Toma posse amanhã (27) o Conselho Municipal de Cultura

Em cerimônia que será realizada nesta quinta-feira (27), às 16 horas, no auditório de Centro Tecnológico de Pernambuco, será empossado o Conselho Municipal de Cultura.

O Conselho, faz parte do Sistema Municipal de Cultura que vem sendo implantado pela Secretaria de Cultura de Serra Talhada e, conforme informa o secretário Anildomá Willans “está em pleno avanço”.

Na visão da Secretaria, a partir daí é que se coloca os “desafios” para todos que lidam com cultura, sejam gestores, produtores culturais, pesquisadores da cultura, artistas a fim de que se estabeleçam diretrizes e metas na das políticas públicas de Cultura.

O Conselho é o primeiro grande passo nesta direção e através dele, o município norteará todas as suas políticas culturais, “com isso,os maiores beneficiados são os artistas e todos o que vivem o fazer cultural, na ponta está a população que poderá contar com um trabalho ordenado e capaz de preservar nossa cultura”, disse Anildomá ao mesmo tempo em que aproveita para convidar toda população para o evento desta quinta-feira.

A magia do “Natal dos Sonhos” chega nas creches de ST

Natal 2A primeira dama de Serra Talhada, Karina Rodrigues, foi conferir de perto a alegria das crianças que começaram nesta terça-feira (25) a receber seus presentes, oriundos da Campanha Natal dos Sonhos. Uma parceria entre poder executivo municipal e rede privada de ensino, que proporciona a centenas de crianças a alegria de viver o natal.

Na manhã desta terça-feira a alegria aconteceu na Creche São Vicente de Paula, adotada pelos alunos da Escola Natal 1Imaculada Conceição, as 60 crianças ganharam presentes e participaram das muitas brincadeiras.

O intuito é fazer com que cada um participe desta época mágica na vida do coleguinha, despertando desde cedo a fraternidade e solidariedade”, disse Karina Rodrigues.

Além da Creche São Vicente de Paula, a Escola Imaculada Conceição também adotou a Anne Caroline, onde outras 101 crianças terão a mesma Natal 3oportunidade e alegria. Ao todo quase 600 crianças, das cinco creches da cidade, serão atendidas dentro das comemorações.

A seguir as escolas participantes e a creches contempladas:

Escola Santa Isabel adotou a Creche Anita Vilarim, com 155 crianças adotadas

As Escolas Francisco Mendes e Imagem do progresso , adotaram a Creche São João Batista – IPSEP – com 181 crianças.

Escola Nova Geração, adotou a Creche Sagrada Família – Com 96 crianças

E a Escola Imaculada Conceição – adotou as Creches São Vicente de Paula, com 60 crianças e Creche Anne Caroline com 101 crianças.

O projeto do Governo Municipal, que tem como mentora a primeira dama, Karina Rodrigues, tem como objetivo principal encurtar as distâncias sociais, promover uma aproximação de mundos socialmente afastados, levando alunos da rede privada para dentro das creches, para participarem e conhecerem a realidade de todas as comunidades.

“Queremos formar cidadãos conscientes, conhecedores de todas as carências da sociedade e aptos a se debruarem sobre causas que tragam benefícios para toda população” declarou Karina que festejou com cada um o momento vivido. “Estamos repetindo uma experiência que vivemos o ano passado. Uma experiência que deu certo, por isso repetimos, e queremos que seja assim, que todos, principalmente nossas crianças, tenham um Natal feliz”, finalizou.

Duque prestigia “oficina” do Projeto Mulheres Seguras

Oficina 1O prefeito de Serra Talhada Luciano prestigiou, nesta terça-feira (25) a Oficina de Pactuação Metodológica promovida pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) juntamente com a Secretaria da Mulher de Serra Talhada (SEMU) no Auditório do Hotel São Cristóvão, justamente no dia Mundial da não violência contra a mulher. O encontro reuniu cidades de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Oficina 5Serra Talhada encabeça o grupo Pernambucano, que tem ainda: Calumbí, Salgueiro, Carnaíba e Tabira. Além deste, também foi selecionado pela CNM e União Europeia o bloco de cidades Potiguares, são elas: Santana do Matos, Caicó, Jucurutu, Florânia e Parelhas. Compareceram como convidados, os municípios Cearenses de Jardim, Crato, Pena Forte e Barbalha, que compuseram bloco eliminado na fase anterior.

Oficina 2Localizados na região Nordeste, estes municípios foram escolhidos por atenderem aos critérios estabelecidos pela CNM e União Européia e servirão de pilotos na execução do projeto “Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres” a nível nacional. As capacitações iniciadas na manhã desta terça-feira (25) estão previstas para serem concluídas em abril de 2016. O objetivo dos encontros é o intercambio entre os grupos e suas respectivas lideranças, como o propósito, principalmente de incitarem e apoiarem o desenvolvimento de novas políticas e programas de proteção e segurança das mulheres.

Embora não tenha aporte financeiro, o Prefeito reconheceu a importância da parceria: “Olha, políticas nem sempre representam recursos. Política é metodologia, é conhecimento, a forma de desenvolver uma atividade, que fortaleça as políticas voltadas para as mulheres, então ,serão tratados a questão da violência, da Educação, da Saúde, da juventude e fundamentalmente todas aquelas ações que possam fortalecer o convívio da mulher na sociedade para que evite a violência e que se promova a inserção no mercado de trabalho, aquilo que a gente sempre pregou, a igualdade de homens e mulheres, vai acontecer exatamente por que estas políticas e metodologias desenvolvidas pela CNM, juntamente com a União Europeia, que financia este investimento em Serra Talhada, vem se somar ao interesse de Serra Talhada e de toda uma região que está sedenta deste conhecimento, então não é o dinheiro e sim o conhecimento, por que conhecimento é a base do desenvolvimento e tenho certeza absoluta que a partir destas oficinas metodológicas nós vamos avançar muito na qualidade de vida das mulheres de Serra Talhada e de toda região”, enfatizou Luciano Duque.

Além da presença do Poder Executivo Municipal, também estiveram presentes o Ministério Público de Pernambuco (MPPE),com seu Núcleo de Atenção a Mulher, Conselho da Mulher e Sociedade Civil.

Márcia Paterno Jopperp, da equipe da CNM, informou que ficarão no município durante toda semana e manterá contato com todos os equipamentos que desenvolvem políticas em favor da Mulheres. “Esse é o início do nosso trabalho, conforme anunciamos anteriormente ( no dia 05 passado), quando estivemos aqui para formatar o projeto. Estas oficinas continuarão acontecendo até abril de 2016, quando está previsto a conclusão de todo esse processo”, disse ela

SMDS abre vagas para profissionais na área de laticínios

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Serra Talhada está disponibilizando duas vagas para tecnólogos ou profissionais com experiência na área de laticínios, para atuarem no Programa Pernambuco no Batente, na qualificação de famílias para produção de queijos, em Bernardo Vieira e Água Branca (Loanda).

 

É importante que o profissional detenha técnicas de fabricação de queijos diferenciados (tipo queijo condimentados e outros) para serem produzidos nestas comunidade.

 

“Temos que criar oportunidades, abrir mercados e por isso precisamos criar um diferencial, não basta fazer o queijo de coalho ou de manteiga, isso o pessoal do campo já sabe fazer, queremos levar a eles o conhecimento para fabricação de requeijão e queijos condimentados ou com outras texturas, para abrir um leque a mais e assim proporcionar uma melhoria na renda das famílias rurais”, declarou o secretário de Assistência Social, Josenildo André Barboza.

 

Segundo Sandro Rogério, coordenador de inclusão produtiva, o Programa Pernambuco no batente atua capacitando e qualificando as famílias e assim levando para elas uma melhor qualidade de vida.

 

“Atendemos atualmente 200 famílias no Programa, oferecemos a elas oficinas de Qualificação Social, sobre cidadania, cooperativismo, associativismo, segurança no Trabalho e igualdade de gêneros. Também oferecemos um modulo com aulas práticas e teóricas de Qualificação Profissional sobre bovino-cultura leiteira e Qualificação Produtiva, na fabricação de queijos”, disse Rogério.

 

Para as vagas que estão sendo disponibilizadas é necessário que o interessado tenha experiência para atuar como instrutor.

 

Os interessados podem enviar currículo diretamente pelo e-mail da Secretaria (desenvolvimentosocial@serratalhada.pe.gov.br, aos cuidados de Sandro Rogério, ou para o e-mail sandro.assistente.social@gmail.com, ou ainda, entregar presencialmente na sede da Secretaria, na Rua Comandante Superior (em frente ao posto Três Irmãos) das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

 

Os currículos devem serem entregues ou enviados a partir desta quarta-feira (26) até o próximo dia 06 de dezembro, currículos enviados após esta dada serão desconsiderados. No dia 10 de dezembro a secretaria anunciará os classificados para entrevistas em data a ser definida.

 

Café da manhã com “Pai Herbet” encerra mês da Consciência Negra

Herbet 1A Prefeitura de Serra Talhada, através da sua Diretoria de Igualdade Racial proporcionou na manhã desta segunda-feira (24) um Café da Manhã no Barracão do Babalorixá Pai Herbert , para marcar as atividades do mês alusivo a consciência negra.

Esta é uma pauta muito dura, esta da intolerância religiosa e sobre o racismo e Herbet 4complicada de se lidar. Sejam todos bem vindos, a casa é do Orixá, eu sou sacerdote, sou, portanto, o dono da terra, mas o dono desta casa é Oiá. Vamos pedir que nossa vida seja de paz” disse Pai Hebert. O líder questionou: “Que tipo de negro nós estamos lidando? O negro na pele, na pigmentação ou o negro geneticamente falando? E indagou: “Quem de nós não tem sangue negro?”

Herbet 5Aqui cultuamos a natureza, que é de fato o que cultuamos dentro do orixá. É a água, o fogo é o vento, é a terra, nada dessa estória de demonização, que é o demônio, que isso, que é aquilo, aqueles que pensam assim podem ser chamados de leigos de pai e de mãe, analfabetos e cegos”, criticou Pai Hebert.

Durante o café da manhã foi discutido a inegável influencia negra, a genética, as heranças deixadas pelos negros, na cultura, na culinária, no dialeto etc.

De acordo com Elis Lopes Garcia o “encerramento das comemorações do mês alusivo à consciência negra, não poderia escolher um lugar melhor, senão naquele que é sagrado para os negros, que é de religião de matriz Africana, para buscar axé, para que a gente possa fazer melhor no próximo”. Disse Elis, diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Meio Ambiente e Igualdade Racial.

O Governo Luciano Duque tem tido uma atenção especial para as causas das minorias, e assim, atrelou a Secretaria de Meio Ambiente todas as questões ligadas a Igualdade Racial e com isto já conseguiu identificar no município 17 comunidades de descendentes de quilombolas e o reconhecimento pelo Governo Federal de duas destas comunidades, o que garante para os quilombolas uma atenção especial, um olhar diferenciado que lhes trará mais assistência por parte dos órgãos governamentais.

Leishmaniose: Secretaria tranquiliza população e descarta surto

Devido aos boatos de um “surto de Leishmaniose”, a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada (SMS), adiantou-se para tranqüilizar a população informando que ser inverídica qualquer notícia de “surto”, “o que aconteceu é que detectamos um número realmente alto de cães infectados, no entanto já tomamos todas as providências e estamos trabalhando a questão”, informou o secretário adjunto, Aron Lourenço, segundo ele, alguns cães, oriundo da zona rural, mudaram-se para zona urbana já infectados e isso acabou sendo transmitido para outros cães.

 

“Também o avanço das construções urbanas em áreas rurais, com o crescimento de bairros como o Ipsep e AABB, criaram condições para o aparecimento do “mosquito palha” que em contato com animais infectados, transmitiram a doença, mas já fizemos todo levantamento e estamos atuando”, informa Aron.

 

O Núcleo de Vigilância, juntamente com o zoonose realizaram e ainda estão realizando testes rápidos para identificação de casos nos animais, depois de confirmado é realizado mais um teste, através do método ELISA, se confirmado a orientação é para o sacrifício do animal.

 

Recentemente foram sacrificados 31 animais, todos com o permissão do dono. O método para o sacrifício é acompanhado pela ONG animal Feliz e pelo proprietário e, conforme explica a equipe do Zoonose, de forma humanizada.

 

“Já vimos realizando levantamento desde o ano passado. Foi o alto índice de infecção nos cães de rua que nos chamou a atenção, aí então começamos a agir, mas não há nenhum motivo para alarme, tudo está sob controle”, tranqüilizou Aron que disse que ultimamente está existindo uma cobrança muito grande em busca de testes rápidos e aplicação de fumacê, “não ha necessidade disso, principalmente de testes em humanos, é preciso que o mesmo seja solicitado pelo médico e que a pessoa apresente sintomas que levem a isso”, explica. Os sintomas são:Febre persistentemente longa, anemia, indisposição e inflação no fígado.

 

“Não podemos pular etapas. Não adianta colocar fumaçê sem comprovação da existência do mosquito, é jogar veneno fora e expor pessoas, algumas as vezes alérgicas”, diz o secretário executivo, mesmo assim, informa que desde a última quinta-feira (20) este procedimento começou a ser feito e acrescenta: “repito, não a necessidade de alarme, não existe surto e temos tudo sobre controle. Trabalhamos obedecendo todos os critérios do Ministério da Saúde e, embora a Leishmaniose seja uma doença negligenciada em todo mundo, aqui em Serra Talhada não estamos negligenciando”, garante ele.

 

Nesta terça-feira, as 10 horas, o secretário adjunto e a secretária de Saúde de Serra Talhada, Dra. Márcia Conrado estarão na Rádio A Voz do Sertão e levarão mais informações para população.

Mais recursos para saúde

A Prefeitura de Serra Talhada, através da sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a aprovação das Unidades de Saúde do Município, inclusive do NASF pelo Pmaq (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica).

 

Serra Talhada possuía apenas 6 unidades que recebiam apoio do Programa, agora passará a ter aporte financeiro para 17 Unidades mais o NASF. São recursos liberados para compra de equipamentos e qualificação do pessoal, proporcionando melhoria nos serviços, bem como mais incentivo para profissionais e na estrutura das unidades.

 

O prefeito Luciano Duque comemora mais uma vitória na busca por recursos para serem investidos no município “é uma vitória também da equipe que busca trazer tais recursos que se traduzem em benefícios para população. Nossos esforços não param por aí, vamos continuar em busca de mais e mais”, declarou o Prefeito.

DELEGACIA DA RECEITA MUNICIPAL FAZ MUTIRÃO PARA ATENDER CONTRIBUINTES

Procurando dar mais oportunidade para que os contribuintes do município quitem seus débitos, a Delegacia da Receita Municipal” está, a partir deste sábado (22) amanhã, até o sábado (20 de dezembro), fazendo plantão para negociar débitos.

 

Segundo a delegada da Receita, Priscila Freire, o plantão funcionará todos os sábados das 9 as 12 horas, “e os contribuintes poderão negociarem seus débitos com direito aos descontos previsto no REFIS”, informou ela.

 

É mais uma oportunidade que o Governo municipal dá aos contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, basta se dirigir a sede da Prefeitura Municipal no setor de tributos.

 

“Sabemos que no corre-corre da semana não é fácil dispor de tempo para resolver algumas questões, por esse motivo resolvemos facilitar criando este mutirão nos sábados”, declarou Priscila.

Serra Talhada vai ter fábrica de máquinas alemã

O “Diário de Pernambuco” desta sexta-feira (21) trás em destaque noticia que enche de entusiasmo o Governo de Serra Talhada que, cansado de esperar pela instalação do “Distrito Industrial” anunciado pelo Estado ainda no Governo de Eduardo Campos, sem sair do papel, optou pela instalação do “Condomínio Industrial do Município”, para isso, adiantou-se e já enviou para Câmara o Projeto de Lei nº 24 que cria incentivos para que indústrias se instalem na Capital do Xaxado.

 

O “Diário de Pernambuco”, em uma matéria que trás no título “Serra terá fábrica de máquinas” anuncia a instalação da fábrica Alemã Hammertec, um aporte de 8 milhões de euros (R$ 25 milhões). A Hammertec fabrica máquinas voltadas para construção civil e chega a Serra Talhada através de uma parceria entre as empresas CMV Brasil e a pernambucana Fundações Especiais. O empreendimento tem a expectativa de iniciar a produção entre o final de 2015 e início de 2016.

 

“São novos tempos que se apresentam para Serra Talhada”, disse o Prefeito Luciano Duque, entusiasmado com a notícia.

 

Ainda segundo o “Diário de Pernambuco” a fábrica será construída em um terreno de 2,5 hectares, doados pela Prefeitura de Serra Talhada. Esta informação é confirmada pelo prefeito que disse que “estamos envidando esforços para fazer esta doação, afinal, é o desenvolvimento de Serra Talhada que está em jogo. Finalmente começamos a tornar realidade o sonho de todos os serratalhadenses, trazendo indústrias e criando assim mercado de trabalho para nossa gente”, disse Duque.

 

Segundo Erbet Casa Nova, diretor da Confiance Gestão Contábil e Negócios, que vem intermediando a instalação da fábrica em o município, “o modelo de negócio é desenvolver o Nordeste e trazer para região empresas que queiram implantar tecnologia de ponta”, afirma ele.

 

Na fábrica, serão produzidos dois equipamentos de cravação de estacas para construção de subsolo: martelos vibratórios – 70% mais silenciosos que outros sem tecnologia e usados para a fundação e contenção – e martelos hidráulicos, utilizados apenas para fundação.

 

O empreendimento irá gerar 60 empregos diretos e 100 indiretos. A idéia é que a mão de obra seja local. Para capacitar os profissionais, os empreendedores já firmaram parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e assinaram convênios com universidades e escolas técnicas. O diretor destaca ainda que alguns trabalhadores serão enviados para Alemanha para estender as instruções das atividades.

 

A empresa aguarda apenas a aprovação do pedido de incentivos fiscais que devem ser concedidos pelo Estado por meio do Prodepe.

“Cônego Torres” comemora o dia da consciência negra e Duque participa

Afro 1O Brasil celebrou nessa quinta-feira (20) o Dia Nacional da Consciência Negra e em Serra Talhada o Colégio Municipal Cônego Torres, escola de Tempo Integral, realizou grande programação em homenagem a data. Danças, dramatizações e outras formas de expressão foram utilizadas por alunos do educandário para mostrar a participação dos negros na construção da sociedade contemporânea.

Afro 4Todas as apresentações lembrava a necessidade de desconstruir o racismo na escola, discutindo toda a descendência. Inclusive a lei número 10.639/03 prevê a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

Afro 5A festa que aconteceu no pátio do Colégio reuniu professores e alunos, assim como autoridades importantes do município, uma delas o prefeito Luciano Duque que esteve acompanhado da Primeira Dama Karina Rodrigues e do Pequeno João Duque Neto, filho do Casal.

Não haverá avanço na sociedade enquanto preservarmos qualquer tipo de preconceito. É absolutamente natural e legitimo o reconhecimento desta raça que escreveu com suor e sangue capítulos importantes da nossa historia. Eles são o DNA da nossa nação” disse Duque.

Gestores e todo corpo docente do educandário, juntamente com os alunos, deram uma verdadeira aula contra o preconceito, em uma mostra que exemplifica os motivos pelo qual o colégio tem se destacado na educação do município e de toda região.