Transformar a Praça de Alimentação em um atrativo turístico e para isso estamos contando com a participação de todos os permissionários, e da população”, finalizou Luciana.

 

Todas as regras impostas para o Praça de Alimentação serão também implementadas no Pátio da Feira.

Agriultores de ST recebem cuidados da Prefeitura

A parceria entre as secretarias de Agricultura e Saúde de Serra Talhada, levou de volta a zona equipes de agentes do Núcleo de Vigilância em Saúde que foram dar continuidade a um trabalho iniciado em março deste ano, quando coletaram amostras de sangue dos trabalhadores rurais que realizavam manejo com agrotóxico, com a finalidade de detectar alterações causadas pelo produto e assim poder acompanhar e dar assistência necessária para o indivíduo.

As equipes retornam para entregar o resultado dos exames que, conforme informou o coordenador do Núcleo, Aron Lourenço, não foi registrado nenhuma alteração, no entanto ” algumas pessoas estão no limite, por isso, estamos aproveitando para fazer um trabalho educativo e preventivo”, disse Aron;

“Ao todo mais de 200 exames já foram entregues nesta primeira visita que começou a semana passada”, informou o secretário de Agricultura, José Pereira.

Desde a quinta-feira (11) que as equipes fazem visitas na zona rural, já foram visitadas as comunidades de Caiçarinha da Penha, Fazenda Jatobá, Fazenda São Bento, Fazenda Lagoa, Fazenda Gavião e Fazenda São Paulo.

Aproveitando a entrega dos exames, a Secretaria de Saúde está realizando testes de HIV, Sifiis e fazendo tipagem sanguínea, para classificar o RH da população. “Um trabalho que fazemos rotineiramente na zona urbana e que agora levamos para a população rural”, explicou Aron e acrescentou: “além dos testes, estamos também realizando palestras educativas, principalmente sobre o uso do agrotóxico a fim de conscientizá-los dos perigos e dos cuidados que devem serem tomados”.

De acordo com os número da Secretaria de Saúde, neste primeiro momento foram realizados 420 testes rápidos e 210 tipagem sanguínea e destruídos 800 preservativos e 200 gel lubrificante.

As ações continuaram nesta quarta-feira (17), as equipes do Núcleo de Vigilância em Saúde visitaram o Distrito de Tauapiranga, na sexta-feira (19) estarão em Serrinha, no sábado na Fazenda Pilãozinho, no domingo na Fazenda Melancia e no dia 27 (sábado) no distrito de Bernardo Vieira.

“Estamos dando continuidade a um trabalho que queremos intensificar, que é o de dar uma atenção especial aos trabalhadores que lidam com agrotóxicos. Queremos prevenir, alertar para os cuidados a serem tomados. Prezamos pela saúde e pelo bem estar da nossa população”, declarou a Dra. Márcia Conrado, secretária de saúde de Serra Talhada.

Começa a ser preparada a festa de 60 anos do “Cônego Torres”

CÔNEGO 3A direção da Colégio Municipal Cônego Torres trabalha a todo vapor preparando a festa de aniversário da escola que completa este ano 60 anos de existência.

 

A escola, construída em 1954, no governo do então prefeito Moacir Godoy, marcou a consolidação de Serra Talhada como polo de desenvolvimento de toda região.

 

Durante décadas o Colégio se destacou pela qualidade do ensino, recebendo na década de 1960 o apelido de “universidade do sertão”, numa referência a excelência do seu ensino.

 

Diversas figuras importantes da cidade passaram pelos “bancos” do sexagenário colégio, que se orgulham em exibir o título de ex-alunos.

CÔNEGO 2

Atualmente o Colégio volta a ocupar lugar de destaque na educação do município. Hoje como escola em tempo integral (a primeira escola municipal em todo interior a atuar em tempo integral), se destaca pelo desempenho dos seus alunos nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) onde, neste última edição superou as metas estipuladas para 2021.

 

Impulsionados por este resultados, a direção da escola começa a preparar a festa de aniversário da escola que acontecerá no dia 11 de outubro próximo, o evento terá início às 7 horas com um encontro do ex-alunos, entre eles o grupo de “Amigos de Serra Talhada” radicado na capital pernambucana, na Concha Acústica em frente a Igreja de N;S. do Rosário.

 

Às 8 horas haverá um desfile com pelotões organizados por décadas, saindo da Concha Acústica até o Colégio onde às 9:30 haverá uma missa em Ação de Graça no auditório do mesmo. Às10:30 haverá um Coffe Break e em seguida visita as dependências da escola, “uma viagem ao passado. A hora da nostalgia”, frisa a diretora Marta Núbia.

 

O ponto alto das comemorações vai acontecer a noite, a partir das 23 horas, de acordo com informações da diretora adjunta, Gorete Sá, é o “Baile da Recordação” que acontecerá na Quadra Poliesortiva Egídio Torres de Carvalho e vai ser animado bela orquestra Edição Extra.

 

“Estamos enviando convite para todos os ex-alunos, mas, caso algum não tenha recebido o convite, estendemos aqui para todos e dissemos mais, sua presença é importante, todos fazem parte dessa história”, declara convidando a adjunta Goreta Sá.

Liberado o pagamento da 1ª parcela do seguro “Garantia Safra”

Exatas 5.162 famílias de agricultores de Serra Talhada já podem começar a contar com um reforço nas suas economias. O Governo liberou o pagamento da 1ª parcela do Seguro Safra, que já começou a ser sacado nesta terça-feira, através do cartão do beneficiário.

 

Segundo o secretário de agricultura de Serra Talhada, José Pereira, o valor da parcela será liberado no dia do vencimento do cartão do portador, basta se dirigir a Caixa Econômica Federal.

 

“São quatro parcelas de R$ 170,00 cada, liberadas agora em setembro até dezembro, deste valor, R$ 12,50 foi o valor pago pelo agricultor, R$ 33,50 é a contrapartida do município, R$ 56,00 do estado e o restante do Governo Federal”, explica ele e acrescenta, “chega em boa hora, tanto para os agricultores como para economia local, afinal são quase R$ 1 milhão injetado no mercado”, finaliza.

Campanha de combate a Haseníase e Verminose chega a escola da Cohab

VERMINOSE 4A Secretaria de Saúde de Serra Talhada (SMS) esta visitando as escolas da rede municipal de ensino e através de equipes de Saúde da Família realizando a detecção de casos de hanseníase e tratando verminoses, dentro da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose em Escolares, iniciada nesta segunda-feira (15) e que se estenderá até último dia deste mês.

Durante a manhã e tarde desta terça-feira (16) os profissionais estiveram na Escola Nossa Senhora da Penha no Bairro da COHAB e tiveram o reforço de 20 estudantes do curso de medicina da UPE. Eles ajudaram na realização dos procedimentos. Os meninos foram examinados pelos futuros Doutores, enquanto que as Doutoras examinaram as meninas.

É uma campanha muito importante, trazer saúde para dentro do ambiente escolar. Tenho certeza que a comunidade escolar como um todo é quem ganha com a ação que é nacional, mas que recebe apoio especial aqui em Serra”, afirmou à senhora Creuza Pereira Simões, Diretora da escola.

Abaixo você confere o cronograma montado pela SMS e as escolas que receberão a visita dos profissionais. A Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose em Escolares pretende detectar precocemente casos de hanseníase e tratar as verminoses em crianças com idade entre 5 e 14 anos.

Fotos: Leidiae Rodrigues/Agência Papiro

VERMINOSE 1

VERMINOSE 2

CRONOGRAMA CAMPANHA VERMINOSES E HANSENÍASE – 2014

08h as 9:30h 10h as 11:30 13:30 as 15h 15:30 as 17h
15/09/14 Escola Martin Luter King (AABB) Escola Municipal João Pereira dos Santos ( PROPAC) Escola Martin Luter King (AABB) Escola Municipal João Pereira dos Santos ( PROPAC)
16/09/14 Creche Anny Karoline   (COHAB)

Creche Sagrada Familia (MULTIRÃO)

Escola Nossa Senhora da Penha (COHAB) Escola Nossa Senhora da Penha (COHAB)
17/09/14 Escola Pequeno Mandacaru ( ALTO DO BOM JESUS) Escola Antonio Medeiros (BORBOREMA) Escola Pequeno Mandacaru ( ALTO DO BOM JESUS) Escola Antonio Medeiros (BORBOREMA)
18/09/14 Escola Vicente Inacio de Oliveira (MULTIRÃO)
19/09/14 Escola Vicente de Paula (CENTRO)
22/09/14 Escola São Pedro (CENTRO) Escola Maria José de Sá Ferraz (CAGEP) Escola São Pedro (CENTRO) Escola Maria José de Sá Ferraz (CAGEP)
23/09/14 Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves Escola José Rufino Alves (CAXIXOLA) Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves Escola José Rufino Alves (CAXIXOLA)
24/09/14 Escola Tabelião Antonio Alves de Sousa (MALHADA) Escola Batista Guilherme Carry (CENTRO) Escola Tabelião Antonio Alves de Sousa (MALHADA) Escola Batista Guilherme Carry (CENTRO)
25/09/14 Escola Antonio Firmindo ( VARZINHA) Escola Antonio Firmindo ( VARZINHA)
30/09/14 Entrega de relatório a IX Geres

ST participa de Mostra e Seminário sobre Academias das Cidades e Saúde

IMG-20140915-WA0007A secretaria de Esportes e Lazer de Serra Talhada, juntamente com Kalyne Nogueira, coordenadora dos polos da Academia das Cidades no município, estão em Gravatá-PE, participando do 2º Seminário de qualificação para professores dos programas Academia das Cidades e da Saúde e também da 1ª Mostra de Experiências nestes programas.

 

O evento reúne todos os municípios pernambucanos e conta com a participação de Danielly Alencar, representante do Ministério da Saúde, Maria Francisca, superintendente da atenção primária da saúde e Silvio Roberto, secretário executivo de projetos especiais.

 

O Seminário procurar qualificar os profissionais para melhor desempenho nas Academias das Cidades e a Mostra serve para IMG-20140915-WA0009repartir experiências vividas em cada unidade.

Para Vânia Melo, secretária de Esportes do município este é um momento “muito positivo”, diz ela e comemorou por Serra Talhada ter sido destaque no evento, “fomos bastantes elogiados por mantermos nossos polos atuantes nos três horários, manhã, tarde e noite”, completou Vânia.

Atualmente estão em funcionamento duas “Academias da Cidade” no município, uma no bairro do IPSEP e outra no Bom Jesus e, já em fase de conclusão a Academia da Saúde do Bairro Mutirão, “em breve estaremos inaugurando mais este espaço, destinado ao lazer, a saúde e ao bem-estar de toda comunidade”, finalizou Vânia Melo.

SMS anuncia instalação do CAPS INFANTIL

Está agendado para o próximo dia 30 a inauguração do CAPS INFANTIL (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) de Serra Talhada, “mais um aparelho para oferecer qualidade de vida para nossa população”, disse a secretária de Saúde do município, Dra. Marcia Conrado ao anunciar o evento.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúda (OMS), uma média de 5% a 7% das crianças e adolescentes sofrem de transtornos mentais. O CAPS INFANTIL vem atuar visando atender estes pacientes. Trata-se de um serviço de atendimento diário destinado a infância comprometida com algum grau psíquico.

 

“A unidade do CAPS INFANTIL de Serra Talhada será dotada de excelente estrutura física onde cada detalhe foi projetado para receber crianças portadoras de qualquer distúrbio, seja autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais”, esclarece a Dra. Márcia.

 

O CAPS INFANTIL funcionará na Rua Irineu Alves de Magalhães, 1431, no bairro da AABB e terá expediente de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas com atendimento e acompanhamento psicológico e terapêutico.

 

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já possui o CAPS TRANSTORNOS e CAPS – AD (Álcool e Drogas) e vem sendo referência nos serviços prestados por estas unidades, agora, anuncia a expansão dos serviços para comunidade com a instalação do CAPS INFANTIL.

“Nossa luta é para levarmos para toda população toda assistência possível. Além do CAPS INFANTIL, vamos começar, logo em breve a entregar novas Unidades de Saúde, perseguindo nossa meta de oferecer mais saúde para nossa população”, declarou o prefeito Luciano Duque.

SMS inicia a “Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Verminose em Escolares”

Começou nesta segunda-feira (15) e vai até o próximo dia 30 de setembro a “Campanha Nacional de Hanseniase e Verminose em Escolares”, nas escolas muncipais cbertas pela Estratégia de Saúde da Família e Programa “Saúdfe nas Escolas”.

 

A finalidade é detectar precocemente casos de hanseníase e tratar as verminoses em crianças com idade entre 5 e 14 anos.

 

As equipes de Saúde da Família visitarão as principais escolas municipais, para tanto elaborou um cronograma que já foi distribuído com os estabelecimentos de ensino.

 

Segue abaixo:

 

 

CRONOGRAMA CAMPANHA VERMINOSES E HANSENÍASE – 2014

 

08h as 9:30h 10h as 11:30 13:30 as 15h 15:30 as 17h
15/09/14 Escola Martin Luter King (AABB) Escola Municipal João Pereira dos Santos ( PROPAC) Escola Martin Luter King (AABB) Escola Municipal João Pereira dos Santos ( PROPAC)
16/09/14 Creche Anny Karoline   (COHAB)

Creche Sagrada Familia (MULTIRÃO)

Escola Nossa Senhora da Penha (COHAB) Escola Nossa Senhora da Penha (COHAB)
17/09/14 Escola Pequeno Mandacaru ( ALTO DO BOM JESUS) Escola Antonio Medeiros (BORBOREMA) Escola Pequeno Mandacaru ( ALTO DO BOM JESUS) Escola Antonio Medeiros (BORBOREMA)
18/09/14 Escola Vicente Inacio de Oliveira (MULTIRÃO)
19/09/14 Escola Vicente de Paula (CENTRO)
22/09/14 Escola São Pedro (CENTRO) Escola Maria José de Sá Ferraz (CAGEP) Escola São Pedro (CENTRO) Escola Maria José de Sá Ferraz (CAGEP)
23/09/14 Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves Escola José Rufino Alves (CAXIXOLA) Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves Escola José Rufino Alves (CAXIXOLA)
24/09/14 Escola Tabelião Antonio Alves de Sousa (MALHADA) Escola Batista Guilherme Carry (CENTRO) Escola Tabelião Antonio Alves de Sousa (MALHADA) Escola Batista Guilherme Carry (CENTRO)
25/09/14 Escola Antonio Firmindo ( VARZINHA) Escola Antonio Firmindo ( VARZINHA)
30/09/14 Entrega de relatório a IX Geres

 

  • Creche Imaculada Conceição não há Alunos na faixa etária da Campanha portanto não haverá nenhum evento no local.

 

PREFEITURA MANTÉM ESCOLINHA DE FUTEBOL PARA 150 ALUNOS

FUTEBOL5A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Esportes e Lazer, tem apostado na prática esportiva para levar cidadania a mais de 150 alunos de 08 a 17 anos de uma escolinha de futebol. Os treinamentos acontecem todos os sábados de 06:00 as 08:00 no Estádio Pereirão, sob o comando dos professores Carlos Alberto (Beto do Batukão) e Adeílson Barbosa (Licor).

Segundo os professores a prefeitura custeia a compra de material esportivo, assim como oferece o campo para treino e paga as despesas quando as equipes marcam jogos amistosos. Nenhuma criança ou adolescente inscrito paga absolutamente nada para ingressar na escolinha.

Nós pensamos em fazer os treinamentos aos sábados para complementar a educação desses jovens. Eles estudam de segunda a sexta e se ocupam nos sábados também com FUTEBOL2esporte, que além dos benefícios para a saúde é fonte de disciplina”, disse o professor Carlos Alberto.

FUTSAL

As atividades esportivas no entanto, não se resumem ao sábado, nos domingos tem treinamento da escolinha de futsal no Ginásio Egídio Torres de Carvalho. Alunos da escolinha de campo também participam das atividades. Os treinos acontecem aos domingos das 09:00 ás 11:30.

“Desde o início desta gestão que procuramos trabalhar envolvendo a população na prática esportiva, todas elas. Temos um foco especial nas crianças e nos adolescentes, como também nos idosos, ou seja, estamos imbuidos em formar cidadãos consciente dos benefícios dos esportes e também, no caso do pessoal da terceira idade, levando qualidade de vida para todos. Esta foi uma determinação pessoal do prefeito Luciano Duque que vimos cumprindo rigorosamente”, concluiu Vânia Melo, Secretária de Esportes e Lazer do Município.