Serra Talhada recebe prêmio de “Prefeitura Amiga da Mulher”

IMG-20150331-WA0012IMG-20150331-WA0012O Prefeito Luciano Duque e a Secretaria da Mulher m Mônica Cabral, acabam de receber, no Palácio Joaquim Nabuco, o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.

A premiação tem como objetivo agraciar as prefeituras pernambucanas que desenvolvem políticas públicas promotora de igualdade de gênero. De acordo com o projeto, concorreram à premiação prefeituras que tenham mulheres ocupando cargos no primeiro escalão, e que executem ações em atendimento à saúde feminina, de enfrentamento à violência e na erradicação do analfabetismo, elevação da escolaridade e da qualificação profissional da mulher.

De acordo com a Secretária da Mulher, Mônica Cabral, o equipamento passou por um processo seletivo de preenchimento de questionário e comprovação de dados com relação a todas as ações da prefeitura municipal no tocante a políticas públicas específicas para as mulheres.

Na solenidade de entrega do prêmio, Mônica Cabral falou da emoção de receber o título e dedicou a todas as mulheres de Serra Talhada. “Estou muito feliz por representar as mulheres de Serra Talhada nesta solenidade, pois este prêmio é o resultado de uma luta antiga, e de uma luta conjunta, uma parceria harmoniosa entre governo e sociedade.”

Para o Prefeito Luciano Duque, a conquista deste prêmio é prova do “compromisso que temos com a promoção de políticas públicas para as mulheres. Criamos a Secretaria por entender da importância do papel da mulher na sociedade, e o nosso papel é realizar ações que fortaleçam ainda mais todo o trabalho que vem sendo desenvolvido. Essa premiação não é da Prefeitura e sim de todas as mulheres, que direta ou indiretamente, contribuíram para a conquista desse prêmio e que a cada dia fazem a diferença em todas as áreas da sociedade”.

Relação dos contemplados para o empreendimento Poço da Cruz IV

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial – SMDSI, informa a relação dos contemplados no sorteio do dia 31 de março do corrente ano, do Empreendimento Poço da Cruz IV com 500 unidades habitacionais.

Relação dos Contemplados

 

 

 

Prefeitura realiza sorteio de mais 500 casas. Veja lista dos contemplados

DSC08971Nesta manhã (31), a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Coordenação de Habitação Popular, realizou o sorteio de 500 Unidades Habitacionais do Empreendimento Poço da Cruz IV.

Durante o sorteio, dezenas de famílias emocionadas com a conquista da casa própria agradeceram a toda a equipe da prefeitura e fazendo planos de um futuro melhor, como é o caso da dona de casa Ana Maria, que abraçada ao marido e às filhas, disse que “agora nossa vida vai mudar. Agora posso dar mais conforto e um quarto de princesas como minhas filhas sempre sonharam. Um quarto todo rosa, com a branca de neve na porta do armário”.

DSC08862Na oportunidade, o Secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Josenildo Barbosa, alertou aos participantes obre a importância de manter seus cadastros no CadÚnico atualizados. “Faz parte do processo para aquisição das casas, estar com o cadastro atualizado, para que a documentação, que será analisada na Caixa Econômica, não seja diferente da realidade, impossibilitando o sorteado de conquistar a casa”. O secretário lembrou ainda, que “é necessário que vocês mantenham as prestações das casas em dia. O governo financia 80%, mas os outros 20% devem ser pagos por vocês”.

DSC08990Já o Prefeito Luciano Duque, aproveitou a oportunidade para elogiar a equipe da Secretaria, que “opera e dar as mão, trabalhando fortemente para que vocês possam ter suas casas” e informar aos presentes sobre o Residencial Vanete Almeida. “Já começamos a construir mais um condomínio residencial que vai contemplar mais 2 mil famílias. São mais duas mil famílias com um teto. Duas mil famílias com um lar. Estamos possibilitando que mais duas mil famílias tenham dignidade e possam dizer: “Essa Casa é Minha!””.

Confira a lista dos contemplados aqui!

Lista dos participantes do Empreendimento Poço da Cruz IV

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Coordenação de Habitação Popular, divulga a lista dos participantes do sorteio das 500 Unidades Habitacionais do Empreendimento Poço da Cruz IV, que aconteceu na manhã desta terça (31), no ginásio poliesportivo, Egídio Tôrres de Carvalho.

 

Confira o nome de quem participa aqui!

 

 

Prefeitura inaugura Centro de Referência de Atendimento à Mulher

IMG-20150330-WA0021A Prefeitura de Serra Talhada mostra que tem compromisso com as mulheres do município, prova disso, é mais uma grande ação voltada para as serra-talhadenses com a inauguração do CRAM – Centro de Referência de Atendimento a Mulher, que aconteceu na IMG-20150330-WA0020manhã de hoje(30).
O CRAM é o espaço estratégico da Política Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e tem como principal objetivo dar orientação, acolhimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência.
O equipamento, que faz parte da secretaria da mulher, faz homenagem a Francisquinha Godoy,figura importante na luta das mulheres.
Para sua filha, Socorro Godoy, a homenagem é merecida e reflete a luta contínua das mulheres, que buscaram sempre estar à frente do seu tempo, parabenizando o olhar do prefeito e pedindo para “que as mulheres continuem buscando seu espaço”.
Durante seu discurso, a secretaria da mulher, Mônica Cabral, se emocionou ao lembrar e toda sua trajetória de luta pela igualdade de gênero e exaltou todas as mulheres, dizendo que “as conquistas de hoje, não são da prefeitura, mas de todas as mulheres serra-talhadenses, dos movimentos sociais, da zona rural, enfim, de todas as mulheres que fazem essa cidade”.
O prefeito Luciano Duque começou sua fala diferente, convidando todas as mulheres da equipe do CRAM e secretaria da mulher, parabenizando-as e explicitando sua enorme alegria com o crescimento da Secretaria.
“Serra Talhada é destaque no cuidado com as mulheres. Isso é resultado de um trabalho transversal de todas as secretarias, pois quando cuidamos da educação, da saúde, da assistência, do esporte, cuidamos dessa mulher pois estamos lhe proporcionando qualidade de vida, além dos cuidados específicos para as que precisam que a lei Maria da Penha seja efetivada em alguns casos”, Conclui o prefeito.
O Centro de Referência veio contribuir para a eliminação dos preconceitos, atitudes e padrões comportamentais na sociedade que perpetuam a violência contra as mulheres.

Prefeitura faz parceria para realizar atendimento jurídico a usuários de equipamentos

imageO Governo de Serra Talhada tem o mérito de continuar avançando na Assistência Social, tanto na estruturação e execução das políticas públicas quanto em parcerias que dão certo em prol da construção de uma sociedade solidária e cidadã, como a que se firma este mês de março com a Faculdade de Integração do Sertão – FIS com o Projeto Balcão de Direitos.

O Projeto tem como objetivo a prestação de assistência jurídica aos usuários e famílias atendidas pelos equipamentos da Assistência Social do Município de Serra Talhada com vistas à proteção legal.

Conforme Ana Paula Antunes Novaes Cavalcanti, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FIS, “este tipo de projeto é importante para a FIS por enriquecer a experiência dos estudantes de Direito e favorecer o desenvolvimento da função social da Instituição acadêmica”.
A operacionalização do Balcão de Diretos se dará nas próprias comunidades através dos Centros de Referencia da Assistência Social – CRAS, por meio de Orientação Jurídica, Informações e Encaminhamentos, em articulação com a Rede socioassistencial do Município.

Para o prof. Cícero Lopes, articulador do Projeto, “Esta parceria com a FIS tem uma importância significativa por somar esforços com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial na luta pela democratização de direitos junto à população em situação de risco e vulnerabilidade social. Nossa convicção é de que, trabalhando em rede, como um sistema de forças entrelaçadas e relacionadas entre si, asseguramos maiores resultados na prestação de serviços ao cidadão, sobretudo, quando se trata da implementação das políticas públicas no seio de sociedade com problemas complexos como a nossa”.

O projeto conta com a participação de professores e alunos da Faculdade de Integração do Sertão, bem como, de técnicos da Assistência Social. O primeiro CRAS que será atendido pelo Projeto será o do Bairro da Caxixola, se estendendo em seguida a todos os equipamentos da Proteção Social Básica de Serra Talhada.

Poço da Cruz III: Prefeitura sorteia endereços para novos moradores

DSC08295DSC08291 DSC08256DSC08232

Alegria e comoção foi o que pode ser observado no sorteio dos novos endereços das 195 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que aconteceu ontem a tarde, no ginásio poliesportivo Egídio Tôrres.

O sorteio é referente ao Poço da Cruz III. Para a dona de casa, Augústa Oliveira, essa casa veio em boa hora, “O dono da casa que moro já me pediu a casa. Não tenho para onde ir. Estou com 3 meses que não pago o aluguel de R$ 180,00. Agora esse dinheiro já vai ajudar na alimentação da gente”.

Na próxima terça (31), serão sorteadas mais 500 casas referentes ao Poço da Cruz IV. De acordo com o Prefeito Luciano Duque, o próximo empreendimento a ser sorteado será o Residencial Vanete Almeida, com mais 2000 casas.

“Nós temos um dos maiores programas habitacionais do Estado. Com a entrega dessas casas, vamos nos empenhar ainda mais para que as casas do Vanete Almeida sejam entregues a população tão logo estejam prontas. Nos preocupamos com nosso povo. Sabemos da necessidade de moradia, conforto e segurança, e é isso que estamos buscando a cada dia”, conclui o prefeito.

Secretaria faz convocação para contratação temporária

PUBLICAÇÃO 001divonaldo

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

 

Secretaria dá início às oficinas de formação artística

 

Curso desenhoA Secretaria de Cultura e Turismo está movimentando a população com os Cursos de Formação Artística do Movimento Cultura Viva. De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Anildomá Willans, “são diversas oficinas, disponibilizadas em locais, dias e horários diferentes para que todos tenham a oportunidade de receber gratuitamente conhecimento artístico de qualidade com artistas/facilitadores de nossa cidade”.

Ainda segundo o Secretário, na escola de artes está sendo oferecido os Cursos de Desenho e Pintura em tela. Já no Espaço do Centro Dramático acontece a Oficina de Canto/Coral, todas as Terças e Quintas, no turno da tarde e noite. Na Estação do Forró, estão acontecendo as Aulas de Percussão, também às terças e quintas, no horário da manhã e a tarde, e no Sábado, das 8 às 11horas, acontece o Curso de Artesanato em Pedra.

Curso PinturaPara o artista e professor, Aluízio Fernã, perceber o entusiasmo dos alunos, descobrir talentos e poder contribuir para o crescimento de cada um é o grande diferencial dessa ação cultural. “Fico besta com a vontade dos adolescentes e jovens diante do papel e do lápis ou da tela em branco, perceber o traço, a técnica e as obras criadas por eles é um estimulo para continuar aplicando meus conhecimentos e essa ação da SECULT/ST é super louvável, pois estimula e desperta novos talentos”.  

“Nosso foco é a formação de agentes culturais e artistas, movimentando nossas manifestações artísticas e ocupando o publico de todas as idades . Estamos empenhados em desenvolver um trabalho de formação consciente e cidadã, pois a arte e suas variantes têm esse viés: formar e informar, transformando a realidade dos bairros da Capital do Xaxado”, conclui Anildoma.

 

Prefeitura apoia caminhada pela PAZ em Serra Talhada

DSC08058

Jovens serra-talhadenses realizaram na manhã desta quita (26) uma caminhada pela paz. A atividade tem por objetivo, despertar o olhar da sociedade para onda de violência que vive Serra Talhada e fazer um apelo, em nome de toda população pela PAZ.

A caminhada deu início às 8h30, teve como ponto de concentração a Escola Cônego Tôrres, de onde saíram pelas principais ruas da cidade, dando gritos de ordem. Todos os participantes vestiram suas camisas brancas e cantavam hinos de paz e amor.

DSC08089A iniciativa partiu de diversos órgãos e entidades religiosas, como: igrejas católica, evangélicas, centro espírita, além das escolas Cônego Tôrres e Vicente Inácio, contaram com a presença das crianças da Casa da Cidadania, além de Vereadores, do Presidente da OAB, funcionários de empresas privadas, pais e mães de alunos e membros do governo.

O local escolhido para finalizar o evento foi a Praça da Côncha Acústica, onde crianças cantaram e aclamaram pela paz, como fizeram as alunas do 7 ano da Escola Cônego Tôrres cantando a música Paz Pela Paz, de Nando Cordel.

DSC08048“Nós estamos pedindo por mais tranquilidade e paz. Queremos poder sair de casa para brincar sem nossos pais ficarem preocupados. Queremos viver bem e ser feliz, pois é nosso direito”, disse Anny, aluna do Cônego Torres.

Na oportunidade, o presidente da OAB de Serra Talhada, Esteferson Nogueira, parabenizou a iniciativa. “Movimentos como esses enaltecem o sentimento de democracia e a solidariedade. Os jovens estão mais conscientes e vamos, todos juntos, caminhando e aclamando paz na nossa terra”.

DSC08151O Prefeito Luciano Duque falou sobre a importância dos jovens e professores trabalharem juntos pela paz e darem voz aos apelos da população. “Serra Talhada tem passado por momentos difíceis e vocês, jovens, estão mostrando que não concordam com essa violência. A sociedade clama por paz e diz NÃO a violência”. O evento terminou com alunos e membros das instituições representadas soltando uma pomba branca, símbolo da Paz.