Últimas Notícias

Caravana da Cidadania: Agora é a vez do Borborema

O Prefeito Luciano Duque reuniu todo o seu secretariado nesta última quarta-feira (30) para discutir a realização da próxima “Caravana da Cidadania” que vai acontecer no Bairro do Borborema no próximo dia 16.

Em verdade a “Caravana” tem sua culminância no dia 16 de agosto, as ações começam pra valer já a partir do dia 11. Durante toda uma semana, todas as secretarias do município estarão no bairro fazendo uma verdadeira radiografia e levando para população palestras, orientações de cidadania, serviços de urbanização e outros.

No o sábado (16), tendas estarão armadas com as diversas secretarias oferecendo serviços para população, entre eles serviços de beleza, corte de cabelo, fornecimento de documentos, como carteira de trabalho e de identidade, apresentações culturais, vídeos educativos, numa verdadeira festa de confraternização entre o Governo Municipal e a comunidade.

“É um momento de um encontro bem íntimo entre o governo e a população, e principalmente uma maneira de levantarmos todas as demandas do bairro, para providenciarmos as soluções. Este mesmo movimento foi feito na Cagep e os resultados foram extraordinários, pretendemos repetir a fórmula em outros bairros da cidade e até mesmo nos distritos”, declarou Luciano Duque.

Noite de festa e comemoração marca os 17 anos da APAE ST

APAE 4A casa de recepções Marias recebeu na noite desta quinta-feira (30) os Apaeanos de Serra Talhada. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais reuniu a sociedade e personalidades importantes para comemorar e prestar contas dos trabalhos tocados nestes 17 anos de funcionamento. Anos de conquistas, histórias e muitos desafios.

O largo sorriso no rosto de cada um presente denunciava a alegria vivida naquele momento.

Temos trabalhado a troca de saberes. Só quem convive diariamente é que compreende a dimensão da nossa luta. Nesta oportunidade quero dizer a todos os presentes que em breve teremos a tão sonhada sede própria, uma conquista de todos nós”, disse Solange Cristina Pereira, presidente de da APAE em Serra Talhada.

APAE 5Na cerimônia teve apresentação musical, coral com alunos da instituição que entoou a música “o menino” do Rei Roberto Carlos, dramatização e o tradicional corte do bolo.

Entre os presentes destaque para o sócio fundador, João Duque, o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Josenildo André Barboza, Mônica Cabral da Secretaria da Mulher, a secretária de Esportes de Serra Talhada, Vânia Melo e diversas personalidades da política e comércio, assim como familiares dos alunos. O Prefeito Luciano Duque, devido a compromissos de sua agenda, ficou impossibilitado de participar do evento, mas, através da sua assessoria declarou todo o seu entusiasmo com os trabalhos desenvolvidos na APAE de Serra Talhada “um trabalho desenvolvido com muito amor e doação, e que leva carinho a pessoas tão especiais. Para Serra Talhada é um orgulho contar com o empenho desta instituição e para as famílias dos especiais, uma APAE 1bênção” , declarou.

Durante a cerimônia foi lembrado o trabalho desenvolvido pela Senhora Lucila Cavalcante Lima (in memoriam), primeira presidente da entidade e que durante 13 anos se dedicou aos trabalhos da casa.

O evento propôs a integração social das pessoas com deficiência, além de assegurar ações integradas que constam a todos os sujeitos beneficiários dos serviços oferecidos pela APAE.

A APAE de Serra Talhada conta no seu histórico destes 17 anos em atividades no Município, muita vitória e muita conquista, de pessoas abnegadas, que teem como meta principal a inclusão social de centenas de crianças, jovens em adultos considerados excepcionais e mas, o apoio as famílias, na busca constante da harmonia e do bem-estar de todos os envolvidos. Um trabalho digno de aplauso e que agora parte para sua mais nova fronteira de batalha: a construção da sede própria.

Atualmente a APAE funciona em um prédio alugado, e por isso mesmo sem as estruturas necessárias para atender as necessidadesAPAE 2 dos seus trabalhos, agora, depois de terem adquirido o terreno partem para construção da sua sede, dentro dos padrões necessários para atender aos excepcionais.

Sabemos que é mais uma luta Titânica, mas temos confiança em nossos forças e na participação da sociedade serratalhadense, que não vai nos faltar e juntos vamos poder oferecer mais conforto e qualidade de vida para os nossos associados”, finalizou Solange Cristina.

Ginástica na Prefeitura de ST

Numa iniciativa da Secretaria de Administração do Município, com a participação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a partir da próxima terça-feira (5) começa no prédio da Prefeitura Municipal um programa de Ginástica Laboral com os funcionários da sede do Governo.

 

A finalidade da prática da Ginástica Laboral é combater o stress, melhorar o bem-estar de todos no local de trabalho, tudo visando melhorar ainda mais a qualidade dos serviços públicos.

 

A ginástica será orientada por um profissional da Secretaria de Esportes e, conforme explica o secretário de administração, Renato Godoy, neste primeiro momento acontece apenas na sede do Governo no prédio da Prefeitura Municipal, “mas, até o final do ano queremos está com a ginástica laboral em todas as secretarias”, garante Renato..

 

As novidades no entanto não param por aí, a Secretaria de Administração já começa a preparar a “Semana de Valorização do Servidor Público”, que deverá acontecer em breve.

Olimpíada de língua portuguesa caminha para reta final

A Olimpíada de língua portuguesa, fase local, está caminhando para o seu desfecho. A competição que iniciou em abril tem o propósito de aprimorar a capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita e chega a sua 4ª edição este ano e envolve os gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Uma comissão já deu início ao processo de avaliação dos escritos. Os resultados deverão ser apresentados em meados de agosto.

 

A participação da Secretaria de Educação de Serra Talhada (SEST) em eventos que estimulem leitura, matemática e outras atividades pedagógicas tem sido uma constante na Secretaria.

 

No próximo dia 15 de agosto estará acontecendo em Serra Talhada o projeto Ler Bem – ASPA – Avaliação Sonora do Português Atual, com a participação de mais 11 municípios da região, neste evento que vai acontecer no hotel São Cristóvão a Capital do Xaxado vai participar com sua representante, a aluna Maryssa Gomes dos Santos, da Escola José Rufino Alves, na Caxixola.

APAE de Serra Talhada completa 17 anos

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Serra Talhada, completa amanhã (31), 17 anos de atividades na cidade, e em todo este tempo tem desenvolvido um trabalho social que atende 265 excepcionais associados. “Destes 150 estão em sala de aula onde procuramos passar para eles todos os ensinamentos possíveis, os demais são acompanhados através da inclusão em nossas atividades e em todas as políticas públicas que lhes são destinadas”, esclarece Solange Cristina Pereira, presidente da Associação.

Solange informa que a Associação é mantida através de parcerias e destaca a parceria com o Governo Municipal, responsável pelos recursos humanos. Atualmente 26 pessoas trabalham na APAE, sendo que destas, duas são voluntários. A presidente destaca também as parcerias com o Governo Estadual e Federal, também com a Celpe com o Serra da Sorte e uma Fundação Holandesa.

“Também recebemos o apoio de todo empresariado local que contribuem com a nossa manutenção, sem estas parcerias seria impossível desenvolvermos os trabalhos”, disse Solange.

A assistência da APAE aos excepcionais não limita-se apenas aos portadores de deficiência, ou especiais, como preferem chamar, ela estende-se aos familiares dos mesmos que são acompanhados rotineiramente, “inclusive buscamos promover intercâmbio destas famílias, para que as famílias que possuem especiais a mais tempo, divida suas experiências com as famílias que passam pela mesma situação a menos tempo”, explica Solange.

Com o ar de vitória por tudo que foi conseguido até agora, a APAE prepara sua festa de aniversário que acontecerá nesta quinta-feira (31) a partir das 19 horas no Maria’s Recepções, na Concha Acústica no centro da cidade, e na oportunidade, certamente será lançada a campanha para construção da sede própria da Associação. “Um sonho que está cada vez mais perto. Já temos o terreno, agora, com a ajuda da comunidade vamos construir”, finaliza Solange Cristina.

Mudanças no trânsito no binário do Alto da Conceição

Binário 2Começou nesta terça-feira (29) as mudanças no trânsito no binário da Rua Ademar Xavier e Silvino Cordeiro, no bairro do Alto da Conceição em Serra Talhada, as mudanças envolvem diversas outras ruas e bairros, como a Manoel Pereira Lins e o Bairro do IPSEP, um dos mais populosos da cidade.

Para o secretário de Serviços Públicos, Célio Antunes, as mudanças fazem parte de um projeto da Prefeitura de Serra Talhada de ordenamento do trânsito, “com a instalação deste binário vamos dar mais mobilidade ao trânsito naquele setor, que tem um grande fluxo de veículos, mas outros pontos já estão agendados para serem trabalhados, como o binário da Rua Joca Magalhães com a Rua Comandante Superior” informou Célio e adiantou que as mudanças não podem acontecer de repente, “caso contrário em vez de melhorarmos só iríamos piorar a situação do trânsito. No caso do centro comercial da cidade, só poderemos começar a agir quando finalizarmos a municipalização Binário 3com o Detran, mas, a situação que está, com certeza tem seus dias contatos, em breve começaremos a agir”, concluiu.

No bairro do Alto da Conceição mudanças radicais já estão funcionando e é bom que os motoristas comecem a observar mais atentamente.

Foram instalados três semáforos, um deles no cruzamento da Rua Manoel Pereira Lins com a Rua Silvino Cordeiro, logo após a Compesa, o outro, já na Silvino Cordeiro, no cruzamento com a Rua Francisco Olavo (esquina do Bar de Rivaldo) e mais um mais adiante, ainda na Rua Silvino Cordeiro no cruzamento com a Rua Maestro Edésio Alves. Os semáforos servirão para controlar e dar mais segurança aos motoristas e pedestres.

Binário 4

O novo traçado do trânsito naquela área ficou assim: quem faz o trajeto centro da cidade/BR 232, segue pela Rua Manoel Pereira Lins Até o Cruzamento da Rua Silvino Cordeiro (semáforo) pegando a esquerda e daí seguindo direto para BR 232 em mão única. Se o trajeto for do centro da cidade para o bairro do IPSEP pela Academia da Cidade, continua normal, seguindo pela Rua Manoel Pereira Lins, sendo que até a altura do semáforo é via única para quem vai, daí em diante se transforma em via de mão dupla.

Quem entra pela cidade, sentido BR 232/centro segue pela Rua Ademar Xavier, agora em mão única.

Quem saí da Academia da Cidade para o centro, deve seguir pela Rua Manoel Pereira Lins até o cruzamento da Rua Luiz de MeloBinário 6 Lima, aí pode entrar a direita ou esquerda. Outra saída do bairro ipsep em direção ao centro pode ser feita pela Rua Francisco Olavo de Andrada, em mão única, atingindo a Rua Ademar Xaxier até completar o percurso.

Todas estas mudanças já estão implantadas e estão sendo mantidos nos locais Agentes de Trânsito e guardas municipais para orientar toda população. Também já foram providenciados as pinturas de meio fio e faixa de pedestres (sinalização horizontal) e toda a sinalização vertical através de placas regulamentares.

Juntamente com a implantação do novo traçado do trânsito, a Prefeitura recuperou todos os canteiros da Avenida Ademar Xavier, desde o seu início até a altura da Rua Manoel Pereira Lins (frente da Compesa) e conforme anunciou o secretário Célio Antunes, todo este conjunto de obras deverá está sendo Binário 5inaugurado oficialmente pelo prefeito Luciano Duque nos próximos dias, dependendo apenas de agendamento de datas, inclusive com os parceiros do Governo Estadual.

PRÓXIMA ETAPA

 

Findo esta primeira etapa, o secretário de Serviços Públicos anunciou que já na próxima semana iniciará o recapeamento asfáltico de todo entorno da Praça Manoel Pereira Lins, que foi danificado pelas obras da Compesa, mas que o Governo Municipal, depois de entendimento com a Companhia, cuidará da recuperação da via pública. Na pauta do Governo, informa Célio Antunes, está a revitalização da parte interna da praça, assim como já aconteceu em outras na cidade, como a Praça Lampião e Concha Acústica.

A Luta contra as hepatites virais ganha as ruas

Hepatite 5Uma doença silenciosa, perigosa, que atinge percentuais alarmantes de vítimas fatais: assim são as hepatites dos tipos a, b e c. Encarando como um inimigo potencialmente perigoso por seus sintomas comumente passarem despercebidos, foi que a Secretaria de Saúde do Município de Serra Talhada (SMS), realizou na manhã desta terça-feira (29) uma caminhada alertando a população sobre os riscos e fazendo uma convocação para a realização do teste.

O dia mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foi comemorado ontem (28), a campanha em Serra Talhada no entanto, acontece desde o último dia 27 e culminou hoje com a caminhada pelas principais ruas da cidade até a Praça Sérgio Magalhães, no centro, com a participação do prefeito Luciano Duque, Hepatite 2vereadores, secretários municipais, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e centenas de populares.

O movimento saiu da frente ao Colégio Cônego Torres, dirigindo-se à Praça Dr. Sérgio Magalhães onde a SMS distribuiu gel lubrificante, preservativos, fez orientações e testes de hepatites.

Estamos felizes pelo sucesso que a campanha atingiu no nosso município. As hepatites são silenciosas e podem levar dez anos ou mais para apresentarem os sintomas, quando pode ser tarde demais. Por isso é que entendemos que as pessoas precisam realizar o teste e diagnosticarem cedo, assim poderemos diminuir a mortalidade. Precisamos também agradecer a participação do CTA-SAE dos CAPS AD e transtornos que vieram também para esta caminhada”, disse Aron Lourenço, coordenador do núcleo de vigilância em saúde e secretário executivo de saúde no município.

Hepatite 1Agradecemos ao Dr. Luiz Aureliano pelo serviço prestado, pela colaboração com o governo e com a saúde pública municipal, mas, além disso, compreendemos que este é um projeto coletivo, temos uma equipe comprometida. Hoje asseguro que Serra Talhada vive momento muito favorável na saúde e nós estamos buscando melhorar cada vez mais. Buscaremos os mecanismos que nos ajudem a melhorar a vida dos serra-talhadenses”, prometeu o prefeito Luciano Duque.

Depois de oferecer gratuitamente 2.400 diagnósticos, entre testes e “retestes”, a Secretaria espera agora disponibilizar o exame e as vacinas na rede primária de atendimento, levando as ações de saúde cada vez mais próximo do cidadão.

Colégio Cônego Torres faz bonito nos jogos escolares

Fusal 3O Colégio Cônego Torres voltou ao topo depois de algum tempo sem conquistas. Neste ano os alunos do colégio levaram as equipe de futsal e atletismo mirim a vencer os Jogos Escolares, fase regional, realizados em Afogados da Ingazeira.

Além do futebol de salão, dois alunos da equipe de atletismo representarão Serra Talhada na fase Estadual em Caruaru, prevista para acontecer entre 10 e 16 de Agosto. Eles competirão no chamado combinado, uma espécie de pentatlo com competições de tiro curto, arremesso de peso, arremesso de dardo, salto em altura, salto em distância e corrida de 800 metros.

Toda a escola está comemorado esta conquista, mas os meninos já estão focados na disputa estadual. Este é o resultado do trabalho que desenvolvemos aqui”, disse o Professor Joaquim, treinador da equipe de futsal.

Fusal 4A conquista dos alunos do “Cônego Torres”, animou toda equipe da SEST (Secretaria de Educação de Serra Talhada), para o secretário Edmar Júnior, esta é mais uma prova do bom trabalho que vem sendo desenvolvido na escola, “alunos com alta estima elevada, com certeza se sobressaem em todas as áreas, seja nas disciplinas de sala de aula, seja nos esportes, como podemos ver”, declarou ele.

O Colégio Municipal Cônego Torres é uma escola municipal de ensino em tempo integral, foi a primeira implantada no município neste sistema e a primeira em todo interior de Pernambuco, o modelo adotado tem apresentado resultados satisfatórios, tanto que a atual gestão, já este ano, implantou mais duas escolas em tempo integral, uma no bairro do Mutirão e outra na zona rural, no Distrito de Loanda e os resultados estão surpreendendo.

Serra Talhada busca atrair investidores chineses

foto 1Nesta segunda-feira (28) o Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque esteve em reunião com representantes de empresários chineses que pretendem se instalar no Brasil, mais precisamente em Pernambuco e, a Capital do Xaxado tem estado na mira destes empresários.

O primeiro contato aconteceu quando do seminário sobre a Zona Franca do Semiárido que aconteceu na cidade no último dia 8, na oportunidade o prefeito foi apresentado, pelo empresário Giovani Andrada, ao representante do grupo Chinês e na oportunidade agendou a reunião que aconteceu nesta segunda-feira.

Segundo o Prefeito Luciano Duque, a reunião aconteceu na sede da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) no Recife, e nela, mais uma vez os representantes chineses demonstrarão a intenção de estreitar um intercâmbio comercial, cultural e sócio-econômico com o Brasil.

Para Luciano Duque o desejo dos empresários chineses encontra eco nos desejos de Serra Talhada, de criar um parque industrial, e garantiu que se empenhará nesta empreitada.

“São cerca de 40 indústrias que poderão aportar na cidade, fazendo uma verdadeira revolução em toda região. Não existe nada definido, estamos negociando. É necessário que façamos nosso dever de casa, ou seja, vamos apresentar todo um estudo, apresentar incentivos, estaduais e municipais e mostrar todas as nossa potencialidades, aí então de posse deste estudo eles (os chineses), tomaram sua decisão”, informou Luciano.

Serra Talhada já foi visitada pelos representantes do Grupo Chinês e parte na frente, tanto no oferecimento de mão de obra para atender a demanda das indústrias e montadoras que pretendem instalar no município como em localização geográfica. Com boa logística o município oferece vantagem para escoamento dos produtos.

A Prefeitura de Serra Talhada está empenhada em atrair tais investimentos, dentro da visão do prefeito Luciano Duque de promover o desenvolvimento e melhoria de renda para população.

“Pela pressa dos investidores, acreditamos que se tivermos sucesso em todas as etapas de negociações, já em 2015 poderemos está assistindo a chegada destas indústrias”, finalizou Duque com entusiasmo.

Capacitações continuam chegando na Zona Rural

O Governo de Serra Talhada continua levando capacitação para população da Zona Rural e agora, a chega na comunidade do “Herculano”, no Distrito de Água Branca formando uma turma de 26 pessoas para serem capacitados para Cadeia Produtiva do Leite.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a capacitação chega através da parceria do Governo Municipal e o Governo do Estado, dentro do programa “Pernambuco no Batente”.

 

“Mais de 150 jovens e adultos estão sendo capacitados, em diversas áreas da economia rural. Já tínhamos duas turmas funcionando na Cadeia Produtiva do Leite, agora mais 26 alunos se apresentam na comunidade do Herculano para se capacitarem. Ficamos felizes, queremos levar conhecimento e capacitações que melhorem a qualidade de vida da população rural. A busca pelo cursos que vimos oferecendo, de certa forma surpreende e nos anima, pois nos dar a certeza que estas pessoas vão continuar produzindo em suas terras”, disse Josenildo André, secretário de Desenvolvimento Social.

O Prefeito Luciano Duque, que não esconde o seu olhar diferenciado para as famílias do campo, se disse muito satisfeito e, garante que “temos orientado e procurado direcionar nossos esforços para zona rural, sem esquecer a zona urbana, é claro, mas nos preocupamos com aqueles que mais precisam, que sempre estiveram à margem das ações. É determinação do nosso Governo buscar capacitações e outros programas que beneficiem estas populações”, declarou Duque.